Ibovespa abre em queda, com mercado voltado à agenda fiscal

O Ibovespa abriu em queda nesta quarta-feira (3), de olho na agenda fiscal do Brasil. Ontem, o índice foi positivamente influenciado pelo avanço nas negociações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial no Senado. A votação deve ocorrer hoje no Congresso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Por volta das 10h35, o Ibovespa recuava 0,33%, para 111.173 pontos. O aspecto que toma a atenção dos investidores refere-se às contrapartidas na renovação do auxílio emergencial.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, informações do Tesouro Nacional demonstram que 14 estados teriam condições fiscais para estabelecer estado de emergência fiscal e acionar iniciativas de controle de gastos, os chamados gatilhos. Uma delas seria o congelamento dos servidores públicos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Nos últimos dois dias, o mercado desconfia que o auxílio emergencial não terá nenhuma outra contrapartida fiscal, de controle de gastos. Temos notado uma tensão interna grande, o que não permite que acompanhemos o cenário positivo do exterior”, afirma Roberto Padovani, economista do banco BV.

Ainda no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em entrevista que o Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda será renovado pelo governo. O jornal Valor Econômico fala em renovação por mais cinco meses.

Por aqui, as atenções também são voltadas ao resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado. A economia encerrou o ano com uma contração de 4,1%, abaixo das projeções de analsitas, que esperavam por uma retração de 4,2%. Essa é a maior queda desde 1996.

“Embora seja um dado antigo, referente a um período distinto ao que estamos vivendo, é um importante balizador para o desempenho da economia em 2021”, disse Padovani.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Lá fora, as atenções são voltadas à expectativa pelo novo pacote de estímulos do presidente Joe Biden. A estabilização das Treasuries também é positiva para o mercado, beneficiando os ativos de risco.

“Ontem tivemos um dia de forte volatilidade com movimentos distintos entre os mercados, expressando a falta de informações. As declarações do Federal Reserve (Fed), contudo, ajudaram a trazer um humor mais positivo e é o que permanece nesta manhã”, comenta o economista.

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h45:

 

Mercados globais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça-feira com uma alta de 1,09%, a 111.539,80 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião