Itaúsa (ITSA4): mudança no JCP pode ser ‘novo gatilho’ para destravar valor das ações, dizem analistas

Em nova análise sobre as ações da Itaúsa (ITSA4), analistas da Genial Investimentos destacaram sua visão positiva para os papéis, mantendo recomendação de compra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O preço-alvo da casa é de R$ 12,07, sendo que as ações da Itaúsa são negociadas na faixa de R$ 8.

“Com a visão mais parcimoniosa sobre a economia brasileira e cenário de juros, a Itaúsa deve seguir usando o desinvestimento de sua participação da XP para desalavancar a holding. Concluída a etapa mais intensiva de investimento, a empresa se prepara para uma fase de consolidação de suas participações atuais”, diz a casa.

“Em relação ao valuation, as ações da Itaúsa negociam com 22% de desconto em relação ao valor de mercado de suas participações. Após readequar sua alavancagem, a estratégia da Itaúsa segue em continuar repassando 100% dos proventos recebidos do Itaú e usar os proventos das outras investidas para fazer frente a todas outras despesas”, completa.

Com isso, analistas apontam que investir em ITSA4 é a maneira mais barata de se expor aos dividendos do Itaú (ITUB4).

“Ademais, acreditamos que eventualmente a implementação de um JCP modificado copiando o modelo europeu possa destravar valor positivamente para a Itaúsa diminuindo o desconto de 22%”, acrescenta a Genial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Portfólio da Itaúsa

Conforme descrito pela Genial, o portfólio atual da Itaúsa é composto por 8 empresas, sendo que o término do ciclo mais intenso de investimentos ocorreu faz pouco tempo, finalizado em 2022 com à aquisição da CCR.

“O momento atual do portfólio é de maturar as teses e desinvestir as ações da XP visando pré-pagar a dívida de 2025 para reduzir a alavancagem, fazendo com que o portfólio se consolide com 7 companhias, todas líderes em seus mercados”, diz a casa.

“Segundo a visão do CEO, Alfredo Setubal, as ações da XP devem ser integralmente vendidas até o 1S24 (saíram inicialmente de 15% de participação para atuais 2,7%). Apesar da diversificação do portfólio, o Itaú Unibanco representou 91,6% do resultado recorrente das empresas investidas no 1S23”, completa.

Conforme as declarações do CEO, a estratégia da Itaúsa não é gerir seu portfólio de investidas com um estilo de “buy and hold”, mas desinvestir ou aumentar participação ao longo do tempo quando entender necessário ou oportuno.

“Para acompanhar mais de perto suas investidas, a Itaúsa criou uma área de acompanhamento, diferentemente da área de M&A (fusões e aquisições) que cuidará da prospecção de novos negócios. Assim, no longo prazo, o portfólio da Itaúsa pode mudar gradualmente”, explica a Genial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião