Norges Bank reduz participação acionária na Braskem (BRKM5) para 4,9%

O Norges Bank reduziu sua participação acionária na Braskem (BRKM5), para 16.979.932 ações preferenciais classe A, correspondentes a 4,921% do total de ações dessa classe emitidas pela empresa do ramo petroquímico. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (5), via fato relevante.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Em correspondência enviada à Braskem, o banco com sede na Noruega, destacou que a redução na participação acionária não visa alteração no controle acionário ou da estrutura da administração da companhia brasileira.

Segundo a instituição financeira, “a redução da participação societária teve por objetivo a mera realização de operações financeiras”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O Norges Bank foi fundado em 1816, sendo assim, completou 200 anos em 2016, de acordo com seu site.

Já a Braskem nasceu em 2002, após a integração da Copene, OPP, Trikem, Proppet, Nitrocarbono e Polialden, segundo conta a página da empresa na internet. No mesmo ano, as ações da petroquímica foram listadas na Bolsa de Valores de São Paulo e na Bolsa de Nova Iorque (Nyse). Em 2003, foi a vez dos papéis serem listados na da Bolsa de Madri.

Na última semana o mercado ficou atento à Braskem, após a companhia informar que dará início a um projeto no polo petroquímico de Triunfo, localizado no Rio Grande do Sul, para aumentar sua capacidade de produção de eteno verde.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A empresa petroquímica prevê um investimento de US$ 61 milhões, ao passo que espera uma adição de 60 mil toneladas por ano na produção de eteno verde. O insumo é produzido a partir do etanol de cana de açúcar e utilizado para produção de resinas mais sustentáveis.

A operação deve ser iniciada ao final do ano que vem, de acordo com fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Além disso, o projeto é parte da meta da empresa que busca reduzir  suas emissões de gases de efeito estufa em 15% até o ano de 2030, e assim alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Última cotação da Braskem

A ação da Braskem (BRKM5) encerrou a sessão de hoje em alta de 1,33%, aos R$ 30,53.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião