Grana na conta

Coronavírus: São Paulo pode adiar retomada das atividades econômicas

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que a retomada das atividades econômicas, prevista para o dia 11 de maio, pode ser adiada devido a baixa taxa de isolamento social. A medida foi adotada para evitar uma maior disseminação do novo coronavírus (covid-19).

O governador havia decretado quarentena, inicialmente de 15 dias, no dia 21 de março para conter o avanço do coronavírus no Brasil.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.

A taxa de isolamento social ideal é acima de 70%, entretanto ,a taxa de isolamento em São Paulo está em 48% desde a última quinta-feira (23). Diante disso, o governo se mostra preocupado com a propagação da nova doença.

Dória salientou que “com um índice de 48% de isolamento, não será possível realizarmos flexibilização na região metropolitana de São Paulo. Se os brasileiros que vivem nas cidades que compõem a região metropolitana e na própria capital de São Paulo, não fizerem o isolamento com índice mínimo de 50%, que foi a recomendação da Saúde e do Comitê de Saúde, nós revisaremos a decisão, a ser anunciada no dia 8 de maio de flexibilização gradual do isolamento na região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital”.

As taxas de isolamento social são aferidas através de dados de telefonia móvel, sendo que, 104 municípios paulistas com mais de 70 mil habitantes tem suas tendências de deslocamento monitoradas.

telefones serão usados para monitorar aglomerações durante a pandemia de coronavírus

No início de abril, cinco operadoras telefônicas e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTIC) anunciaram um acordo que usará dados celulares para monitorar pontos de aglomeração durante o período de pandemia.

Saiba mais: Coronavírus: Senado votará linha de crédito especial para micro empresas

Durante o período de isolamento social por causa do coronavírus o Ministério terá acesso aos dados que, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e com o Marco Civil da Internet, serão anônimos e organizados de forma agregada e estatística. Além disso as informações ficarão em uma nuvem pública, chamada “data lake”.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião