Ibovespa inverte e estende baixa, puxado por setor bancário; Itaú (ITUB4) cai 2%

O Ibovespa, dando continuidade à cautela do último pregão, deu início a esta semana em baixa. Na tarde desta segunda-feira (28), o maior índice acionário da Bolsa brasileira virou a mão da abertura e recua com o noticiário macro agitado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Por volta das 13h25, o Ibovespa caía 0,38%, para 126.768 pontos. O dólar, por sua vez, opera em alta de 0,46% frente a moeda brasileira e é negociado a R$ 4,95. O DXY, índice do dólar, opera estável, com uma baixa de 0,02%.

Os investidores ainda reagem ao projeto de lei apresentado pelo Ministério da Economia à Câmara dos Deputados, no âmbito da reforma tributária, que implementa a tributação de dividendos além da alteração no imposto de renda para pessoa física e jurídica.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os temas que movimentam o Ibovespa nesta segunda

  • Bancos azedam com reforma;
  • BR Partners liderará privatização da Eletrobras;
  • Ultrapar amplia desinvestimentos.

Impacto da reforma tributária nos bancos

Em relatório, o Credit Suisse apontou as razões pelas quais entende que o projeto de lei apresentado na última sexta impactará os bancos, tanto privados como estatais.

O ganho líquido dos bancos privados pode ser de 3% a 4% menor em 2023, enquanto os estatais devem ser impactados em até 8%. No caso da Itaúsa (ITSA4), o lucro de 2023 pode ser até 3,9% menor.

A instituição suíça estima que o impacto no lucro dos bancos será negativo pois as novas tributações — seguidas do fim do JCP — superam a redução da alíquota do imposto de renda para pessoa jurídica. A reforma prevê que o IRPJ caia para 20% até 2023.

O setor bancário, que representa mais de 18% do Ibovespa, pesa sobre o índice no pregão. O Itaú cai quase 2%, ao passo que o Bradesco (BBDC4) recua 1,3%.

BR Partners dispara após vencer licitação da privatização da Eletrobras

O BR Partners (BRBI11) sagrou-se vencedor da licitação que avaliará a Eletrobras (ELET3) em seu processo de privatização.

A emissão das novas ações pelo governo, que deve sacramentar sua diluição no controle da empresa, está prevista para o início de 2022.

A avaliação econômico-financeira a ser preparada pelo BR Partners é uma das primeiras etapas para que a Eletrobras caminhe para sua capitalização. Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou o parecer da MP que autoriza a saída do governo do controle da companhia.

Recém chegada à Bolsa, as ações do BR Partners dispararam no início do pregão desta segunda, chegando a uma alta de 12%. Os papéis ordinários da Eletrobras, por sua vez, caem 0,4%.

Ultrapar vende participação na ConectCar à Porto Seguro

A Ultrapar (UGPA3) anunciou, na última sexta, que vendeu sua participação de 50% na ConectCar, empresa de meios de pagamento eletrônico que atua em pedágios, para a Porto Seguro (PSSA3) por R$ 165 milhões.

Com isso, a controladora da rede de postos de combustível Ipiranga amplia seu plano de desinvestimentos, contribuindo para “um portfólio de negócios mais complementar e sinérgico, com benefícios adicionais de maior foco de gestão e rentabilidade da companhia”.

“Com a venda da ConectCar a Ultrapar consegue alocar melhor seus esforços e capital em segmentos onde possui mais expertise e que há grande potencial de crescimento, como óleo e gás downstream“, comenta a Guide Investimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vale ressaltar que, em maio, a Ultrapar vendeu a Extrafarma à Pague Menos (PGMN3), e está próxima de vender a Oxiteno, que atua no setor químico.

As ações da empresa operam com uma alta de aproximadamente 1%, enquanto os papéis da Porto Seguro também avançam levemente.

Maiores altas do Ibovespa

As maiores altas do Ibovespa, por volta das 13h20, eram:

Maiores baixas do Ibovespa

No mesmo horário, as maiores baixas eram:

Bolsas mundiais

Além do índice Bovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:

Última cotação

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma queda de 1,74%, para 127.255,61 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião