Grana na conta

Merkel diz que Alemanha está preparada para qualquer desfecho do Brexit

A chanceler alemã Angela Merkel tem uma reunião marcada com Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, na próxima quarta-feira (21). A reunião terá como pauta principal a saída do Reino Unido da União Europeia. O Brexit deve impactar outros países, como a Alemanha, mas Merkel afirmou que seu país está preparado.

Johnson deve usar como argumento, para uma negociação do Brexit, o fato de o Reino Unido ter a segunda maior economia da União Europeia. Caso não haja um acordo, no dia 31 de outubro o Reino Unido sairá repentinamente do bloco.

“Ficamos satisfeitos com qualquer visita, e você tem que conversar para encontrar boas soluções”, afirmou Merkel durante um debate no Ministério de Relações Exteriores da Alemanha.

“Estamos preparados para qualquer desfecho, podemos dizer isso, mesmo que não consigamos um acordo. Mas em qualquer caso farei um esforço para encontrar soluções, até o último dia das negociações”, assegurou Merkel.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

A líder de governo da Alemanha ainda afirmou que prefere que a saída do Reino Unido seja feita em acordo entre as partes (bloco e o país).

“Acho que é sempre melhor que a saída aconteça com um acordo do que sem. Mas, se isso não for possível, estaremos preparados para a alternativa também.”, finalizou a chanceler.

Veja também: Macri faz mudança no ministério da Economia para assegurar pacote anticrise 

Discurso de Johnson sobre o Brexit

O novo premiê britânico, Boris Johnson, afirmou que irá oficializar a saída do Reino Unido da União Europeia. Segundo ele, isso será feito até o dia 31 de outubro. A fala foi dita no primeiro discurso oficial do primeiro-ministro, no dia 24 de julho.

“Depois de 3 anos de indecisão em que o país foi prisioneiro dos antigos argumentos de 2016, estou aqui, na frente de vocês para dizer que os críticos estão errados. Vamos sair da União Europeia no dia 31 de outubro e faremos um novo acordo, e faremos uma parceria nova com o resto da Europa, baseada em comércio livre e confiança”, afirmou Johnson em seu primeiro discurso como primeiro-ministro.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião