Portabilidade Bancária: saiba como transferir a conta para outro banco

Uma pessoa com uma boa educação financeira deve buscar por instituições financeiras que lhe ofereçam as maiores vantagens e os melhores serviços. E graças a alternativas como a portabilidade bancária, se torna ainda mais fácil migrar para elas.

A portabilidade bancária acirra a competição entre as instituições, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos com um principal beneficiário: o investidor.

O que é a portabilidade bancária?

A portabilidade bancária é a possibilidade de o cliente migrar de um banco para outro em busca de maiores vantagens. Entre elas podemos citar:

  • Melhores taxas de juros para empréstimo
  • Menores custos de manutenção de contas
  • Mais benefícios
  • Menores taxas de corretagem.

Neste tipo de portabilidade o cliente pode solicitar tanto a transferência de operações de crédito quanto as relativas a salários, proventos e aposentadorias.

CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS

Como funciona a portabilidade bancária?

A portabilidade bancária funciona por meio de uma transação automática e programada de valores de um banco para o outro.

Para solicitar a portabilidade bancária, o cliente deve buscar um banco que seja de seu interesse e que lhe traga benefícios superiores ao banco atual. A partir disso, ele pede junto ao banco de destino da sua conta para que a transferência seja feita.

Logo após, o processo será realizado exclusivamente entre as duas instituições. Sendo assim, não haverá mais a intermediação do cliente.

Nesse processo, é proibida a cobrança de tarifas relacionadas ao ato da troca de banco. Contudo, a instituição de destino poderá cobrar outras tarifas que não estejam diretamente relacionadas, como a emissão de cartão de crédito, por exemplo.

Tem taxa para fazer portabilidade bancária?

Se você está pensando em trocar de banco, mas tem dúvidas se será necessário pagar alguma taxa para realizar a portabilidade bancária, saiba que a resposta é não. A portabilidade bancária é um direito do consumidor garantido por lei e não pode ser cobrada.

A portabilidade bancária é um processo em que o cliente transfere sua conta corrente ou empréstimo de um banco para outro, mantendo as mesmas condições e serviços contratados. Isso significa que, ao realizar a portabilidade, o cliente não deve ser prejudicado em relação às tarifas, juros e demais condições acordadas anteriormente.

O Banco Central do Brasil regulamenta a portabilidade bancária e estabelece regras para garantir a segurança e a transparência do processo. Segundo as normas, o banco receptor deve assumir todas as despesas e responsabilidades referentes à transferência, incluindo a realização de eventuais pagamentos de tarifas para o banco emissor.

Quanto tempo leva para trocar de banco?

A portabilidade de salário é um processo simples e rápido. Ela deve ocorrer no prazo máximo de cinco dias úteis contados do pedido de transferência. Além disso, o cliente continuará recebendo seu salário no mesmo dia de sempre.

Já na portabilidade de crédito o processo é um pouco mais longo e burocrático. Isso porque o banco no qual você contraiu a dívida deve fornecer o saldo para a quitação em até 15 dias.

A partir da proposta de transferência de crédito, o banco terá até cinco dias úteis para fazer uma contraproposta para o cliente. Nesse período o cliente fica sujeito a contraproposta do banco de origem e pode desistir do processo de migração bancária. Após os 5 dias úteis, a portabilidade é efetivada normalmente.

Tipos de Portabilidade Bancária

Existem no Brasil basicamente três tipos de portabilidade bancária que toda pessoa pode solicitar junto a uma instituição financeira, sendo portabilidade de:

  • Salário;
  • Crédito;
  • Conta corrente.

Portabilidade de salário

A portabilidade de salário permite ao trabalhador público ou privado escolher em qual banco receberá o seu salário.

Para isso, é preciso fazer a solicitação através de um documento escrito indo até à agência bancária ou então pela própria internet.

Nesse documento será preciso informar a nova conta onde o salário deverá ser depositado. Uma vez feito isso, o banco terá até 5 dias úteis para alterar os seus dados.

Quando o salário cair novamente na sua conta, ele será automaticamente transferido para a conta na qual você fez a indicação.

Portabilidade de crédito

A portabilidade de crédito possibilita que o cliente faça a transferência de operações de crédito e arrendamento mercantil de um banco para outro.

Para isso é necessário solicitar o número do contrato, o saldo devedor e o número de parcelas à instituição financeira onde o crédito foi contratado. Isso pode ser feito pedindo o extrato de evolução da dívida.

Com os dados em mãos, é preciso levá-los ao banco onde se pretende transferir o crédito, e se for aprovado, o banco no qual você possui empréstimos têm até 5 dias para oferecer uma contraproposta.

Caso você não aceite e queira realmente mudar de instituição, basta negar a nova proposta e automaticamente sua dívida é transferida para o banco indicado.

Portabilidade de conta corrente

A portabilidade de conta corrente consiste em levar os seus recursos e movimentação de um banco para o outro. Para isso, é preciso abrir uma nova conta.

Os documentos necessários para a abertura dependem de instituição para instituição, sendo que em alguns casos é possível fazer tudo online.

Assim que a nova conta estiver aberta no banco, basta fazer a transferência dos recursos via TED, DOC ou PIX. E se tiver algum empréstimo com a instituição, é necessário fazer também a portabilidade de crédito.

Para que serve a portabilidade bancária

Para entender para que serve a portabilidade bancária, é preciso elencar os seus três principais benefícios:

  • Independência;
  • Economia;
  • Concorrência.

Independência

Primeiramente, a possibilidade de trocar de instituição financeira confere independência ao usuário do banco, fazendo com que ele tenha direito ao seu dinheiro independente de qual banco escolher.

Isso dá muito mais autonomia ao investidor para cuidar de seu dinheiro e gerir os seus investimentos e fazer uma melhor alocação de ativos, por exemplo.

Economia

Em segundo lugar, utilizar esse mecanismo permite que seja possível transferir o dinheiro do usuário sem precisar fazer inúmeros saques e transferências, o que resultaria em muitos gastos com taxas.

Além disso, a nova instituição financeira pode oferecer taxas mais atrativas, ou até mesmo não cobrar nada para que o usuário utilize suas funções.

Concorrência

A facilidade de trocar de instituição financeira dá mais concorrência aos entes do mercado financeiro, que vão buscar atender melhor aos seus clientes, evitando assim a criação de um monopólio.

Dessa forma, o mercado evolui como um todo, trazendo mais satisfação aos clientes e fazendo todo o setor crescer.

CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS

Como fazer portabilidade bancária?

Aprenda a fazer portabilidade de um banco para outro em 4 etapas:

  1. 1.

    Abra conta no banco que deseja

    O banco novo deverá ter vantagens para você
  2. 2.

    Transfira o saldo na conta que será desativada

    Qualquer dinheiro parado ou com liquidez pode ser feito de maneira mais fácil via transferência PIX
  3. 3.

    Cancele o débito automático na conta que será encerrada

    Vá em “configurações” no seu aplicativo ou internet banking e remova a função de débito automático
  4. 4.

    Encerre a conta que será substituída

    Siga o procedimento para encerramento da conta em questão e desfrute dos seus ativos em outra conta

Quais as vantagens em fazer portabilidade bancária?

A principal vantagem da portabilidade bancária é buscar taxas de juros mais competitivas quando se está fazendo a portabilidade de crédito.

Já no caso da portabilidade de conta corrente, ela é feita buscando uma conta com menores taxas, ou até mesmo com um pacote de serviços mais atraentes, sendo esse também o motivo pelo qual se faz a portabilidade de salário.

Sendo assim, é preciso avaliar todos os benefícios que o novo banco oferecerá para optar por trocar de instituição bancária por meio da portabilidade.

Novas regras da portabilidade bancária

Para entender como trocar de banco, saiba que a nova resolução nº 4.693/2018 do Banco Central determinou novas regras da portabilidade bancária, dando mais liberdade de escolha para o consumidor.

Isso se deve a possibilidade de o cliente não só escolher outro banco, como também qualquer outra instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central. Sendo assim, a transferência bancária ocorre também para fintechs e empresas de pagamentos.

A portabilidade bancária é uma alternativa para quem procura um banco com os melhores serviços financeiros.

O que o Banco Central do Brasil diz?

O Banco Central do Brasil regulamentou a atividade de portabilidade entre bancos através de diversas cartas-circulares e resoluções, sendo a mais recente a Resolução 5.004, de 2022.

Ao todo, são 12 documentos que explicitam como funcionam os diversos tipos de portabilidade e como devem ocorrer. Além disso, o próprio Bacen oferece respostas às perguntas mais frequentes sobre o assunto em seu website.

Sendo assim, é possível tirar as principais dúvidas sobre o processo de uma fonte confiável, evitando ter que pagar taxas desnecessárias.

Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento da portabilidade bancária? Comente abaixo para que possamos te ajudar!

Perguntas Frequentes sobre Portabilidade Bancária
O que é preciso para fazer portabilidade bancária?

Para fazer a portabilidade bancária é preciso apresentar alguns documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Entretanto, isso varia de banco para banco, sendo necessário ver com a sua instituição quais são os documentos exigidos para a mudança.

Como funciona o processo de portabilidade?

O processo de portabilidade consiste em migrar uma conta-corrente, salário ou um contrato de crédito de uma instituição para outra. Para isso é necessário apresentar os documentos pessoais e os dados da conta para a qual se pretende fazer a migração.

O que fazer se o banco recusar a portabilidade?

Caso o banco recuse a portabilidade de salário, você pode fazer o acionamento judicial por meio de um advogado. Até porque, o banco tem a obrigação por lei de aceitar a portabilidade de salário e crédito.

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    131 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Johnny Brandao 19 de agosto de 2019
      Depois que é feita a portabilidade de salario, o banco de origem ainda pode cobrar a tarifa bancaria? Eu solicitei de um banco para outro que não me cobra a tarifa e o de origem continua me cobrando. Será que é porque eu preciso fechar a conta corrente do banco original e só manter a conta salário?Responder
      • vitor 25 de novembro de 2021
        Bom dia! Tenho conta no banco A fiz portabilidade para o banco B. Posso encerrar a conta no A ?,Responder
      • Valéria de Souza Guilherme e Silva 11 de fevereiro de 2022
        Boa noite Seria possível me informar se o banco de origem após a portabilidade pode continuar cobrando taxa de manutenção da conta.Responder
    • francisco bispo farias filho 30 de agosto de 2019
      bom dia eu mim chamo francisco bispo farias filho eu estou precisando de fazer uma protabilidade do banco bradesco finaceira para outro banco e preciso eu ter a margem consignado a minha margem estar negativada eu gostaria de saber de vcs uma resposta comcretas oa brigadoResponder
      • Geraldo Pinto 20 de fevereiro de 2021
        Bom dia!! Gostaria de fazer a portabilidade, mas tenho algumas dúvidas, por exemplo: débito pendente no cartão de crédito, consórcio, seguro de vida, etc. como ficam essas questões, na hora de fazer a portabilidade? Obrigado!!Responder
    • Maryane 22 de abril de 2020
      Tenho conta corrente no Santander, onde recebo meu salário e eu estou pensando em fazer portabilidade para a Nubank, gostaria de saber, se ainda vai continuar cobrando as tarifas bancárias do Santander?Responder
      • Suno Research 22 de abril de 2020
        Olá Maryane. Caso você utilize algum serviço pago do banco que está realizando a portabilidade, então pagará por isso. No contrário, não. Além disso, caso sua conta no banco anterior não seja cancelada e você paga algum tipo de mensalidade, até o seu cancelamento essa mensalidade continuará sendo cobrada. Abraços.Responder
        • Flávia Tavares 19 de fevereiro de 2021
          Como faço a portabilidade do meu benéfico para outro banco sendo que quem me paga é o INSS e eu não sei qual CNPJ usar poderia me ajudar ?Responder
          • Suno Research 23 de fevereiro de 2021
            Olá, Flávia! Tudo bem? É possível solicitar a portabilidade do seu INSS pelo portal do governo "Meu INSS". Tudo online, basta se cadastrar. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
      • Cris 24 de agosto de 2020
        Eu fiz exatamente do Santader para o Nu e continuou cobrando...Responder
    • Telma Oliveira 22 de abril de 2020
      Bom dia! Se a pessoa faz uma portabilidade de um banco para outro, e o banco que você porta cobra seguro, quando o outro banco anterior não cobrava, e com isso sua dívida na portabilidade, quando deveria diminuir aumentou, há possibilidade de sair deste banco que você portou e fazer a portabilidade para outro banco?Responder
      • Thalita Ferreira 16 de junho de 2020
        Bom dia, a sim desde que o banco que você está obedenca as regras estabelecidas pelo Banco Central , dependendo de qual Banco você está existe a possibilidade de portar sim ! Espero ter ajudado ! Qualquer coisa pode me chamar e mail que ajudo você nas dúvidas [email protected]Responder
    • João Carlos 27 de abril de 2020
      Bom dia, estou tentando a portabilidade já à uns 3 ou 4 meses e não consigo, o app MEU INSS e o termo de opção que pedi a portabilidade dão a mensagem DIVERG/DADOS, e ninguém me resolve, mandei e-mail p/ ouvid do INSS e ouvid da União até agora nada. Que devo fazer? Ingressar na justiça? Grato.Responder
    • Daniel 15 de maio de 2020
      Depois que é feita a portabilidade de salario, o banco de origem ainda pode cobrar a tarifa bancaria?Responder
    • Allysson de Oliveira do Rosário 15 de junho de 2020
      Estou enfrentando alguns problemas de portabilidade com o Itau, passei a usar banco digital e solicitei a portabilidade. A empresa onde eu trabalho tinha um convênio com o ITAU que isenta os funcionários do pagamento da "Manutenção de conta" Após eu solicitar a portabilidade passou a ser cobrador 28,90 (TAR PACOTE ITAU) Entrei em contato com o RH da minha empresa, falaram que a cobrança era indevida pois eles depositavam meu salário no itau o qual fica responsável a repassar ao banco de minha escolha. Fui na agência, a atendente mudou a minha conta para "Essencial" e me deu um papel com valor que estava negativo, pois as manutenções de conta estavam sendo debitadas do LIS (Cheque especial da conta). Contatei o Procon fiz minha reclamação, hoje o itau entrou em contato falando que estavam analisando meu caso até me falaram sobre a portabilidade e porque estavam cobrando manutenção da conta, segundo o que me foi falado não há movimento na conta, contestei na hora pois no meu contra-cheque consta o número da conta que eu tinha no Itau. Logo em seguida a telefonista me falou que quando é solicitado a portabilidade o sistema do ITAU cria imediatamente uma conta "Espelho" que segundo eles é o que faz com que minha conta "Não tenha movimentação". Gostaria de saber se tem ciência desse procedimento adotado pelo banco. Porque pelo que eu li até agora, a empresa deposita no ITAU que fica responsável de repassar o salário ao NEXT, sem custo nenhum.Responder
    • GILMAR DA SILVA DE BORTOLI 29 de junho de 2020
      Dr Tiago Boa tarde. Há dez meses quitei uma fatura atrasada do meu cartão VISA em 22 dias de atraso, no valor pouco mais de de R$ 7.000,00 nesse 22 dias veio novos valores com R$ 1.300,00 de acréscimo, não paguei e ajuizei uma ação por juros abusivos contra o banco do Estado, qual recebo meus proventos há 25 anos. por aparecer o litígio até os dias de hoje, o banco cortou todo e qualquer benefício, até talão de cheques (em desuso) empréstimo para viajem agora em março deste ano fora negado e tenho larga margem, para tanto busquei em outro orgão financeiro que concedido de imediato. Hoje 29/06/2020 assinei conta corrente na CEF e vou solicitar a Portabilidade junto ao Banco do Estado do RS. Fui orientado que o banco não está concedendo, manifesto interesse em não mais atuar com esse banco, há meio legal que não os 15 dias de manifesto do banco para tentar me manter naquela instituição? aguardo Penalidade pela negativa do banco? há GILMAR DE BORTOLIResponder
      • Paulo Pereira da Silva 7 de maio de 2021
        Liga pra Banco Central 145 ele faz portabilidade na hora ligar 145Responder
    • carolina 14 de agosto de 2020
      Eu recebia meu salário no Santander e fiz a portabilidade para o Itaú. Agora quero tirar do itaú para receber no Nubank, tem que voltar para o Santander primeiro?Responder
      • Suno Research 14 de agosto de 2020
        Boa tarde Basta realizar o mesmo procedimento na conta que o senhor desejar. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
        • Iramar 2 de julho de 2021
          estou com um Problema parecido , na questão da conta coloco o primeiro banco ou o segundo que cair a portabilidade ?Responder
      • Leandro 9 de novembro de 2020
        Ola ? Boa tarde. Em caso quero sair do Itaú. E receber em outro banco. Pois o Itaú me cobro 17 mil de um cartão e lis que dava 8.6 mil. Tendo a dívida será possível ainda fazer portabilidade.. Ou no caso meu CPF tá irregular .não declarei imposto de renda . E possível fazer portabilidade ?Responder
        • Suno Research 10 de novembro de 2020
          Olá, Leandro! Tudo bem? Em casos de CPF irregular, a portabilidade fica um pouco mais complicada. De qualquer forma, sugerimos que procure o seu banco para sanar maiores dúvidas. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
        • Aldjane 17 de fevereiro de 2022
          Como funciona no caso de portabilidade se houver débitos pendentes o cartão de crédito? O ideal seria pagar antes ou este mesmo débito e transferido para I cartão do banco destinatário?Responder
    • Juliana 18 de agosto de 2020
      Boa tarde, tenho um financiamento no Itaú feito na agência já que sou correntista do banco de um automóvel, vou vender o automóvel e precisava fazer a portabilidade pra o Bradesco já fui na gerente do Itaú peguei o documento que consta a dívida com os dados , qual o próximo passo já que entrei em contato com as duas instituições e acabou que não consegui informações concretas de como proceder. ObrigadaResponder
      • Suno Research 18 de agosto de 2020
        Boa tarde Sugerimos que entre em contato com o seu banco para maiores informações. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
        • Juliana 18 de agosto de 2020
          Entrei em contato, fui até a agência e informaram que o comprador teria que ter 6 meses de conta ativa no Itaú , por isso optei pela portabilidade que me parece um caminho mais ágil.Responder
    • Franciélio 31 de agosto de 2020
      Ei fis uma portabilidade do banco Itaú para o Banco do Brasil quando eu tava na empresa aí sair em dezembro e to voltando agora pra mesma empresa a minha portabilidade ainda serve pq vou Tenta usar a mesma contaResponder
      • carlos 6 de outubro de 2020
        Boa tarde estou querendo fazer um para. portabilidade banco BMG é possívelResponder
        • Suno Research 7 de outubro de 2020
          Olá, Carlos! Tudo bem? Sim, é possível fazer essa portabilidade. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
    • José Luciano Macedo 6 de outubro de 2020
      Tenho uma conta corrente jurídica no Santander. Quero transferir para o Bradesco é possível?Responder
      • Suno Research 7 de outubro de 2020
        Olá, José! Tudo bem? Sim, é possível, mas o procedimento pode variar em cada caso. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
    • Renato 20 de outubro de 2020
      Boa noite! Posso fazer a portabilidade em outra conta que não seja a minha?Responder
      • Suno Research 21 de outubro de 2020
        Olá, Renato! Tudo bem? Pode, mas o processo é mais complexo. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
      • Nayara pedra 3 de abril de 2022
        Olá minha mãe quer fazer portabilidade , o banco dela é Bradesco e ela e aposentada e pensionista, mas os juros do Bradesco tá muito alto , come o salário dela todo , então eu dei a ideia de fazer portabilidade indo pra caixa econômica federal , será possívelResponder
    • Thays Gardeal 31 de outubro de 2020
      Eu consigo fazer portabilidade de um banco conta corrente (ITAU) para outra conta corrente (next?)? Ou para fazer portabilidade precisa ser de conta salário para corrente?Responder
      • Suno Research 3 de novembro de 2020
        Olá, Thays! Tudo bem? Sim, você consegue fazer essa portabilidade. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
    • Francisco narcelio rodrigues de oliveira 4 de novembro de 2020
      Boa tarde meu salário eu recebo no banco Bradesco mais eu tô querendo trocar para caixa econômica federal pelo app do Bradesco isso é seguro?Responder
      • Suno Research 5 de novembro de 2020
        Olá, Francisco! Tudo bem? Se for pelo aplicativo oficial do Bradesco, sim, é seguro. Portanto, sugerimos que você se certifique de que está usando o Internet Banking correto. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder