MVA: entenda o que é o Market Value Added e como analisar esse indicador

Existem várias formas de se mensurar o valor de uma organização. Dentre elas, está o MVA (Market Value Added) que significa, em português, “Valor de Mercado Adicionado”.

Normalmente, empresas com alto valor de MVA são atraentes para os investidores. Já um baixo valor desse indicador pode significar o contrário.

O que é MVA?

O MVA (Market Value Added ou Valor de Mercado Adicionado) é um cálculo utilizado pelas empresas que se baseia no que foi investido nas mesmas e no quanto elas valem atualmente.

Ou seja, o MVA corresponde à diferença entre o valor de mercado atual de uma empresa e o capital que os investidores forneceram a ela.

Portanto, pode-se dizer que este cálculo em uma empresa indica sua capacidade de aumentar o valor de um acionista com o passar do tempo.

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Como calcular o MVA?

O cálculo do MVA é realizado por meio da seguinte fórmula:

  • MVA = V – K

Onde:

  • V é o valor de mercado da empresa. Ele inclui o valor do patrimônio e da dívida da empresa (o valor da empresa);
  • K o montante total de capital investido na empresa.

Como analisar o MVA?

O MVA mostra a diferença entre o valor de mercado da empresa e o capital investido pelos acionistas. Desta forma, temos que:

  • Se o Valor de Mercado Adicionado é positivo, a empresa tem valor agregado;
  • Se o Valor de Mercado Adicionado for negativo, a empresa destruiu seu valor.

CURSOS

Neste contexto, a quantidade do valor agregado deve ser maior do que aquele que os investidores da empresa poderiam ter conseguido investir na carteira de mercado.

Nesse caso, a quantidade é ajustada pela alavancagem (coeficiente beta) da empresa em relação ao mercado.

Assim sendo, em palavras mais simples, este cálculo equivale à diferença entre o valor de mercado da empresa e a totalidade do capital que foi investido nela.

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A relação entre MVA e EVA

mva Embora sejam dois conceitos semelhantes, existem algumas diferenças entre MVA e EVA são dois conceitos semelhantes. EVA é o Economic Value Added, que em português significa “Valor Econômico Agregado”.

Mas ao contrário do MVA, que é baseado no valor de mercado, o EVA representa a diferença entre o lucro operacional líquido. Isso quando são considerados os impostos, e o custo de capital que foi investido na organização.

Por que o MVA é um indicador importante?

Quando investidores querem saber se uma empresa está gerando retorno para seus acionistas, eles podem olhar para o Valor de Mercado Adicionado.

Um alto valor mostra gerenciamento efetivo e grandes capacidades operacionais. Por outro lado, um baixo valor pode não ser tão bom. Nesse caso, o valor das ações e dos investimentos é menor que o valor do capital adicionado pelos acionistas.

Tal situação ocorre não só devido à maior probabilidade de produzir retornos positivos. Além disso, ela ocorre também pelo fato de ser uma boa indicação de que eles têm liderança forte e boa governança.

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Sendo assim, este cálculo pode ser interpretado como a quantidade de riqueza que a empresa criou para os investidores.

Desta forma, empresas que são capazes de sustentar ou aumentar o valor do cálculo com o tempo geralmente atraem mais investimentos.

Entretanto, pode ocorrer do MVA subestimar o desempenho de uma empresa. Tal situação ocorre porque o cálculo não leva em conta pagamentos em dinheiro, como dividendos e recompras de ações, realizados aos acionistas.

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    Tiago Reis
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