Acesso Rápido

    Educação financeira infantil: entenda o que é e qual a sua importância

    Educação financeira infantil: entenda o que é e qual a sua importância

    A educação financeira infantil é um tema fundamental para ensinar as crianças como guardar dinheiro, investir e construir uma vida mais próspera.

    Afinal, a educação financeira infantil vai muito além de como economizar dinheiro. Ela ensina às crianças o valor real do dinheiro e como podem ser recompensadas pelo seu esforço.

    O que é educação financeira infantil?

    Educação financeira infantil é o ensino das finanças pessoais na infância. Por meio dela, a criança aprende os princípios básicos sobre como lidar com o dinheiro para ter um futuro mais próspero na fase adulta.

    Aprender o gerenciamento do dinheiro desde a infância garante uma relação mais saudável com o dinheiro, e por isso, o tema está ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos.

    Como funciona a educação financeira infantil?

    A educação financeira para educação infantil se baseia em alguns pilares cruciais para o comportamento e a relação das pessoas com o dinheiro. Dentre as principais lições que ela visa passar para as crianças, a principal é que elas aprendam o valor do dinheiro.

    Dessa forma, assim que as crianças começam a entender os números, a educação financeira já pode ser aplicada, com a introdução do conceito de valores bem como com o contato de notas e moedas.

    Existem diversos métodos que podem ser utilizados para o ensino da educação financeira infantil. Um deles é por meio da mesada educativa, que visa mostrar a importância do dinheiro para as crianças.

    Qual a importância da educação financeira infantil?

    A educação financeira para crianças tem uma grande importância para a criança, porque ela passa a compreender qual é o real valor do dinheiro.

    Além disso, ela passa a associar a questão do esforço e recompensa. Afinal, essa é a principal lógica do mercado de trabalho e do empreendedorismo.

    Então, ela entende como é importante poupar para ter alguns produtos, e como é necessário ter disciplina para ter uma vida próspera e feliz.

    A criança também compreende que muitas vezes ela precisa fazer escolhas para ter o que quer. Ou seja, é preciso renunciar a um produto para ter outro.

    Nesse caso, ela passa a ter uma noção sobre a limitação do orçamento familiar e com isso consegue separar de maneira muito melhor o que é necessidade e o que é supérfluo.

    Como ensinar a educação financeira para as crianças?

    O primeiro passo para ensinar educação financeira para crianças é mostrar para elas a diferença entre o que quer e o que realmente precisa. Com isso, ela aprenderá a controlar melhor as compras por impulso.

    Nesse primeiro momento também é importante começar a dar uma mesada semanal ou mensal para elas e mostrar que precisam usar esse dinheiro para terem o que desejam.

    Inclusive, se o dinheiro não for suficiente, é nesse momento que elas vão aprender a planejar e poupar para conseguir aquele item que tanto querem.

    É necessário também ensinar as crianças a marcarem todos os gastos e ganhos que estão tendo. Ou seja, sempre quando receberem a mesada, marcarem e sempre que gastarem algum valor, marcarem também.

    Isso vai ajudá-las a entenderem melhor o orçamento doméstico e assim crescerem pessoas que sabem o que é planejar, que entendem a importância de poupar e de investir.

    Foi possível entender o que é educação financeira infantil? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *