Acesso Rápido

    USMCA: conheça o novo acordo comercial entre EUA, México e Canadá

    USMCA: conheça o novo acordo comercial entre EUA, México e Canadá
    usmca

    Em novembro de 2018 aconteceu a cúpula do G20, em Buenos Aires. Nesse evento, Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou uma importante medida econômica internacional: a oficialização do USMCA.

    USMCA é uma revisão do NAFTA e prevê estimular o comércio em uma zona altamente lucrativa que inclui EUA, México e Canadá.

    O que é o USMCA?

    usmca

    USMCA é a sigla em inglês para Acordo Estados Unidos-México-Canadá. Trata-se de um acordo comercial  entre EUAMéxico e Canadá para substituir o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).

    Criado em 2018, o USMCA foi fechado após várias rodadas de negociação entre os líderes dessas nações. Ele foi assinado, respectivamente, pelos os presidentes Donald Trump e Enrique Peña Nieto, e o primeiro-ministro Justin Trudeau.

    Como o USMCA substituirá o NAFTA?

    Este acordo comercial pretende incentivar uma zona de livre comércio entre EUA, México e Canadá. O comércio movimentado dentro dessa zona está avaliado em cerca de 1,2 trilhão.

    O acordo é considerado um NAFTA 2.0, uma nova versão do antigo acordo. O NAFTA se encontrava em vigor desde 1994, abarcando estes mesmos países.

    Desta forma, os países envolvidos, representados por Donald Trump, Enrique Peña Nieto e Justin Trudeau, concordaram em determinar novas regras em relação ao comércio mútuo.

    A concordância se deu após um ano e meio de intensas negociações. Ela foi selada no dia do prazo final estabelecido que era 30 de novembro de 2018.

    O presidente Donald Trump declarou, no encontro do G20, que o acordo traria prosperidade e inovação para as nações envolvidas. Assim, modificaria o cenário comercial atual.

    Principais pontos do USMCA

    O Acordo Estados Unidos-México-Canadá foi a primeira grande atualização do NAFTA após 25 anos. Assim, o novo acordo continua mantendo, em sua maior parte, diversas semelhanças com o acordo antigo.

    Porém, existem importantes diferenças entre o NAFTA e o USMCA. Algumas delas são:

    1. Cláusula de revisão. O acordo expira em 16 anos e deve ser revisto a cada 6 anos, podendo ou não ser prorrogado;
    2. Acesso a outros produtos agrícolas. O Canadá vai dar aos EUA maior acesso a seus mercados de frangos, perus e ovos; Por outro lado, o México concordou em permitir a importação de certos queijos americanos;
    3. Ofertas paralelas. Os EUA chegaram a acordos paralelos com o México e o Canadá, que protegem esses dois países contra tarifas de automóveis e autopeças importados;
    4. Compromisso de não mexer nos níveis de moeda. Esse é um um pacto para “alcançar e manter um regime cambial determinado pelo mercado”. Assim, esse regime pode ser um modelo para futuros acordos com países que são mais ativos nos mercados de câmbio;
    5. Maior proteção para propriedade intelectual. O acordo aumenta o período de direitos autorais no Canadá para 70 anos após a morte do criador, em comparação aos 50 anos, alinhando o país com os EUA;
    6. Aumento da quantidade de um bem com que uma pessoa pode atravessar a fronteira sem se submeter a obrigações.

    Apesar de ter sido assinado pelos três líderes, o novo acordo precisa ainda ser aprovado pela legislação de cada país para entrar em vigor.

    O USMCA é um importante acordo que acaba influenciando não só o comércio entre os seus países membros, mas toda a economia mundial. Para entender como analisar e entender o cenário internacional para investir, baixe gratuitamente o nosso e-book “Investindo no Exterior”.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *