Ibovespa cai mais de 1% na abertura, reagindo a balanços e inflação nos EUA

O Ibovespa abriu o pregão desta quarta-feira (12) de forma negativa, reagindo a balanços corporativos internos e acompanhando a cautela nos mercados norte-americanos. O índice acionário devolve os ganhos do pregão na véspera, mas permanece estável na semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Por volta das 10h35, o Ibovespa caía 1,16%, para 121.543 pontos. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) norte-americano ficou em 0,8% em abril frente a março, bem acima das expectativas do mercado. A tendência de queda dos últimos dias temiam justamente um aumento da inflação.

Os ativos de risco do maior mercado acionário do mundo, sobretudo nas ações de tecnologia e de alto crescimento, sofrem com a precificação de uma elevação da taxa de juros antes do esperado pelo Federal Reserve (Fed). A maior parte das Bolsas mundiais acompanha o pessimismo desde ontem.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No âmbito interno, o mercado brasileiro continua a reagir à temporada de balanços corporativos. As maiores quedas do dia, de Banco Inter, Carrefour e Intermédica, refletem os números divulgados pelas empresas.

Por outro lado, a BR Distribuidora dispara mais de 7%. O lucro líquido da companhia avançou 110% no primeiro trimestre, para R$ 492 milhões. O volume total vendido cresceu 1,6% na comparação anual, para 9,33 milhões de metros cúbicos vendidos.

“A BR Distribuidoras obteve um ótimo resultado em virtude do aumento de receita, além de maior eficiência, o que possibilitou a redução de despesas operacionais”, diz a corretora Guide sobre o resultado da distribuidora. Esses aspectos elevaram as margens da empresa, fazendo com que a corretora atribuísse um impacto positivo sobre as ações.

O front político também segue no radar dos investidores. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid terá depoimento de Fábio Wajngarten nesta quinta. Ontem, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, disse que as falas do presidente Jair Bolsonaro vão em desencontro com o posicionamento da agência.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h37:

Bolsas mundiais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -0,71%
  • Londres (FTSE 100): +0,64%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,20%
  • Paris (CAC 40): -0,006%
  • Milão (FTSE/MIB): -0,03%
  • Hong Kong (Hang Seng): +0,78% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): +0,61% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -1,61% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça com uma alta de 0,87%, a 122.964,01 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião