Acesso Rápido

    Investimento para aposentadoria: quais são? Vale a pena fazer?

    Investimento para aposentadoria: quais são? Vale a pena fazer?

    Muitas pessoas costumam deixar de lado o planejamento de financeiro de longo prazo, principalmente quando de trata de investimento para aposentadoria.

    Entretanto, quem se organiza e pensa em realizar um investimento para aposentadoria, pode garantir uma tranquilidade financeira na hora de se aposentar.

    O que é investimento para aposentadoria?

    Investimento para aposentadoria é um ativo ou plano de previdência com o foco no longo prazo, ideal para quem busca tranquilidade na hora de se aposentar. Ou seja, é uma espécie de complemento financeiro a renda recebida pelo INSS.

    Esse tipo de investimento pode ser realizado quando o indivíduo ainda é jovem, sendo o recomendável, porém, é possível aderir a essa modalidade mesmo com idade avançada.

    Qual a importância de fazer um investimento para aposentadoria?

    A grande maioria da população confia suas aposentadorias no INSS, seja através de um regime geral ou próprio.

    Mas a verdade é que o benefício obtido através dos regimes, na grande maioria das vezes, é menor do que a remuneração que o trabalhador obtinha no exercício da profissão.

    Ou seja, na maior parte dos casos, se o indivíduo não tiver realizado investimentos de longo prazo para aposentadoria, o seu padrão de vida será comprometido na fase da aposentadoria.

    Além disso, com as reformas relacionadas à previdência social, o prazo para aposentadoria do trabalhador deve se tornar cada vez mais distante.

    Por isso, para não depender da previdência pública de forma alguma, é fundamental que o investidor comece desde cedo a compor sua carteira com investimento para aposentadoria.

    Desse modo, quanto antes o investidor começar e pensar na aposentadoria, mais tranquilidade será garantida no futuro.

    Quais são os tipos de investimento para aposentadoria?

    Nesse contexto, a grande dúvida que surge para a maioria das pessoas é: qual é o melhor investimento para aposentadoria?

    Não existe apenas um investimento que pode ser considerado o melhor para aposentadoria, afinal as pessoas são diferentes, com preferências e individualidades distintas.

    No entanto, é possível destacar algumas opções de melhores investimentos para aposentadoria, para que o investidor decida como compor sua carteira de investimento no longo prazo.

    Entre as opções mais rentáveis no longo prazo e mais apropriadas para a aposentadoria, estão:

    • Previdência privada;
    • Fundos imobiliários;
    • Ações.

    Previdência privada

    Apesar de não ser a opção mais rentável, sobretudo pelas taxas cobradas ao investidor, as previdências privadas podem ser interessantes como estratégia de aposentadoria.

    Diferente da previdência social, na previdência privada o investidor pode escolher qual será sua contribuição periódica com o fundo.

    Além disso, caso não esteja satisfeito, o investidor também pode resgatar os seus recursos a qualquer momento.

    Essa é uma estratégia interessante para a pessoa “se forçar” a destinar mensalmente parte da sua renda para um investimento com foco na aposentadoria.

    Fundos imobiliários

    Muitas pessoas, principalmente de antigas gerações, têm o costume de adquirir imóveis, para utilizar o aluguel como forma de renda na aposentadoria.

    No entanto, no mercado de capitais, existe uma opção de investimento, com a mesma finalidade, muito mais eficiente: fundos imobiliários. Os fundos imobiliários geram uma renda passiva para os investidores que possuem cotas através de dividendos.

    Portanto, o investidor recebe uma quantia mensal proporcional à quantidade de cotas no fundo, análogo ao pagamento de aluguéis, mas com pouquíssimas chances de vacância integral, além de não ter outros custos, como pagamento de condomínio e manutenção do imóvel. 

    Ações

    As ações são os ativos com maior potencial de rentabilidade no longo prazo entre os demais disponíveis no mercado financeiro e por isso são interessantes como investimento para aposentadoria.

    Portanto, sobretudo para quem começa a planejar a aposentadoria cedo, as ações podem ser muito importantes para a valorização da carteira de investimento, além de existir a possibilidade de distribuição de dividendos.

    É válido ressaltar sempre a importância da diversificação entre os setores econômicos das empresas, além de diversificar a carteira de investimento com diferentes tipos de ativos.

    Como começar a investir para aposentadoria?

    Para começar a planejar como e onde investir para aposentadoria, é importante se perguntar algumas questões, como:

    • Quanto da minha renda atual eu posso destinar para o longo prazo?
    • Com que renda desejo me aposentar?
    • Com que idade planejo me aposentar?

    Respondida essas questões, o individuo pode ter uma melhor noção de como começar, desde já, independente da idade no momento, a se planejar para sua aposentadoria.

    Evidentemente, no início da jornada do trabalhador, a renda obtida através do exercício do trabalho será menor, o que resultará em uma menor porcentagem destinada à aposentadoria na maioria dos casos.

    Portanto, a evolução da renda, assim como a evolução da porcentagem destinada à aposentadoria, deve ser incorporada no planejamento de longo prazo do investidor.

    Esse artigo te ajudou a entender melhor o investimento para aposentadoria? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *