Ibovespa inicia a semana em leve alta de 0,9% com Boletim Focus no radar

O Ibovespa inicia a semana em leve alta com a retomada da elevação de estimativas para a inflação deste ano e o avanço do coronavírus na principal economia do mundo no radar.

Por volta das 10h30, desta segunda-feira (29), o Ibovespa operava em leve alta de 0,9%, a 94.597,00 pontos. O mercado acionário está atento as novas expectativas do crescimento econômico do Brasil.

Além disso, segue no radar dos investidores a possibilidade de segunda onda do novo coronavírus (covid-19) nos Estados Unidos, crescimento de 6% no lucro das indústrias da China e o IGP-M que registrou alta em junho.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Boletim Focus

Os responsáveis pela elaboração do Boletim Focus voltaram a subir suas estimativas para a inflação deste ano. A nova projeção, divulgada nesta segunda-feira (29), é de um aumento nos preços na ordem de 1,63%, ante 1,61% da última semana.

Essa é a terceira semana consecutiva em que o Boletim Focus eleva as expectativas pela inflação de 2020. Há quatro semanas, os especialistas esperavam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fosse de 1,55% ao final deste ano.

Saiba Mais: Boletim Focus volta a subir expectativa pela inflação de 2020

De acordo com o relatório divulgado pelo Banco Central (BC), o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 será 6,54% menor em relação a 2019. Os especialistas voltaram a derrubar a estimativa pela economia brasileira após terem diminuído a queda esperada na última semana, quando ficou em -6,50%.

Pandemia

Os estados mais populosos dos Estados Unidos viram os casos confirmados da pandemia aumentar 30% na última semana, de acordo com informações da universidade John Hopkins. Enquanto a Flórida passa a fechar estabelecimentos novamente, o Texas interrompeu os planos de reabrir a economia — ao contrário de Nova York, onde crescem os avanços para a retomada dos negócios.

Os departamentos estaduais de saúde norte-americanos registraram mais de 45 mil novos casos na última sexta, liderados pela Flórida, Texas, Califórnia e Arizona, superando o nível de 36,18 mil de 24 de abril. O total de casos no país ultrapassou 2,5 milhões e número de morte subiu para 124.978.

China

O lucro das grandes empresas industrias da China registraram crescimento de 6% em maio na comparação com o mesmo mês em 2019. De acordo com os dados do Escritório Nacional de Estatísticas esse resultado indica uma melhora considerável ante a retração de 4,3% em abril. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2020, o lucro industrial do país recuou 19,3% na comparação de mesmo período.

O destaque foi a indústria de processamento de petróleo que aumentou 8,9% em maio em comparação de base anual. Os lucros no setor de energia avançaram 10,9% em maio, em comparação com a queda de 15,7% em abril.

IGP-M

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve alta de 1,56% em junho, contra o avanço de 0,28% em maio, conforme informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda.

O indicador acumula alta de 4,39% no ano e de 7,31% em 12 meses, bem acima da inflação oficial do país. Em junho de 2019, o índice havia subido 0,80% e acumulava alta de 6,51% em 12 meses.

Maiores altas e baixas

Última cotação

Ibovespa encerrou o pregão na última sexta-feira (26) em queda de 2,24%, a 93.834,492 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião