Letras hipotecárias: saiba mais sobre esse tipo de investimento

Criadas em 1986, as Letras Hipotecárias (LHs) são títulos de investimento em Renda Fixa lastreados em crédito imobiliário. São emitidos por instituições financeiras, como bancos, sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e companhias hipotecárias.

O conceito de letras hipotecárias, portanto, consiste em títulos garantidos através de créditos imobiliários de primeira hipoteca. De maneira que acabam caracterizando empréstimos do investidor a uma instituição financeira visando a uma remuneração ao fim do período acordado.

Letras Hipotecárias: divisões do investimento

Letras hipotecárias

Basicamente, este investimento é dividido em três formas:

  1. Aquelas que pagam a Taxa Referencial (TR) acrescida da taxa de juros; essa última está ligada ao prazo do título e ao que foi aplicado;
  2. Aquelas que apresentam rentabilidade prefixada;
  3. Aquelas que realizam a remuneração a partir do CDI.

MINICURSO DIVIDENDOS

Sistema de captação e linha de crédito

Os bancos utilizam as letras hipotecárias como um sistema de captação, com o objetivo de compor uma linha de crédito imobiliário, mediante juros pré ou pós-fixados.

O vencimento destes títulos é pré-definido, tendo um prazo mínimo de 6 meses e máximo de 24 meses, e eles são emitidos a partir de múltiplos de R$ 1.000. Os valores de entrada geralmente são altos, partindo de R$ 20 mil.

A principal emissora desta modalidade de investimento no Brasil é a Caixa Econômica Federal (CEF), porém há outras instituições financeiras que lidam constantemente com ela, cada uma com suas próprias regras. Algumas delas são:

  • Bancos múltiplos que tenham carteira de crédito imobiliário;
  • Sociedades de crédito imobiliário;
  • Companhias hipotecárias;
  • Associações de poupança e empréstimo.

O fato de cada uma das instituições que trabalham com este investimento terem suas normas não muda, praticamente, o risco e a liquidez da operação.

Outro fator a ser considerado é que as instituições mais conceituadas tendem a se basear na TR acrescida de taxas de juros para oferecer letras hipotecárias. Tais juros são definidos no momento da contratação e variam de acordo com a empresa que realiza a negociação.

A taxa de juros pode, ainda, ser fixada conforme os índices de preços IGP-M e IPCA.

MINICURSO CONTABILIDADE

Investindo em letras hipotecárias

Caso você esteja pensando em realizar este investimento, saiba que o risco é considerado moderado, apesar de essa alternativa ser popular entre investidores.

A popularidade deste investimento ocorre devido, especialmente, às baixas taxas de juros. Os riscos podem ser modestos, se as instituições envolvidas tiverem solidez no mercado e forem bem-conceituadas.

O investidor pode ter a tranquilidade de que não perderá o que aplicou a não ser que a instituição que recebeu o investimento vá à falência. E, mesmo que isso ocorra, existe a garantia do crédito imobiliário.

Em geral, a rentabilidade das letras hipotecárias é maior que na maioria dos investimentos de renda fixa disponíveis. No entanto, Com vistas no longo prazo, o investimento em fundos imobiliários tende a ser ainda mais rentável, sem perder a segurança. Você pode saber mais sobre o assunto em nosso e-Book “Investindo em Fundos Imobiliários“.

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *