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    Gestão do Conhecimento: saiba como essa técnica pode beneficiar empresas

    Gestão do Conhecimento: saiba como essa técnica pode beneficiar empresas

    Conhecimento é poder. A expressão deixa evidente a importância que a educação e a informação exercem no desenvolvimento de habilidades de cada um de nós. Quem tem informação sabe, por exemplo, onde deve investir dinheiro. Dessa forma, a gestão do conhecimento se torna fundamental.

    Empresas podem se beneficiar muito com a gestão do conhecimento. A partir do momento em que toda a informação produzida é organizada e repassada, as falhas de comunicação deixam de existir e o planejamento estratégico ocorre de forma mais eficiente.

    O que é gestão do conhecimento?

    Gestão do conhecimento é o processo de descobrir, criar, capturar, mapear, distribuir e usar determinado saber de um grupo específico. Isso deve ser feito de forma efetiva. Para tanto, o conhecimento precisa ser facilmente identificado e encontrado.

    Essa expressão foi criada pelo estudioso de administração Peter Drucker na década de 1990. De forma mais simples, a gestão do conhecimento tem como principal objetivo evitar que tudo que é produzido e pensado dentro de uma empresa seja perdido ou armazenado apenas por poucas pessoas.

    Qual a importância da gestão do conhecimento?

    Gestão do conhecimento

    Todos os dias, funcionários se aposentam ou deixam seus empregos. Durante o período em que trabalharam, eles certamente criaram procedimentos, hábitos e formas de organização. Caso esse conhecimento não esteja devidamente guardado pode se perder para sempre.

    Garantir que o conhecimento possa ser transferido entre as gerações de colaboradores é uma forma de fazer uma empresa crescer e prosperar.

    A gestão do conhecimento nas empresas é tratada de forma multidisciplinar. O setor envolve profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Comercial, entre outras.

    Isso ocorre porque, no fim das contas, a gestão de todo o conhecimento de uma empresa tem a ver com a relação que ela estabelece com seus funcionários. Quando as informações são organizadas e revistas, os trabalhadores ficam à vontade para compartilhar o que sabem.

    Com a conservação do conhecimento, aparecem oportunidades de aperfeiçoar resultados. Isso ocorre mantendo as práticas positivas em funcionamento e atualizando métodos de acordo com a necessidade.

    Como funciona a gestão do conhecimento?

    Para que o conhecimento circule em uma organização, ações devem ser desenvolvidas com esse objetivo. As principais são:

    • Avaliação: análise da própria empresa e da concorrência, buscando saber quais as diferenças e afinidades. Deve-se desenvolver um plano de ação e indicadores de desempenho
    • Fóruns de discussão: criação de espaços para compartilhamento de ideias experiências
    • Gerenciamento do conteúdo: criar formas de catalogar e indexar tudo que é produzido durante o fluxo de trabalho.
    • Gestão dos documentos: automatizar e facilitar o acesso a documentos
    • Mapeamento das competências e processos: identificar o perfil de cada funcionário e mapear todo o processo produtivo.

    Seguir esses pontos é uma forma de valorizar o histórico de uma empresa e, ao mesmo tempo, possibilitar que inovações sejam incluídas.

    A gestão do conhecimento também pode ser aplicada para o conhecimento pessoal. E isso pode ser bastante útil na hora de escolher um investimento. Se você pretende fica por dentro desse assunto, faça agora mesmo o curso Manual do Novo Investidor. O livro é gratuito.

    Tiago Reis
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