João Doria João Doria

João Doria

Perfil de João Doria
Idade 64
Nome Completo João Agripino da Costa Doria Junior
Nascimento 16/10/1957
Local de Nascimento São Paulo, Brasil
Filhos 1
Nacionalidade Brasileiro
Formação Jornalista e Publicitário
Ocupação Empresário e político
Fortuna R$ 189 milhões
Conhecido Como João Doria
Estado Civil Casado
Site Oficial https://www.grupodoria.com.br/
Redes Sociais Facebook Twitter Linkedin

Biografia de João Doria

Quem é João Doria?

João Doria é um importante empresário e político brasileiro, é ex-prefeito da cidade de São Paulo e o atual governador do estado de São Paulo. Ele é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) desde o ano de 2001. Além disso, é criador e presidente licenciado do Grupo Doria.

João Doria já foi secretário de Turismo de São Paulo, quando começou sua vida pública. Tempos depois, ele se tornou presidente da Paulistur durante a gestão de Mário Covas e presidente da Embratur quando José Sarney assumiu o governo brasileiro.

No PSDB ele acabou assumindo cargos importantes da política, como de prefeito da cidade de São Paulo e governador do Estado de SP.

História da família de Doria

João Agripino da Costa Doria Junior nasceu no dia 16 de dezembro de 1957 na cidade de São Paulo. Seus pais eram Maria Sylvia de Moraes Dias Doria e João Agripino da Costa Doria. Seu pai foi um publicitário responsável por criar o Dia dos Namorados no Brasil.

A origem da família Doria lhe rendeu fortuna no período colonial. Importante lembrar que os membros eram políticos e senhores do engenho na região Nordeste. Cassado no período da Ditadura Militar, João Doria viveu na França com os pais e o irmão.

A família precisou se exilar para Paris, na França, durante cerca de 10 anos. Isso ocorreu por conta da vida política de João Doria (pai) como deputado federal da Bahia. Ele acabou tendo seu mandato cassado pelo Ato Institucional nº 1, assim que ocorreu o golpe militar de 1964.

Apesar disso, Maria Sylvia voltou com os filhos para o Brasil, o que incluía João Doria (filho), ficando numa fábrica de fraldas em um bairro de São Paulo. No ano de 1970, João Doria se efetivou em um estágio de uma empresa de publicidade que pertencia a Flávio Corrêa. A ideia era que ele pudesse atuar no departamento de Rádio, TV e Cinema.

Trajetória de João Doria

João Doria
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Embora seja mais conhecido como gestor, Doria é formado em jornalismo e publicidade na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Entre as décadas de 1970 e 1980, trabalhou na extinta TV Tupi. Foi por lá que ele iniciou sua carreira no jornalismo de TV. Depois foi para a Bandeirantes, onde trabalhou entre 1979 e 1982 no mesmo cargo que anteriormente atuava.

Ele também foi diretor de comunicação da FAAP entre os anos de 1981 e 1983, e fez diversos cursos de gestão empresarial. João Doria foi editor de revistas impressas, assim como colunista e apresentador de TV.

Entre os programas que Doria fez parte estão nomes conhecidos como: O Aprendiz e Show Business, que foram exibidos pela Record TV, Rede TV, Band e a extinta Manchete. Entre os anos de 2007 e 2011, ele foi chairman da Casa Cor. Além disso, a partir de 2008, ele foi colunista da revista Isto É Dinheiro.

João Doria foi editor de muitos títulos e atuou na Doria Editora. As publicações dessa editora se voltavam para um público classe A, o que incluía diversos empresários, aproximando-o deste grupo. Entre os eventos que ele realizou, se inclui, por exemplo, o Meeting Internacional e CEO’s Family Workshop.

Nessa lista também se insere os Fóruns:

  • Nacional do Varejo;
  • De Comandatuba;
  • Brasileiro da Indústria de Alimentos;
  • De Infraestrutura e Logística;
  • Nacional do Esporte;
  • De Marketing Empresarial;
  • De Empreendedores.

Dória e a política

João Doria começou a carreira na política muito antes de ser prefeito de São Paulo. No ano de 1983, ele foi Secretário Municipal de Turismo e Presidente da Paulistur, isso enquanto Mário Covas era prefeito da cidade de São Paulo.

Na época em que José Sarney se tornou presidente do Brasil, Doria assumiu o controle da Embratur e do Conselho Nacional de Turismo. Já no ano de 2001, ele se filiou ao PSDB. Além disso, tornou-se opositor declarado do governo Lula em 2007, quando criou o movimento Cansei.

Governo de São Paulo

João Doria
Foto: Governo do Estado de São Paulo

João Doria assumiu a prefeitura de São Paulo em 2017. Ele venceu a eleição de forma incontestável ainda no primeiro turno, com 53,29% dos votos. Durante a campanha, ele repetiu a exaustão que não abandonaria a prefeitura para se candidatar ao governo do Estado.

No entanto, os planos de Doria acabaram mudando, e em 2018 anunciou sua candidatura para a vaga de governador de São Paulo. Foi uma eleição marcada por sua aproximação ao presidente eleito Jair Bolsonaro. Apesar disso, tempos depois, eles acabariam se tornando praticamente adversários políticos, sobretudo no período da pandemia no Brasil.

Apesar dessas polêmicas que marcaram a trajetória política de João Doria, ele foi eleito em uma disputa acirrada contra Márcio França, do PSB. Com isso, ele conquistou 51,75% do eleitorado. Na campanha eleitoral de 2018, ele declarou que seu patrimônio pessoal era de mais de R$ 189 milhões, sendo o candidato mais rico ao governo do Estado de São Paulo.

Ele tomou posse no dia 1 de janeiro de 2019 e teve como marco um discurso de renovação na política e de um governo que buscaria mais resultados. Enfatizou em sua fala que agora São Paulo teria um comando, e por esse motivo iam aconteceriam mudanças.

Vida pessoal de João Doria

Apesar de sua vida política que o fez muito conhecido, João Doria é muito lembrado no meio empresarial. Nesse sentido, ele foi fundador e presidente do Comitê Executivo do LIDE.

Este comitê, por sua vez, surgiu em 2003 e se trata de um Grupo de Líderes Empresariais, com mais de 1.700 empresas envolvidas. Importante destacar que essas empresas representam quase metade do PIB privado nacional.

Pela 4ª seguida, João Doria entrou para a lista de uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil e do mundo, segundo a revista ISTO É, durante o ano de 2012. Já no ano de 2018, ele recebeu o prêmio de “Brasileiro do Ano em Política”.

Foi considerado como um dos 100 líderes de melhor reputação do Brasil no ano de 2014, segundo pesquisa que foi publicada pela EXAME.COM no Brasil e elaborada pela Merco. 

Ganhou também o prêmio Person of The Year da Brazil American Chamber, durante o ano de 2018. Em sua vida pessoal, ele é casado com Bia Doria desde o ano de 1987 e tem 3 filhos: João Doria Neto, Carolina Doria e Felipe Doria.

O que achou da trajetória de vida de João Doria? Deixe nos comentários o que mais chamou sua atenção.

Ler mais

Perfis Relacionados a João Doria

Compartilhe sua opinião