Piter Carvalho

Últimas de Piter Carvalho

Começou o rali de fim de ano da Bolsa?

Será que já começou o rali de final de ano na Bolsa de Valores? Sim, e não precisou esperar dia 25 de dezembro para ele começar. Ano passado, por exemplo, ele começou …

Sonho de verão

O Brasil tem feito sua lição de casa e se esforçado para passar de ano, mesmo que seja com nota seis. O país conseguiu caminhar bem com o novo arcabouço fiscal que ent…

Brasil é o emergente da moda!

Brasil é o emergente da moda e decolou com bolsa de valores subindo nove semanas seguidas. Posso imaginar que logo sai a capa da revista Veja falando que mercado de aç…

Analista de retrovisor

Com tanta volatilidade no mercado financeiro fica difícil os portfólios de investimentos irem sempre bem e superarem os índices usados como parâmetros. Isso gera mais …

Aposentar é fácil?

Falamos na coluna de janeiro sobre as formas de planejar a tão sonhada aposentadoria. Muito importante planejar esse tão esperado momento, mas será que é fácil viver e…

Será que o PIB virou Pibinho?

O PIB de 2022 fechou com alta de 2,9% equivalente a R$ 9,9 trilhões, menor crescimento entre os seus pares e abaixo do propagado pelo ex-ministro da economia Paulo Gue…

Você planejou sua aposentadoria?

O maior sonho de quem atua na área de planejamento financeiro é que todos os brasileiros cuidem de suas finanças e invistam pensando em todos os momentos da sua vida, …

A imprevisibilidade das previsões

Muitos se atrevem a fazer previsões sobre o futuro da economia. Sou da tese de que elas só servem para gente errar e queimar nosso filme de economista. Para 2023 gosta…

O que fazer com o 13º salário?

Direito adquirido em 1962, o 13° salário começou no governo João Goulart e chegou a ser considerado desastroso para o país, devido às expectativas negativas do aumento…

O mistério da poupança

Não deve ser da sua época, caro leitor, mas muitos dos que hoje têm cabelos grisalhos cantaram hinos da propaganda da poupança na televisão. Domingo à tarde era o jing…

ANTERIOR 1 2