Ibovespa abre perto da estabilidade, reagindo a dados econômicos; taxa de desemprego sobe

O Ibovespa opera entre ganhos e perdas, procurando se recuperar da queda do último pregão. O mercado brasileiro acompanha Nova York, que corrige os preços após a leve alta de ontem e renovação de máximas históricas. Dados econômicos, no âmbito interno e externo, também chamam atenção.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Por volta das 10h37 desta sexta-feira (30), o Ibovespa subia 0,02%, para 120.071 pontos. O exterior também é pressionado negativamente por dados abaixo das expectativas na China. A atividade manufatureira em abril veio abaixo do esperado, colocando um ponto de interrogação na recuperação econômica do país.

A percepção do aumento da inflação volta a rondar os Estados Unidos, mesmo com os fortes resultados corporativos. Das 290 empresas do S&P 500 que relataram seus números do primeiro trimestre, cerca de 88% cumpriram ou superaram as estimativas dos analistas de Wall Street.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“O viés é negativo nos mercados internacionais. O temor na Europa é que a região entre em uma recessão técnica, após os resultados que devem ser divulgados ao longo do dia”, diz o economista do banco BV, Roberto Padovani. “O dia é de aversão ao risco, com Treasuries em alta e dólar fortalecido.”

O dado econômico do dia no Brasil é o aumento da taxa de desemprego. A taxa foi para 14,4% no trimestre móvel encerrado em fevereiro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta pelo IBGE.

O número de desempregados no País foi estimado em 14,4 milhões, o maior patamar na série histórica da Pnad Contínua. Em janeiro, a taxa de desemprego era de 14,2%.

As atenções no front interno também são voltadas para o leilão da concessão da Companhia Estadual de Água e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), no Rio de Janeiro. O evento contará com a presenção do presidente Jair Bolsonaro.

A concessão aconteceria na última quinta, mas foi suspensa. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou um projeto de lei que objetivava impedir o leilão, mas o governo do Rio e o Planalto conseguiram manter a programação.

O mercado de hoje também acompanha a estreia das ações do Modalmais (MODL11) na Bolsa. Esse foi o quarto IPO da semana, que também contou com uma série de desistências.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h45:

Bolsas mundiais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -0,51%
  • Londres (FTSE 100): +0,50%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,38%
  • Paris (CAC 40): -0,07%
  • Milão (FTSE/MIB): -0,43%
  • Hong Kong (Hang Seng): -1,97% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,81% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -0,83% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta com uma queda de 0,82%, a 120.065,75 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião