Twitter suspende permanentemente conta de Donald Trump

O Twitter suspendeu permanentemente a conta do presidente dos Estados Unidos Donald Trump nesta sexta-feira (8) por “risco de mais incitação à violência”, o que viola os termos de uso da plataforma.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“Após uma análise detalhada dos tweets recentes da conta @realDonaldTrump e do contexto em torno deles – especificamente como estão sendo recebidos e interpretados dentro e fora do Twitter – suspendemos permanentemente a conta devido ao risco de mais incitação à violência”, salientou a empresa de rede social em nota.

No comunicado, o Twitter ressaltou que deixou “claro” após o mandatário incitar apoiadores a impedir a confirmação de Joe Biden como o próximo presidente dos Estados Unidos, o que levou à invasão do Capitólio na quarta-feira (6), que mais incentivos à violência resultariam neste bloqueio.

Autoridades eleitas e líderes mundiais “não estão totalmente acima de nossas regras e não podem usar o Twitter para incitar a violência, entre outras coisas”, comunicou o Twitter na nota.

Tweets que levaram ao banimento de Donald Trump

Embora por conta da decisão da empresa de Jack Dorsey não seja possível acessar os tweets que levaram ao bloqueio da conta de Donald Trump, a empresa divulgou os detalhes das duas publicações que acabariam por se tornar as últimos do republicano.

A primeira, postada em 8 de janeiro de 2021, o presidente norte-americano publicou: “Os 75.000,000 grandes Patriotas Americanos que votaram em mim, AMERICA FIRST, e MAKE AMERICA GREAT AGAIN, terão um VOZ GIGANTE por muito tempo no futuro. Eles não serão desrespeitados ou ameaçados injustamente em nenhum sentido, modo ou forma!!!”.

Em seguida, Donald Trump postou em sua conta: “Para todos aqueles que perguntaram, eu não irei à Posse em 20 de janeiro”.

Segundo o Twitter, as publicação violam a Política de Glorificação da Violência, o que justificaria o banimento da conta permanentemente.

“Devido às tensões em curso nos Estados Unidos, e ao aumento na discussão global envolvendo as pessoas que invadiram violentamente o Capitólio em 6 de janeiro de 2021, esses dois tweets devem ser lidos no contexto de eventos mais amplos no país e no sentido no qual as declarações do presidente podem mobilizar diferentes públicos, incluindo para incitar a violência, assim como no contexto do padrão de comportamento dessa conta nas últimas semanas”, argumentou a empresa.

Ameaça de impeachment

Esse não foi o único golpe sofrido por Donald Trump nesta sexta-feira. Mais cedo, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse que o partido Democrata estava preparado para mover um processo de impeachment já nesta segunda-feira (11) se o republicano não renunciasse antes do fim do mandato.

“É a esperança do membros [do Congresso norte-americano] de que o presidente renuncie imediatamente. Mas se ele não o fizer, eu orientei o Rules Committee para se preparar para avançar com a 25ª emenda legislativa do congressista Jamie Raskin e uma moção de impeachment”, disse Pelosi.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O imbróglio envolvendo o presidente Donald Trump se dá após milhares de apoiadores do republicano invadirem os corredores do Capitólio após um comício no qual o mandatário incitou-os a impedir a confirmação de Joe Biden como o próximo presidente dos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião