Grana na conta

Ibovespa inicia em alta de olho na divulgação do PIB dos EUA

O Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (26) de olho no PIB dos Estados Unidos, Fed, reunião do Copom e produção da Petrobras.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava alta de 0,37  somando 103.032,90 pontos. O mercado segue atento a divulgação do PIB, do segundo trimestre, dos Estados Unidos.

Além disso, segue no radar dos investidores a divulgação dos balanços, a produção da Petrobras e a venda a futura venda da Liquigás e, também, a reunião do Copom que acontecerá na semana que vem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

Divulgação do PIB dos EUA e Fed

Os investidores esperam que o crescimento americano tenha uma queda significativa ante ao mesmo período do ano passado.

Entretanto, o Fundo Monetário Internacional (FMI) previu uma alta de 0,3% no PIB dos EUA em 2019. Isso porque no primeiro trimestre o país teve um crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Em contra partida, os conflitos comerciais entre Estados Unidos e China foram apontados como causa principal para a desaceleração econômica mundial.

Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA também influenciam diretamente na reunião do Federal Reserve, que ocorre no dia 31 de julho e irá decidir a taxa de juros do país.

Reunião do Copom

Especialistas esperam que o Copom decida por um corte nos juros na reunião que está marcada para o dia 31 de julho. Na última reunião do Comitê, o BC sinalizou que a reforma da Previdência era um passo essencial para o começo do corte da Selic.

No dia 19 de junho, o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) decidiu não alter a taxa Selic e deixá-la a 6,5%. Assim, foi a décima decisão consecutiva para manter os juros básicos no mesmo patamar.

Petrobras

A Petrobras divulgou nesta sexta-feira (26) os resultados de produção do trimestre. A petroleira teve uma alta de 3,8% na produção, comparado aos três primeiros meses do ano. Entretanto, ante ao mesmo período do ano passado, a empresa teve uma baixa de 1% no setor.

Apesar disso, a Petrobras reduziu sua meta de produção de petróleo, depois de quatro anos cumprindo os número iniciais esperados.

Depois de anunciar, nesta semana, a venda da participação na BR Distribuidora, a Petrobras deve se concentrar na Liquigás. A petroleira é dona de 100% da empresa de gás e começou o processo de venda em abril deste ano.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, na quinta-feira (25), o Ibovespa encerrou em queda de -1,41% a 102.654,58 pontos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião