Acesso Rápido

    Extrato bancário: o que é e qual a utilidade no planejamento financeiro?

    Extrato bancário: o que é e qual a utilidade no planejamento financeiro?

    O extrato bancário é um documento muito importante para realizar um planejamento financeiro mensal adequado, mas também para utilizar como comprovação de renda.

    Por isso, qualquer pessoa que deseja reorganizar suas finanças e gastos mensais, é fundamental compreender como funciona um extrato bancário.

    O que é extrato bancário?

    O extrato bancário é um documento que mostra a movimentação financeira em uma conta bancária dentro de um intervalo de tempo.

    Normalmente, o mais utilizado é o extrato mensal, mas o cliente pode solicitar, na maioria das instituições financeiras, o extrato relativo a qualquer amplitude temporal desejada. Ou seja, é possível visualizar toda a movimentação financeira desde a data da abertura da conta.

    Ao comparar extrato bancário de anos anteriores, por exemplo, o cliente pode avaliar como evoluiu a sua capacidade de economizar dinheiro e gerar renda. 

    Quais os tipos de extrato bancário?

    Existem diferentes tipos de extrato bancário disponibilizados pelas instituições financeiras, até mesmo para facilitar a organização financeira e as diferentes funções do documento.

    Assim, Os principais tipos de extrato de movimentação bancária são:

    • Comum;
    • Mensal consolidado;
    • Anual consolidado.

    Comum

    Este é um tipo de demonstrativo financeiro que o individuo pode escolher desde períodos de vários anos, como recortes mensais específicos. Ou seja, ele pode olhar a movimentação de qualquer período desde a data da abertura da conta.

    Mensal consolidado

    Versão do extrato mensal que consta todas as transações efetivadas dentro de um mês. Documento do extrato mensal pode ser útil para declarações de imposto de renda para a pessoa física ou como comprovante de renda.

    Anual consolidado

    O extrato anual consolidado é um documento que corresponde a todas as movimentações que o cliente realizou durante o período de um ano fiscal. Documento é solicitado para a declaração anual de imposto de renda. 

    O que significam as siglas e códigos que constam no extrato?

    O extrato da conta bancária é um documento que apresenta algumas informações financeiras. Para uma melhor visualização do documento, algumas informações são representadas por siglas e/ou códigos. 

    Entre os principais códigos e siglas que constam em extratos bancários, estão:

    • C: crédito, entrada de recurso na conta;
    • D: débito, valores descontados da conta;
    • C/C: conta corrente;
    • Dep. Ch.: Depósitos realizados através de cheques;
    • TB: transferência bancárias;
    • TEDs, DOCs e PIX: principais categorias de transferências;
    • IOF: Imposto sobre Operações Financeiras;
    • ENC: qualquer encargo que aparece na conta;
    • TRF ou TAR: tarifa mensal de serviços;
    • Entre outros.

    Como tirar o extrato da conta bancária?

    Um documento como o extrato da conta bancária pode ser muito útil para a organização financeira pessoal. Afinal, em posse do documento, é possível ter uma real noção dos gastos e movimentações financeiras da conta.

    Antes a principal forma de tirar o extrato era indo em uma agência bancária ou caixa eletrônico para solicitar o documento.

    Porém, hoje em dia, a forma mais comum e prática de obter o extrato da conta bancária é através do aplicativo do banco ou no internet banking.

    Através dessas plataformas digitais, o cliente pode solicitar o extrato bancário para imposto de renda, por exemplo. Assim, fica claro que é um documento muito útil e de fácil acesso, considerando também que o extrato bancário serve como comprovante de renda

    Esse artigo te ajudou a entender o extrato bancário? Deixe comentários e dúvidas no espaço abaixo.

    Tags
    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *