Luciano Costa

Um governo fiscalmente responsável?

O novo governo não pode repetir os equívocos do segundo mandato do ex-presidente e de Dilma Rousseff na macroeconomia e no campo regulatório, pois isso colocaria a estabilidade econômica brasileira em risco

O resultado apertado da eleição presidencial deverá resultar em um governo de coalizão no qual o centro do espectro político, em especial PSDB e PMDB, estará representado por ideias e pessoas. O Congresso, os governadores do Sudeste e os apoios dos partidos devem levar a uma visão econômica ortodoxa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O desempenho mais forte do que o esperado de Bolsonaro deixa o Brasil dividido politicamente. Mas as condições iniciais do terceiro mandato de Lula são diferentes de 2022, tanto em termos de cenário global como em termos de ajuste fiscal.

O novo governo não pode repetir os equívocos do segundo mandato do ex-presidente e de Dilma Rousseff na macroeconomia e no campo regulatório, pois isso colocaria a estabilidade econômica brasileira em risco.

Por isso, espera-se um governo economicamente de centro. Entendemos que Lula buscará alguém para servir de negociador no Ministério, ou seja, um articulador para montar uma boa equipe e isolá-la das pressões e do fogo amigo.

A alta de juros nos Estados Unidos mudou o ambiente indulgente dos mercados em relação às expansões fiscais que prevaleceram entre 2010 e 2021. Na Inglaterra, o governo de Liz Truss durou apenas 45 dias depois de enveredar pelo populismo tentando evitar o necessário ajuste fiscal.

Lula sabe disso e é pragmático, fazendo seu desafio desviar da armadilha de trazer de volta as ideias e indivíduos associados à nova Matriz Econômica do período 2005-14, cujo fracasso gerou a maior recessão da história do país e única endógena.

O desafio fiscal também é consideravelmente mais complexo. Diferentemente de 2002, quando herdou o ajuste feito e só teve que perseverar, dessa vez a herança reflete a competição populista que caracterizou a campanha eleitoral.

O Brasil tem uma dívida grande, cara e curta, e a reação do mercado ao populismo na Inglaterra deixou uma lição valiosa. Paradoxalmente, as piores condições de contorno praticamente inviabilizam qualquer caminho que não assegure um superávit primário de, no mínimo, 1% do PIB em 2024, condição para que a relação dívida/PIB não seja explosiva.

Nos mercados, nossa expectativa é de que, assegurada uma conduta fiscal adequada no Brasil, a percepção do fim do ciclo de aperto de juros pelo Federal Reserve (Fed) nos Estados Unidos, esperada para o primeiro trimestre de 2023, tende a trazer um fluxo de recursos capaz de gerar uma alta significativa dos ativos brasileiros – desde que, conforme dito anteriormente, exista equilíbrio nas contas públicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No exterior, a continuidade das surpresas inflacionárias com o núcleo do CPI acima do esperado e geração de empregos aquecida – com níveis de desemprego nas mínimas históricas – mantiveram a curva de juros americana pressionada.

As Treasuries de dois e dez anos subiram 20 bps e 22 bps e atingiram os patamares de 4,49% e 4,05% ao ano, respectivamente, no final de outubro.

A percepção de que a campanha de alta de juros terminará com os Fed Funds em pelo menos 5% ao ano deveria manter os títulos de dez anos na faixa de 4% e 4,50% ao ano nos próximos meses.

Nas bolsas globais, os resultados das empresas acima das expectativas dos analistas e indicadores favoráveis da economia americana favoreceram a classe de ativos. O S&P 500, Dow Jones e Nasdaq subiram 8%, 14% e 3,9% respectivamente em outubro.

As incertezas geopolíticas e o corte de produção feito pela OPEP fizeram o preço do petróleo (WTI) subir 9,9% e atingir o patamar de US$ 86,5 o barril. O minério de ferro e o cobre, refletindo a manutenção de restrições devido à covid-19 e ausência de medidas de estímulo na China, caíram 17,4% e 1,1%.

O DXY caiu 0,5% em outubro, mas acumula forte alta de 16,6% no ano. Por outro lado, o ouro recuou 1,6% no período e acumula queda de 10,7% em 2022.

No mercado doméstico, a definição das eleições e a confirmação de um governo de centro juntamente com a trajetória de desinflação favorável nos próximos meses deverá elevar a precificação de cortes em 2023 e 2024, o que beneficiará os principais vértices de janeiro de 2024 e janeiro de 2025.

Na renda fixa doméstica, a dinâmica favorável da inflação e nossa expectativa de antecipação dos cortes que devem ser mais intensos que o esperado pelo mercado geram uma percepção de prêmio na curva.

Isso justifica posições aplicadas em contratos futuros de DI Janeiro 2024 e Janeiro 2025. A expectativa de alta dos juros das Treasuries de dez anos também tende a favorecer alocações em contratos futuros de janeiro de 2027.

Nos fundos imobiliários, a expectativa de cortes de juros e redução de risco mantêm a atratividade dessa classe de ativos com fundos de tijolo negociando com maiores descontos, gerando interesse renovado por parte dos investidores.

No mercado de renda fixa global, as surpresas inflacionárias e o mercado de trabalho aquecido reforçam a expectativa de elevação dos Fed Funds para pelo menos 5% ao ano, o que reforça a tese de posições tomadas em Treasuries de dois e dez anos.

Além disso, a expectativa da manutenção da postura hawkish do Federal Reserve mantém um viés positivo para o dólar frente ao euro.

No caso do real, a conclusão da eleição juntamente com a expectativa do anúncio da nova equipe econômica convidam o investidor a ter uma postura neutra em relação à moeda brasileira.

Na renda variável, o aperto da liquidez e a expectativa de menor crescimento global reduzem a valorização das empresas de commodities. O resultado eleitoral aumenta a probabilidade de políticas que sejam benéficas para empresas ligadas à educação, consumo e construção civil.

Por outro lado, companhias estatais possuem menor expectativa de valorização pela incerteza de como serão administradas.

Nas bolsas globais, a expectativa de elevação de juros pelo Fed justifica uma posição vendida em S&P 500 com alvo em torno de 3.500 pontos.

O crescimento moderado da economia chinesa no terceiro trimestre seguido de medidas de restrição contra a covid-19 e ausência de estímulos do governo preocupam e também convidam os investidores a se posicionarem contra o MSCI de emergentes.

Nas commodities energéticas, os cortes de produção anunciados pela OPEP e o início do inverno no hemisfério norte apontam para a manutenção de posição comprada no petróleo.

Nas metálicas, um menor crescimento da economia global e a frustração com relação ao anúncio de medidas de estímulo pela China sugerem uma postura neutra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop-1.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Luciano Costa
Mais dos Colunistas
Sandro Maskio Os desafios da questão fiscal no Brasil

Um dos principais temas debatidos nas últimas semanas deste novembro tem sido a dimensão do déficit primário das contas públicas do setor público, que ultrapassou 1% d...

Sandro Maskio
Piter Carvalho Começou o rali de fim de ano da Bolsa?

Será que já começou o rali de final de ano na Bolsa de Valores? Sim, e não precisou esperar dia 25 de dezembro para ele começar. Ano passado, por exemplo, ele começou ...

Piter Carvalho

Compartilhe sua opinião