Acesso Rápido

    Casa de análise: quais são as melhores? Vale a pena contratar?

    Casa de análise: quais são as melhores? Vale a pena contratar?

    Quem deseja começar a investir em ações, mas não sabe quais ativos escolher, uma casa de análise pode servir como um guia na tomada de decisão.

    Afinal, uma casa de análise conta com diversos profissionais do mercado financeiro aptos para recomendar ativos e produzir relatórios para auxiliar o investidor na hora de montar sua carteira de investimento.

    O que é uma casa de análise?

    A casa de análise de investimentos, ou casas de research, são empresas cujo objetivo é criar relatórios e conteúdos sobre o mercado financeiro e seus produtos, os quais auxiliam seus clientes a investir na bolsa de valores.

    Além disso, vale destacar que o corpo profissional deste tipo de negócio é formado por pessoas com especialização e amplo conhecimento acerca da área. 

    Ou seja, os analistas de mercado das casas de análise precisam ter certificações para indicar ativos ou prestar consultorias. 

    A principal certificação necessária para uma casa de análise é o CNPI, a certificação de analista de valores mobiliários, onde os profissionais podem recomendar ativos na Bolsa, como ações, fundos imobiliários, ETFs, entre outros.

    Principais serviços de uma casa de análise

    A função de uma casa de análise é auxiliar o investidor na hora de investir no mercado de capitais. Assim, os analistas certificados buscam identificar as melhores oportunidades de investimentos no momento. 

    Portanto, uma casa de análise pretende fornecer ferramentas para ajudar seus clientes em sua jornada de investimentos.

    Assim, os clientes que contratam os serviços das casas de research têm acesso a uma série de produtos.

    Contudo, dentre as opções existentes, é possível destacar os relatórios, pois são estes que trarão um retrato do mercado em quais são bons negócios naquele período. 

    E, dentre os relatórios mais frequentes em uma empresa deste tipo, é possível destacar alguns como:

    Carteira Recomendada  de ações

    Os relatórios de indicação de ações são um dos mais buscados entre os clientes de uma casa de análise 

    Afinal, é através desse documento que os analistas certificados indicam quais ativos financeiros eles acreditam que têm potencial de valorização.

    Além disso, os relatórios costumam conter justificativas sobre o porquê daquelas ações serem bons negócios. 

    Relatório macroeconômico

    O relatório macroeconômico traz análises referentes a conjuntura dos pais e seus principais indicadores econômicos. 

    Isso porque este é o tipo de documento que analisa diversos aspectos que impactam o mercado, como a estrutura política econômica, mercado internacional, política econômica interna, entre outros temas.

    Em geral, são estudos mais aprofundados que abordam projeções de variáveis econômicas como e dados como expectativa de inflação, projeção para o IPCA, variações na taxa de câmbio, entre outros.

    Relatórios sobre diferentes estratégias de investimento

    Inicialmente, vale destacar que a casa de research pode ter uma política de investimentos.

    Assim, é comum encontrar tanto empresas que foquem em investimentos no longo prazo, quanto aquelas que buscam indicar investimentos voltados para o curto prazo, como é o da casa de análise day trade.

    Dessa forma, o investidor pode buscar o negócio que melhor se encaixa em seu perfil de investimentos. 

    Por exemplo, caso ele busque investir seu patrimônio no setor imobiliário, existem negócios que focam seus relatórios na análise dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs).

    Do mesmo modo que é possível encontrar negócios que ofereçam relatórios para renda fixa, variável, entre outros produtos que estão disponíveis no mercado de capitais. 

    Experimente nossas assinaturas com RISCO ZERO

    Quero experimentar por 7 dias

    Para quem uma casa de análise é indicada?

    Uma casa de análise serve para todos os investidores que preferem investir com o auxílio de um profissional do mercado financeiro.

    Isto é, os serviços de uma casa de análise indicados para alguns tipos de investidores como aqueles que estão começando a investir e desejam ter o auxílio de um profissional certificado.

    Ou até mesmo, investidores experientes, mas que não tem tempo para fazer análises sobre todos os cases da bolsa. 

    Assim, as casas de análise são de grande utilidade para quem está iniciando sua jornada no mundo dos investimentos. Especialmente porque o conteúdo disponibilizado costuma ser didático e as análises servem para dar maior segurança aos investidores no momento de realizar uma operação.

    Nesse contexto, as principais casas de análise costumam ter conteúdos feitos por especialistas da área. Além disso, é comum que estas empresas abordem diferentes temas acerca do setor, atendendo a demanda de diferentes perfis de investidores.

    Por isso, mesmo que o investidor já possua grande experiência no mercado financeiro ou já invista há bastante tempo, os relatórios de uma casa de análise podem servir como suporte na tomada de decisão. 

    Afinal, existem especialistas dedicados a estudar cada setor da bolsa, o que seria difícil de ser feito por um investidor que não atua no mercado financeiro.

    Principais casas de análise do Brasil

    Do mesmo modo que o número de investidores na bolsa de valores cresceu nos últimos anos, a quantidade de casas de análise do país também acompanhou essa expansão.

    Dessa forma, antes de escolher uma empresa deste tipo, é necessário considerar diversos fatores como a estratégia adotada por cada casa de análise, quais são os relatórios disponibilizados, quem são os analistas certificados e qual a avaliação dos usuários.

    Nesse sentido, vale conhecer algumas das principais casas de análise do Brasil como:

    Suno Research

    A Suno Research foi fundada no ano de 2016, por Tiago Reis, profissional com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro.

    Entre os objetivos para a criação da empresa, esteve o objetivo de auxiliar novas pessoas que desejavam investir seu dinheiro no mercado de capitais.

    • Data de fundação: 2016
    • Nota no Reclame Aqui: 9.4/10 (Jan/22)
    • Nota no Google Play: 3,5/5 (Jan/22)
    • Nota no Apple Store: 5/5 (Jan/22)
    • Nota no Google Maps: 4,4/5 (Jan/22)
    • Seguidores no Instagram: 647 mil (Jan/22)

    Empiricus

    Fundada no ano de 2009, a Empiricus é uma das casas de análise mais antigas do Brasil. 

    A empresa é fruto da parceria entre os sócios e ex-analistas do site Infomoney, Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden, Marcos Elias e Caio Mesquita, ex-diretor dos bancos BNP Paribas e banco Brascan respectivamente.

    Desde sua criação, a Empiricus trabalha, especialmente, com a comercialização de relatórios financeiros.

    • Data de fundação: 2009
    • Nota no Reclame Aqui: 8/10 (Jan/22)
    • Nota no Google Play: 4,5/5 (Jan/22)
    • Nota no Apple Store: 4,7/5 (Jan/22)
    • Nota no Google Maps: 4,4/5 (Jan/22)
    • Seguidores no Instagram: 441 mil (Jan/22)

    Eleven Financial Research

    A Eleven Financial Research foi criada no ano de 2015, por Adeodato Netto, profissional do mercado financeiro.

    Esta empresa produz e disponibiliza aos seus clientes relatórios de análises financeiras voltadas, especialmente, para produtos financeiros de renda variável.

    • Data de fundação: 2015
    • Nota no Reclame Aqui: —
    • Nota no Google Play: 3/5 (Jan/22)
    • Nota no Apple Store: 3,4/5 (Jan/22)
    • Nota no Google Maps: 4,6/5 (Jan/22)
    • Seguidores no Instagram: 63,1 mil (Jan/22)

    Levante 

    A Levante é uma casa de análise criada no ano de 2017, por Rafael Bevilacqua, economista que atuou anteriormente na área Equity Research.

    Com objetivo de auxiliar e atender investidores de diferentes perfis, a Levante possui relatórios financeiros voltados para diferentes produtos do mercado financeiro.

    • Data de fundação: 2017
    • Nota no Reclame Aqui: 7,8/10 (Jan/22)
    • Nota no Google Play: —
    • Nota no Apple Store: —
    • Nota no Google Maps: 4/5 (Jan/22)
    • Seguidores no Instagram: 152 mil (Jan/22)

    Nord Research

    Criada pelo engenheiro industrial Bruce Barbosa, no ano de 2017, a Nord Resarch é outra casa de análise que surgiu com o crescimento do mercado financeiro nacional.

    Entre os tipos de relatórios financeiros disponibilizados pelo negócio, a empresa da maior atenção aos produtos de renda variável existentes no mercado. 

    • Data de fundação: 2017
    • Nota no Reclame Aqui: —
    • Nota no Google Play: —
    • Nota no Apple Store: —
    • Nota no Google Maps: 4,8/5 (Jan/22)
    • Seguidores no Instagram: 158 mil (Jan/22)

    Vale a pena contratar uma casa de análise?

    Como visto ao longo de todo texto, a casa de research pode ser uma alternativa para diferentes perfis de investidores.

    Este tipo de negócio também atua como um facilitador para quem busca realizar investimentos na área, mas não possuem tempo ou conhecimento sobre mercado financeiro.

    Além disso, é um facilitador para que o investidor não perca muito tempo fazendo valuation ou mesmo investigando cada tipo de ativo, podendo assim, focar mais em sua profissão.

    Portanto, uma casa de análise pode ser uma alternativa interessante para quem busca investir na área com maior segurança e chance de sucesso. Não à toa é tão buscada por quem deseja saber como começar a investir. 

    Perguntas frequentes sobre as casas de análise
    O que são casas de análise?

    A casa de análise de investimentos, ou casas de research, são empresas cujo objetivo é criar relatórios e conteúdos sobre o mercado financeiro e seus produtos, os quais auxiliam seus clientes a investir na bolsa de valores.
    Assim, este tipo de negócio fornece conteúdos, como relatórios, boletins, artigos, entre outros, que visam auxiliar seus clientes em suas jornadas de investimentos no mercado financeiro.

    Como abrir uma casa de análise?

    Para se abrir uma casa de análise, é necessário que a empresa consiga autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
    Além disso, os profissionais que trabalham como analistas de investimentos devem ter a certificação da Associação dos Analistas Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), regulamentação exigida para exercer tal função.

    Quais são as principais casas de análise do Brasil?

    Entre as principais casas de research do Brasil, estão: Suno Research, Empiricus, Eleven Financial Research, Levante e Nord Research.

    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *