Ibovespa: Petrobras (PETR3;PETR4) sobe em dia de decisão sobre petróleo

As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) sobem mais um dia com a expectativa das negociações da Organização dos Países Exploradores de Petróleo (Opep) e puxam o Ibovespa, o principal índice acionário da bolsa de valores de São Paulo (B3) para cima nesta quinta-feira (9).

Próximo das 12h00 (de Brasília), as ações preferenciais da Petrobras (PETR4), mais negociadas e sem direito a voto, subiam 3,98%, a R$ 18,01. Já as ordinárias (PETR3) tinham alta de 3,89%, a R$ 18,18. Já o Ibovespa subia 1,05%, aos 79.453 pontos.

Mais um dia, o mercado começa com expectativas positivas sobre a expectativa de um acordo para a interrupção da produção durante a reunião da Opep que ocorre nesta quinta.

Saiba mais: Entenda a atual crise do petróleo e seu impacto no mercado

A convocação da Opep para uma reunião em busca de uma trégua na guerra de preços do petróleo vem ajudando o Ibovespa a se recuperar das perdas recentes.

A reunião contará ainda com a presença de representantes do Canadá e da Rússia e terá como objetivo um acordo na guerra por participação no mercado de petróleo entre a Arábia Saudita, líder da Organização, e a Rússia.

Além disso, o mercado acionário brasileiro acompanha o bom humor internacional, com medidas de combate a crise do coronavírus (covid-19), e agentes do mercado financeiro visualizando uma saída para a pandemia.

Petróleo: Opep pressiona Brasil a cortar produção e anima Ibovespa

Outro fator que anima o mercado financeiro, auxiliando a alta do Ibovespa, é a possibilidade de a Petrobras cortar a produção de petróleo e, dessa forma, os preços aumentarem.

Nesta quinta, o jornal “O Globo” publicou que as conversas foram intensificadas nos últimos dias, mas o governo brasileiro ainda não tomou uma decisão. O intuito da medida é fazer com que o preço do petróleo aumente, dada uma queda na oferta ao mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-3.png

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia do Brasil, participou de uma longa reunião com o secretário de Energia dos Estados Unidos, Dan Brouillette. O aumento na cotação do preço dos barris da commodity também interessa ao mercado norte-americano.

De acordo com especialistas, um preço muito baixo do produto pode dificultar a extração do petróleo de xisto. Antes um dos maiores consumidores de petróleo no mundo, as fraturas e perfurações hidráulicas em campos de xisto converteram os Estados Unidos em um grande exportador. A expectativa de alta no preço ajuda o Ibovespa no momento.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno