Confiança empresarial atinge maior nível desde janeiro de 2014

A confiança empresarial registrou o maior nível desde 2014.

De acordo com o Índice de Confiança Empresarial (ICE), organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a perspectiva do empresário sobre a economia aumentou 1,9 pontos, chegando a 98 pontos. A escala é medida de zero a 200 pontos.

Saiba mais: IGP-10 inicia o ano com uma deflação de 0,26%, segundo a FGV

Foi a quarta alta consecutiva do indicador. Assim o índice alcançou o maior nível desde janeiro de 2014 (98,5 pontos).

Dentre os componentes da pesquisa, o Índice de Expectativas foi o que mais ajudou a puxar a alta do ICE. O indicador verifica a confiança do empresário para os próximos meses.

De acordo com o relatório divulgado pela FGV, a expectativa avançou 1,7 ponto, totalizando 104,5 pontos. É a sétima alta consecutiva.

Porém, o Índice de Situação Atual, que mede a confiança dos empresários no momento presente, caiu 0,1 ponto, indo para 90,9 pontos, encerrando uma sequência de duas altas consecutivas.

No total, houve alta em 65% da confiança os 49 segmentos que compõem o índice. Em dezembro, esse número havia sido de 61%.

Segundo a FGV, a alta da confiança foi percebida entre os empresários da indústria (2,6 pontos) e de serviços (3,6 pontos).

Saiba mais FGV: índice de inflação do aluguel sobe 0,01% em janeiro

Já o setor da construção civil manteve o mesmo nível comparado a dezembro. No entanto, a confiança do comércio caiu 0,2 pontos.

O pesquisador da FGV, Aloísio Campelo Jr., salienta que parte do otimismo vem das mudanças na política econômica e da reforma da Previdência.

Confiança da Indústria

A confiança da indústria, também medida pela FGV, subiu, alcançando o maior patamar desde de agosto de 2018.

De acordo com os dados divulgados na última segunda-feira (28), o indicador chegou a 98,2 pontos em uma escala de zero a 200.

Saiba mais: FGV: Índice de Confiança da Indústria é o maior desde agosto de 2018

Ai todo, 12 dos 19 segmentos industriais cresceram.

Tanto elevação da confiança empresarial quanto a confiança na indústria confirmam o cenário de otimismo causado pelas reformas.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião