Acesso Rápido

    Net Sales: entenda como calcular as Vendas Líquidas em uma empresa

    Net Sales: entenda como calcular as Vendas Líquidas em uma empresa
    net-sales

    Para que a gestão de uma empresa seja eficiente, propiciando lucratividade e crescimento contínuos, é necessário realizar o acompanhamento de vários dados relacionados à comercialização. Um desses fatores são as Net Sales.

    A obtenção dos índices de Net Sales é um dos embasamentos para delimitar as estratégias do negócio. Afinal, vender bem é fundamental para atingir o objetivo primordial de toda empresa: obter lucratividade.

    O que são Net Sales?

    As Net Sales (ou Vendas Líquidas, em português), e representam o saldo líquido de vendas de uma organização. Para chegar no seu resultado, deve-se descontar, da receita total de vendas, despesas como aquelas relativas a danos, perdas e devoluções, além dos descontos.

    Ou seja, as Vendas Líquidas não são o mesmo que Vendas Totais ou das Vendas Brutas (Gross Sales). A diferenciação desses termos evita que prejuízos sejam omitidos atrás de um volume de vendas expressivo.

    Vendas Líquidas no Balanço Patrimonial e no DRE

    net sales

    As Vendas Líquidas no Balanço Patrimonial de uma empresa são um dos dados essenciais à gestão empresarial, bem como as Vendas Líquidas no DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício).

    Já o Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que permite legitimar a situação do patrimônio da organização, na data de emissão dos resultados.

    Trata-se de um relatório que considera direitos e bens da empresa, ou seja, ativos, e também passivos, ou seja, obrigações.

    Por outro lado, o DRE também é um relatório de contabilidade, porém puramente financeiro. Tem um período de referência, em geral anual, e mostra os lucros e prejuízos da empresa, verificando o quão lucrativo é o negócio.

    A DRE deve conter os seguintes itens:

    O Resultado de Exercício representa o lucro líquido da organização no período do DRE: lucro bruto descontado de gastos e impostos.

    Assim, Balanço Patrimonial e DRE são documentos elaborados conjuntamente. Precisam obedecer ao Regime de Competência. Assim, nestes relatórios:

    1. Despesas e receitas devem ser contabilizadas no período de sua ocorrência, não apenas ao se obter as receitas ou quitar débitos;
    2. O Resultado Líquido precisa ser detalhado no período do exercício, em geral anual.

    Desta forma, informar as Vendas Líquidas no Balanço Patrimonial e as Vendas Líquidas no DRE são informações fundamentais para avaliar a situação da empresa no presente e definir ações futuras.

    Para entender melhor sobre esses conceitos de contabilidade, baixe gratuitamente o nosso ebook Contabilidade para Investidores e aprenda como analisar e aplicar todos os esses conhecimentos.

    Como calcular as Net Sales?

    A questão de como calcular as Vendas Líquidas está envolvida na análise dos relatórios de Balanço Patrimonial e da DRE. A fórmula que expressa como calcular as Vendas Líquidas é a seguinte:

    • Net Sales = Receita Total – (Gastos com perdas, devoluções, descontos e perdas)

    Tal resultado é o mais determinante em relação aos resultados de contabilidade em uma organização. É o mais visado pelos analistas financeiros.

    Como interpretar o indicador de Vendas Líquidas?

    As Net Sales correspondem a um dos principais índices em termos de finanças em uma organização. Elas mostramo rendimento das transações realizadas por ela, mais especificamente: como andam as vendas em termos de lucros, o que não pode ser observado ao se considerar apenas as Gross Sales (Vendas Brutas).

    Vamos dar um exemplo: promoções. Uma organização disponibiliza uma promoção “irresistível”, com preços baixíssimos e muito mais vantajosos que os dos concorrentes. O estoque é inteiramente vendido.

    No entanto, para ser “notada” no mercado, a empresa foi obrigada a diminuir drasticamente a margem de lucro, a ponto de mal cobrir o processo necessário à implantação da promoção. Além disso, certos artigos vendidos eram defeituosos e foi necessário trocá-los.

    Logo, na verdade, a promoção reduziu bastante as Net Sales, ou seja, a rentabilidade da empresa. Queimar o estoque nem sempre representa lucros por meio de um grande número de vendas.

    Portanto, as Net Sales são fundamentais para analisar a gestão de uma empresa. Identificam prejuízos e lucros com precisão e dão uma estimativa da qualidade do negócio, baseado no resultado das suas vendas.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *