Bolsonaro vai ao Chile para discutir criação do Prosul com outros líderes

O presidente, Jair Bolsonaro, viaja nesta quinta-feira (21) ao Chile para participar do encontro com chefes de Estados sul-americanos para a criação do Prosul, um novo fórum de desenvolvimento.

A viagem é mais uma da agenda do presidente que no início da semana esteve nos Estados Unidos, onde se reuniu com o presidente norte-americano, Donald Trump. Na última quarta-feira (20), Bolsonaro se reuniu com os comandantes das Forças Armadas para tratar da reforma previdenciária do setor.

Saiba mais: Reforma da Previdência dos militares: veja todos os detalhes

Saiba mais: Jair Bolsonaro nos EUA: confira os principais acontecimentos

Prosul

O Prosul foi idealizado pelo presidente chileno Sebastián Piñera. No entanto, o novo órgão substituiria a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), criada em 2008.

Por conta dos Estados serem chefiados quase que majoritariamente por líderes de perfil conservados, o Prosul aumentaria o isolamento ao governo venezuelano de Nicolás Maduro.

Encontro dos líderes

O encontro da cúpula deverá acontecer na próxima sexta-feira (22). De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rego de Barros, o objetivo dos líderes em criar o Prosul é criar um novo órgão para coordenação, cooperação e integração regional. Uma organização que seja “livre de ideologias, aberto a todos e 100% comprometido com a democracia e os direitos humanos”.

Segundo o porta-voz, estarão presentes na reunião os líderes:

  • Jair Bolsonaro (Presidente do Brasil);
  • Sebastián Piñera (Presidente do Chile);
  • Maurício Macri (Presidente da Argentina);
  • Mario Abdo Benítez (Presidente do Paraguai);
  • Martín Vizcarra (Presidente do Peru);
  • Iván Duque Márquez (Presidente da Colômbia);
  • Lenín Moreno (Presidente do Equador).

No último dia de sua visita ao Chile, sábado (23), Bolsonaro vai participar de um café da manhã com empresários e uma reunião privada. Após isso, a reunião será ampliada com o presidente Sebastián Piñera, onde os presidentes de Brasil e Chile farão uma declaração juntos à imprensa.

Comitiva para o Chile

Além de Bolsonaro, deverão ir ao Chile os ministros:

  • Ernesto Araújo – Relações Exteriores;
  • Augusto Heleno – Gabinete de Segurança Institucional;
  • Wagner Rosário – Controladoria-Geral da União.

Além disso, outros dois parlamentares do PSL, partido do presidente, deverão se unir a comitiva. Entre eles, Eduardo Bolsonaro, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e filho de Jair Bolsonaro. Além disso, o deputado Hélio Lopes, também foi convidado a acompanhar o comitiva.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião