Invalidez permanente: o que é e como funciona o seguro de vida

Ao atingir a invalidez permanente, e sem acesso aos seguros que são de direito do trabalhador, é necessário mais cuidado ainda com as finanças pessoais e familiares, já que a renda do indivíduo não poderá mais ser aumentada com um incremento de produtividade.

Por isso, é muito importante entender o que é a invalidez permanente, para que assim o trabalhador saiba quais são os seus direitos e possibilidades de seguros disponíveis.

O que é a invalidez permanente?

A invalidez permanente pode ser definida como o estado de uma pessoa (trabalhador) que sofre de alguma sequela de acidentes ou de doenças e, por conta disto, está impossibilitada de continuar e retornar com as atividades de trabalho.

Obviamente que, para ser considerada permanente, a invalidez deve ser caracterizada por uma perda definitiva. Casos como perda de um membro ou parte do corpo, por exemplo, são um dos mais frequentes na categoria.

WEBINARIO SUNO BLACK 2024

Tipos de invalidez permanente

É possível, ainda, classificar dois principais tipos de invalidez permanente:

  • Invalidez parcial: ocorre quando há uma perda parcial das funções. Por exemplo, uma pessoa que sofre um acidente e perda a visão em um só dos olhos.
  • Invalidez total: ocorre quando há uma perda total das funções. Intuitivamente, um bom exemplo seria o caso onde a pessoa sofre um acidente e perde a visão em ambos os olhos.

Além desta distinção, existe também a diferença entre invalidez por doença e invalidez total. Basicamente, essas diferenciações são constituídas para que possa haver uma distinção no tipo de seguro de vida oferecido para cada um dos casos.

Quais são os direitos de quem entra no estado de invalidez permanente?

Por conta da incapacidade de voltar ao trabalho, certamente o indivíduo necessitará de auxílios e benefícios para manter a sua renda e, consequentemente, sua qualidade de vida.

Desta forma, é possível recorrer tanto a soluções públicas, garantidas pela previdência social, como aos seguros privados, regularizados pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

No âmbito público, existe a aposentadoria por invalidez, quando o trabalhador tem um estado definitivo de incapacidade de continuar com o trabalho.

Os casos socorridos pelo INSS, normalmente, são mais ligados a invalidez permanente causada por doenças.

Para conseguir o auxílio por parte do INSS, o trabalhador deverá passar por uma perícia médica que comprove a incapacidade do trabalho. É possível que haja reavaliações promovidas pelo INSS a cada dois anos.

Neste caso, a renda mensal inicial do aposentado por invalidez é de 100% do salário de benefício.

Para não depender apenas de seguridade social e seguros privados em situações alarmantes como a da invalidez permanente, é preciso desenvolver disciplina financeira.

Quer organizar as suas finanças desde já? Então baixe a Planilha de Orçamento Familiar.

EBOOK 10 LIVROS

Como funciona o seguro de vida?

Todavia, existem os seguros de vida, que são frequentemente acionados em casos de invalidez permanente, principalmente quando esta é consequente de um acidente.

Os seguros de vida têm por objetivo por objetivo garantir o pagamento de indenização para o segurado e os seus beneficiários (principalmente em caso de morte do segurado).

Para saber exatamente o valor da indenização que deverá ser paga pela seguradora, é preciso analisar a tabela da SUSEP.

Nesta tabela, são definidos vários tipos de danos corporais e repercussões físicas que podem tornar o indivíduo inválido parcial ou totalmente, para cada um destes há um percentual de perda associado, que será usado para calcular o benefício do segurado.

O valor da indenização será igual ao capital segurado para garantia de invalidez permanente na data do acidente multiplicado pelo percentual de perda definido pela tabela da SUSEP, definido a depender do tipo de invalidez do trabalhador.

Este artigo te ajudou a entender melhor o que é a invalidez permanente? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    6 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • José 22 de setembro de 2021
      Olá, fui aposentado por invalidez permanente desde 2016. Tinha um seguro em grupo pela empresa em que trabalhava. Entrei com ação judicial, por vários recursos. Mas segundo o advogado, a segurada não RECONHECE a invalidez que o INSS compreende. Gostaria de entender mais sobre o assunto.Responder
      • Carlos 7 de março de 2024
        Gostaria de saber se um laudo psiquiátrico incapacidade total por tempo indeterminado workshop mesmo que permanente. É se da pra se aposenta por invalidezResponder
    • Andréa Atala 11 de janeiro de 2022
      Boa noite! Sofre um acidente de carro e fiquei com a mão imobilizada por um mês porém meu quinto dedo ficou com um pouco torto e sinto dores ao tentar forçar para fechar minha mão. Foi tudo passado com relatório médico para a seguradora. Gostaria de saber pelo fato de não ter minhas funções normais como antes se tenho direito?Responder
    • Ednaldo Inácio 18 de fevereiro de 2022
      boa tarde ! fiz um seguro de vida e pedi para anexar Apólice da perda permanente, trabalhando um objeto estranho entrou no meu ouvido e tive uma perda de 20% da a , Audição isso me dar o direito de receber o seguro?Responder
    • Ivete Rosa 20 de novembro de 2022
      Não entendi: O valor da indenização será igual ao capital segurado para garantia de invalidez permanente na data do acidente. pois bem a segurada continuou pagamento normalmente o prêmio mensal, descobriu que tinha direito 4 anos após a indenização por invalidez doença permanente, o deu entrada do sinistro, foi aceito pela seguradora e a mesma pagou o prêmio referente a data do relatório médico de quando teve início a invalidez, sem nenhuma correção e não devolveu o prêmio pago nos três anos. Não é enriquecimento ilícito por parte da seguradora?Responder
    • Edson José jesus 11 de março de 2024
      Tive o rin esquerdo e uma costela retirado câncer maligno pergunto entro na invalidez permaneteResponder