Acesso Rápido

    Conheça os 10 Países Menos Desenvolvidos do Mundo

    Conheça os 10 Países Menos Desenvolvidos do Mundo

    O mundo possui uma desigualdade social clara, onde há milhões de pessoas passando fome, enquanto outras pessoas têm acesso à saúde, saneamento, educação entre outros serviços básicos.

    Enquanto muitos países não possuem o básico para viver com qualidade. Acompanhe o artigo e conheça os 10 países menos desenvolvidos do mundo.

    Quais os países menos desenvolvidos do mundo?

    Os 10 países subdesenvolvidos, estão localizados, no continente africano. Em suma, a lista do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) trouxe os seguintes países, como aqueles que possuem os piores IDHs, segue:

    10. Moçambique (IDH 0,0446)

    Moçambique é um país que fica ao sul da África, com o litoral na parte oriental do continente. Os países que fazem fronteira com Moçambique são: Tanzânia, Malawi, Zâmbia, Zimbábwe, África do Sul e Suazilândia.

    Sendo assim, o PIB de Moçambique em 2020 foi de 14,02 bilhões de dólares. Bem como, a capital é Maputo e a moeda é o Metical.

    Conheça a planilha de controle de gastos Organize sua vida financeira e fique mais próximo dos seus objetivos. Diferente de tudo que você viu no mercado, a Planilha Controle de Gastos da Suno foi criada para te ajudar no seu dia a dia.
    Conheça a planilha de controle de gastos

    9. Serra Leoa (IDH 0,438)

    Serra Leoa fica no litoral ocidental do continente africano. O país faz fronteira com Guiné e Libéria.

    Nesse sentido, o PIB do país em 2020 foi de 3,865 bilhões de dólares. Dessa forma, a capital de Serra Leoa é Freetown, e a moeda é o Leone.

    8. Burkina Faso (IDH 0,434)

    O país de Burkina Faso faz fronteira com os seguintes países: Mali, Níger, Benim, Togo, Gana e a Costa do Marfim.

    Desse modo, o PIB de Burkina Faso em 2020 foi de 17,37 bilhões de dólares. Sendo assim, a capital do país é Uagadugu. A moeda é o Franco CFA ocidental.

    7. Eritréia (IDH 0,434)

    A Eritreia está localizada na região conhecida como: Chifre da África. Os países que fazem fronteira com a Eritreia são: Sudão, Etiópia e Djibuti.

    Dessa forma, a moeda da Eritreia é a Nakfa. A capital é Asmara e o PIB em 2011 da Eritreia foi de 2,065 bilhões de dólares.

    6. Mali (IDH 0,427)

    Mali é um país que faz fronteira com os seguintes países: Argélia, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné, Senegal e Mauritânia.

    Assim, a capital do Mali é Bamako. Dessa forma, a moeda é o Franco CFA ocidental, OPIB registrado em 2020 foi de 17,39 bilhões de dólares.

    5. Burundi (IDH 0,423)

    Burundi é um país que faz divisa com os seguintes países: Ruanda, Tanzânia e República Democrática do Congo.

    Nesse sentido, a capital de Burundi é Gitega. Assim, a moeda do país é o Franco do Burundi. O PIB em 2020 foi de 3,258 bilhões de dólares.

    4. Sudão do Sul (IDH 0,413)

    O Sudão do Sul faz fronteira com seis nações, elas são: Etiópia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Quênia, Sudão e Uganda.

    Desse modo, a capital do Sudão do Sul é Juba, sendo que a moeda é a Libra sul-sudanesa. O PIB do país em 2015 foi de 12 bilhões de dólares.

    3. Chade (IDH 0,401)

    Chade faz divisa com os seguintes países: Líbia, Sudão, Níger, Nigéria, Camarões e República Centro-africana. Bem como, a capital é Djamena

    O PIB de Chade em 2020 foi de 10,09 bilhões de dólares, a moeda do país é o Franco CFA Central.

    2. República Centro-Africana (IDH 0,381)

    A República Centro-Africana faz fronteira com Sudão, República Democrática do Congo, Congo, Camarões e Chade.

    A moeda da República Centro-Africana é o Franco CFA Central. Ainda mais, o PIB do país foi de 2,303 bilhões de dólares em 2020, A capital do país é Bangui.

    1. Níger (IDH 0,377)

    Niger é o país menos desenvolvido do mundo. Desse modo, Niger fica localizado na África ocidental,  fazendo divisa com os seguintes países: Chade, Nigéria, Argélia, Mali, Burkina Faso, Benim e Líbia.

    Assim, a moeda de Niger é o Franco CFA, sendo que o PIB em 2020 foi de 13,68 bilhões de dólares. Bem como, a capital do país é Niamei.

    Você tem dúvidas sobre quais são os países menos desenvolvidos? Deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.

    Peguntas frequentes sobre os países menos desenvolvidos
    Quais os países menos desenvolvidos do mundo?

    Segundo a lista do IDH referente a 2019, os 10 países menos desenvolvidos do mundo são:
    ·         Níger;
    ·         República Centro-Africana;
    ·         Chade;
    ·         Sudão do Sul;
    ·         Burundi;
    ·         Mali;
    ·         Eritréia;
    ·         Burkina Faso;
    ·         Serra Leoa;
    ·         Moçambique;

    Quais as características dos países menos desenvolvidos do mundo?

    Todos os dez países que são os menos desenvolvidos são do continente africano. As principais atividades, ou pelo menos, aquelas que se caracterizam como as principais exportações desses países, são matérias-primas, ligadas a minerais e a agricultura.
    Ou seja, são países que exportam matérias de baixo valor agregado.  Vale destacar que tais países convivem com a fome, analfabetismo e problemas ligados ao saneamento e saúde.
    Alguns desses países ainda convivem com a guerra civil. Um exemplo é a República Centro Africana.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *