Acesso Rápido

    Previdência para filhos: qual a importância e como fazer?

    Previdência para filhos: qual a importância e como fazer?

    Muitos pais com educação financeira tem o desenvolvimento de uma previdência para filhos.

    Afinal, com uma previdência para filhos é possível garantir uma maior tranquilidade para assegurar que os filhos tenham acesso a tudo que necessário no futuro, como faculdades, automóveis e recursos para começar um negócio, por exemplo.

    O que é previdência para filhos?

    A previdência para filhos nada mais é do que um plano de previdência privada infantil, focado no longo prazo.

    Afinal, a ideia é começar a desenvolver a previdência enquanto o filho ainda é uma criança, para que usufua futuramente.

    Portanto, a previdência privada infantil pode ser muito importante para garantir que o filho tenha acesso a várias oportunidades no futuro.

    E-book: Investindo para Aposentadoria

    Construa a sua aposentadoria! Aprenda como gerar renda passiva para garantir o seu futuro investindo nos melhores ativos do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Quais são os tipos de previdência infantil?

    Basicamente, para constituir uma previdência infantil para o filho, os pais podem escolher o plano de previdência privada mais apropriado para os seus objetivos.

    Os planos disponíveis são os mesmos que para todas as pessoas (VGBL e PGBL), o que muda é que esse plano deve ser contratado por um responsável legal do menor.

    Caso futuramente haja necessidade de alterações no plano, como a periodicidade, forma de pagamento ou contribuição, o responsável legal da criança deverá conduzir os processos.

    Entre os planos de previdência para filhos, existem:

    • PGBL;
    • VGBL.

    PGBL

    O Plano Gerador de Benefícios Livres é a opção de previdência privada mais indicada para quem declara IR através do formulário completo.

    Nesta opção é possível deduzir seus aportes financeiros até o limite de 12% da renda anual.

    VGBL

    A Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) é a opção de previdência privada mais utilizada para quem declara o IR pelo modelo simplificado e/ou que deseja aplicar mais que 12% da renda bruta anual.

    No entanto, vale ressaltar que, independente do modelo de previdência escolhido, VGBL ou PGBL, o modelo de tributação regressivo tende a ser mais vantajoso para previdência para filhos já que a alíquota do imposto é menor quanto maior for o prazo de vencimento ou de resgate.

    Vale ressaltar que apesar das previdências privadas serem mais buscadas, existem opções menos convencionais que podem ser muito efetivas para os filhos.

    Uma carteira de ações e fundos imobiliários diversificada pode ser uma opção para gerar uma quantia relevante para o filho quando ele completar 20 anos.

    Quais são os requisitos para fazer uma previdência infantil?

    Muitas dúvidas podem ser geradas a respeito da previdência privada infantil. Afinal, não é o titular do investimento que irá resolver as questões relativas à previdência.

    A declaração da previdência para menores, por exemplo, deve ser feita pelos responsáveis legais da criança.

    Além disso, qualquer alteração relacionada ao plano de previdência também deverá ser resolvida pelo responsável legal.

    O responsável legal, na maioria das vezes, é o pai ou a mãe da criança, mas também pode ser qualquer outro maior de idade que por alguma razão precise assumir esse cargo.

    A criança já será desde o princípio a titular da previdência, no entanto só poderá resgatar ou ter posse oficial dos recursos após atingir a maioridade ou algum limite expresso no contrato da previdência.

    Qual a importância de uma previdência para filhos?

    Faculdade, carro, moradia, viagens, entre vários outros custos, podem ser muito caras e representativas para os pais.

    No entanto, montar uma previdência para filhos desde criança é uma ótima estratégia para garantir que os filhos vão ter acesso a tudo, sem comprometer a organização e planejamento financeiro dos pais.

    Por isso, desenvolver uma previdência infantil é uma forma organizada de começar a vida financeira do seu filho, dando muita oportunidade de desenvolvimento no futuro.

    Esse artigo te ajudou a entender a importância de uma previdência para filhos? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *