Em semana cheia de resultados, S&P 500 futuro abre em queda de 0,13%

O S&P 500 futuro opera em queda na manhã desta segunda-feira (26), enquanto os investidores esperam uma enxurrada de resultados corporativos do primeiro trimestre deste ano. Cerca de metade das empresas do maior índice acionário norte-americano deverá apresentar seus números do período entre janeiro e março nesta semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Por volta das 7h48, o S&P 500 recuava 0,13%, a 4.165,88 pontos. A Nasdaq, por sua vez, caía 0,33%, para 13.880,38 pontos. A queda do mercado futuro ocorre em meio a mais uma alta das Treasuries, títulos do Tesouro norte-americano.

O rendimento do papel de 10 ano sobe para 1,577%, de 1,566% na sexta-feira. A nota chegou a atingir 1,749% no final de março, mas recuou em quatro das últimas cinco semanas. O mercado de títulos reage à expectativa de que o Federal Reserve (Fed) mantenha a tendência acomodatícia na política monetária nesta semana.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na quarta-feira, a autoridade monetária estadunidense decidirá sobre a taxa de juros, e a tendência é de manutenção. O mercado, contudo, aguarda as declarações dos integrantes do BC, inclusive do presidente Jerome Powell, sobre o futuro da economia do país. Na quinta, será realizada a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no primeiro trimestre.

Outro dado importante será revelado na sexta. Será divulgada a inflação ao consumidor e de renda dos estadunidenses. O aumento de preços na economia tem preocupado os mercados, marcando um verdadeiro cabo de guerra entre os investidores e o Fed nos últimos meses.

Contudo, a maior parte das atenções ficará voltada aos balanços corporativos. Tesla (TSLA34), Apple (AAPL34), Alphabet (GOGL34), Facebook (FBOK34), entre outras grandes empresas do S&P 500, mostrarão seus números dos primeiros três meses de 2021.

A volatilidade registrada nos mercados desde o início deste ano ocorreu em razão de uma uma percepção de que as companhias da “velha economia”, como instituições financeiras e utilities, se beneficiariam mais da reabertura econômica. Assim, as techs ficaram de lado. A Tesla, por exemplo, recua 0,05% no ano enquanto o S&P sobe 13%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

No mercado de commodities, o petróleo recua em meio à preocupação com a queda da demanda da Índia, após o forte avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no país na última semana.

S&P 500 e os mercados internacionais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h05:

As bolsas mundiais caminham para encerrar abril majoritariamente de forma positiva. O S&P 500 e os mercados internacionais também observam o desdobramento dos novos pacotes de estímulos do presidente Joe Biden e o impacto da pandemia no mundo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião