Ibovespa destoa do exterior e recua após dados de serviços; BRF (BRFS3) cai 3%

O Ibovespa opera em queda na tarde desta quinta-feira (14), ignorando o movimento positivo nos Estados Unidos e Europa com a temporada de balanços corporativos fazendo preço entre os investidores. O maior índice acionário da Bolsa brasileira reage ao noticiário interno.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Por volta das 14h35, o Ibovespa caía 0,30%, aos 113.121 pontos. No ano, o índice cai aproximadamente 5%. O dólar, por outro lado, tem leve alta de 0,02%, ainda ficand acima de R$ 5,50.

Nos Estados Unidos, também é um alívio o Índice de Preços ao Produtor (PPI) ter vindo abaixo do esperado, diferentemente do CPI. No acumulado de 12 meses, o avanço é de 8,6%, após o avanço de 0,5 ponto percentual em setembro ante agosto.

O que mais movimenta o Ibovespa hoje

  • Bolsonaro diz que quer privatizar Petrobras;
  • Setor se serviços sobe conforme o esperado;
  • Resultados corporativos nos EUA superam expectativas.

Após Lira, Bolsonaro comenta sobre privatização da Petrobras

Após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, sugerir a privatização da Petrobras em meio ao contexto de disparada dos preços do gás natural, o presidente Jair Bolsonaro voltou a tocar no assunto nesta quinta.

“É muito fácil [falar]: aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro. Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade. Vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer”, disse o presidente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Com isso, os papéis da estatal petroleira avançaram no início das operações no Ibovespa, após a abertura dos negócios na Bolsa. Os papéis desaceleraram e operam perto da estabilidade.

Também faz o preço das ações da Petrobras um relatório divulgado pelo Bank of America.

De acordo com a análise setorial do banco, a empresa deve se beneficiar do aumento do preço do petróleo ao longo de 2022 e entregar maiores dividendos, com diminuição da dívida no próximo ano.

Setor de serviços fica 7,1% abaixo do pico, mostra IBGE

O setor de serviços vem mostrando recuperação nos últimos meses, mas ainda operava em agosto 7,1% abaixo do ponto mais alto registrado em novembro de 2014, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta.

Os dados de serviços do IBGE integram a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) da instituição.

Os Serviços prestados às famílias estavam 27,1% abaixo do pico de outubro de 2013, enquanto os serviços de informação e comunicação operavam no patamar mais elevado da série histórica.

Os dados de serviços do IBGE integram a Pesquisa Mensal de Serviços da instituição.

Em agosto, o volume de serviços teve uma alta de 0,5% na comparação com julho, igualando a expectativa da agência de notícias Reuters e acumulando em cinco meses avanço de 6,5%.

“Vale destacar que o avanço robusto na comparação anual se deve a base de referência extremamente deprimida no ano passado, reflexo da restrição de mobilidade maior imposta pela pandemia em 2020”, comenta o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez.

“Por ora, as direções distintas materializada no recuo da indústria na semana passada, somado ao avanço abaixo da nossa estimativa dos serviços (apesar de ter peso mais relevante no PIB brasileiro) no fez manter a cautela e a perspectiva de crescimento em 4,5% da economia.”

B3 negocia aquisição da empresa de big data

A B3 (B3SA3) está em tratativas com a Neoway Tecnologia para adquirir 100% do capital social da empresa, que trabalha com big data analytics e inteligência artificial para negócios. As informações constam em fato relevante divulgado na manhã desta quinta.

Em documento, a empresa ressalta que os documentos definitivos da aquisição não foram celebrados ainda e que se trata apenas de uma potencial operação.

“A B3 reitera que a eventual assinatura dos contratos definitivos será objeto de Fato Relevante, nos termos da legislação e normas aplicáveis.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

O site Brazil Journal afirma que o anúncio sugere a companhia enxerga sinergias para adicionar uma nova linha de negócios à B3: a venda de produtos de dados. Segundo o site, esse serviço já é tendência entre bolsas de valores do  mundo inteiro.

A Neoway é a maior empresa de big data analytics e inteligência artificial para negócios da América Latina. Criada em 2002, a companhia já trabalha com 500 empresas de diferentes setores: financeiro, automotivo, de transporte, bens de consumo, construção civil, entre outras.

Maiores altas do Ibovespa

Confira as altas do índice Ibovespa, por volta das 15h15:

Maiores baixas do Ibovespa

No mesmo horário, as baixas do Ibovespa, eram:

Bolsas mundiais

Além do índice Bovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta com uma alta de 1,14%, aos 113.455,92 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião