Acesso Rápido

    Subsídios: o que é? Quais são os efeitos desse incentivo econômico?

    Subsídios: o que é? Quais são os efeitos desse incentivo econômico?

    Subsídios são recursos que muitos governos usam para incentivar setores da economia e contornar demais dificuldades que certos mercados podem enfrentar.

    Os subsídios podem ser oferecidos por entidades, empresas e pelo governo, mas é preciso tomar cuidado para não gerar um oligopólio em determinado setor.

    O que são subsídios?

    Os subsídios são incentivos fiscais ou até mesmo um auxílio financeiro para promover o desenvolvimento de uma atividade que seja interessante economicamente para a sociedade. Por exemplo, a redução dos impostos para atrair empresas que podem empregar um número grande de trabalhadores.

    Uma vez que um governo ofereça subsídios para alguma empresa ou atividade, tal ação acaba contribuindo para o desenvolvimento econômico dela. Logo, para as empresas atuam nesse setor, existem uma série de vantagens com os incentivos econômicos oferecidos.

    Além disso, os incentivos fiscais podem ser auxílios financeiros do governo para empresas, entidades ou pessoas em dificuldades financeiras.

    Neste casos, existem, os subsídios agrícolas, por exemplo. Nestes casos, a ideia é desenvolver o setor em relação a determinado produto ou região. Normalmente, esses incentivos fiscais servem diminuir o preço final para os consumidores.

    Além de servirem como forma de desenvolver um tipo de economia, os incentivos fiscais podem estar inseridos em programas sociais.

    Por exemplo, há incentivos fiscais que servem para promover a habitação social para  segmentos específicos da população, como ocorre por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

    Portanto, é preciso saber o que é subsídios, como funcionam e como é possível consegui-los.

    Quais são os tipos de subsídios no Brasil?

    subsídios

    Os incentivos fiscais podem ser na redução da carga tributária para empresas. Mas há outros tipos de incentivos fiscais que o governo pode oferecer.

    Há tipos de subsídios que podem vir em forma de descontos. Por exemplo, programas de habitação costumam oferecer financiamento de imóveis com redução nas taxas. Isto é, redução dos impostos e nas taxas de juros do financiamento.

    Bancos públicos também podem oferecer empréstimos subsidiados para empresas de determinadas setores ou categorias.

    Mas o governo de um estado pode oferecer descontos e isenções em impostos para atrair uma determinada empresa.

    Um dos exemplos que acontece em vários estados é a redução ou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

    A prefeitura de uma cidade também pode oferecer subsídios para uma determinada empresa ou atividade.

    Há prefeituras que dão descontos ou isenções no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto Sobre Serviço (ISS). Abaixo, será possível ver exemplos de subsídios.

    O que é subsídio do diesel?

    O governo federal ofereceu o subsídio do díesel aos produtores e importadores desse óleo, além de zerar a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, o CIDE.

    Essa política de subsídios ocorreu para beneficiar os caminhoneiros em meio aos protestos que essa classe de profissionais vêm fazendo nos últimos anos.

    O que é subsídio agrícola?

    Subsídio agrícola é um tipo de ajuda aos produtores agrícolas concedida pelo Estado. Seu objetivo é diminuir o preço final de produtos, fazendo com que eles possam competir  no cenário internacional.

    Esses subsídios podem ser juros mais baixos para fazer empréstimos, barreiras para produtos vindos do exterior, redução de impostos, financiamentos vantajosos, e outras formas de crédito rural.

    O que é subsídio imobiliário?

    Por fim, o subsídio imobiliário, também conhecido como subsídio habitacional, é um valor dado pelo Governo Federal para famílias de baixa renda conseguirem financiar um imóvel.

    Assim, é possível que essas famílias reduzam as suas parcelas de financiamento imobiliário, o que permite que eles consigam realizar o sonho de adquirir a casa própria.

    Como conseguir um subsídio do governo?

    De fato, fica claro que essa medida, na maioria das vezes, serve para atrair empresas para uma região e desenvolver certa atividade econômica.

    Os subsídios podem ser oferecidos das seguintes maneiras no Brasil:

    • Leis federais, estaduais ou municipais;
    • Decretos;
    • Medidas provisórias;

    Com a concessão de subsídios, as empresas deixam de pagar impostos ou uma parte da carga tributária e podem investir este recurso em novos investimentos.

    Além disso, dependendo do tipo de subsídio e de sua fonte (governo federal, estadual ou municipal), o valor subsidiado pode variar.

    No entanto, os subsídios fiscais também podem desregular o mercado, causando distorções na competição. Seu uso mal planejado pode ter como consequência a formação de um oligopólio.

    Por isso, os subsídios precisam ser embasados em um desenvolvimento econômico coletivo. Isso porque com as isenções e descontos também se reduz a carga tributária, portanto, a arrecadação do governo.

    Foi possível saber mais sobre subsídios com esse artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE SUBSÍDIOS
    O que é subsídio?

    Os subsídios são incentivos fiscais ou econômicos que visam promover o desenvolvimento de uma atividade no país.

    O que são subsídios imobiliários?

    Os subsídio imobiliário ou habitacional, é um valor dado pelo Governo Federal para que as famílias de baixa renda consigam financiar um imóvel.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    5 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Larissa Dias 25 de maio de 2020

      Ótimo artigo! Consegui perfeitamente o assunto.

      Responder
    • Elaidson Santana 12 de janeiro de 2021

      Excelente explicação, clara e objetiva. Obrigado pelo conteúdo.

      Responder
      • Suno Research 13 de janeiro de 2021

        Olá, Elaidson! Tudo certo?
        Que bom que gostou, ficamos felizes em ajudar. Muito obrigado!
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Rafaela 14 de janeiro de 2021

      excelente explicação!

      Responder
      • Suno Research 15 de janeiro de 2021

        Olá, Rafaela! Tudo certo?
        Obrigado!
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder