EUA: Pedidos de auxílio-desemprego ficam abaixo de 400 mil na semana

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caiu 20 mil na semana encerrada em 29 de maio, a 385 mil, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira (3), pelo Departamento do Trabalho dos EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A redução foi maior que a esperada por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 393 mil solicitações. Essa foi a primeira vez que o indicador dos EUA ficou abaixo de 400 mil desde a semana de 14 de março de 2020, quando os primeiros efeitos econômicos da pandemia começavam a se espalhar.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O total de pedidos da semana anterior foi revisado em mil para baixo, a 405 mil. Já o número de pedidos continuados teve alta de 169 mil na semana encerrada em 22 de maio, a 3,771 milhões. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso.

Yellen vê economia dos EUA se recuperando mas ainda há “longo caminho”

Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse na semana passada que a economia dos EUA está se recuperando da pandemia, “mas ainda há um longo caminho pela frente”, e não será possível prosseguir com a retomada com um orçamento desenhado para o nível de gastos de 2010.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Desconsiderando a inflação, o nível do orçamento atual é o mesmo daquele promulgado em 2010, e agências de política crítica viram seus orçamentos cortados em até 20% desde 2016”, afirmou Yellen, em testemunho a deputados do Comitê de Apropriações da Câmara dos Representantes dos EUA.

Detalhando os “necessários repasses adicionais” ao Tesouro promovidos pela proposta orçamentária do presidente de Joe Biden, a secretária citou maiores gastos destinados à agência que lida com crimes financeiros do departamento, bem como a “instituições financeiras de desenvolvimento comunitário”.

Segundo ela, o orçamento de Biden também eleva os repasses ao Internal Revenue Service (IRS, o equivalente à Receita Federal do país). Os US$ 13,2 bilhões adicionais seriam destinados a gastos discricionários, além de outros US$ 417 milhões relacionados aos gastos do primeiro ano do plano de investimentos em seguridade social pretendido pelo governo dos EUA.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião