Gustavo Asdourian

Inflação, juros e fundos de papel mais resilientes

A combinação de inflação elevada e juros altos tende a impactar negativamente o mercado de FIIs, mas fundos de papel têm se apresentado como uma boa alternativa aos investidores do setor

O ano de 2021 foi marcado pela alta inflação, incertezas políticas, fiscais e, como forma de combate a estas forças, elevação da taxa básica de juros. Diante desse cenário, o Comitê de Política Monetária (Copom) encerrou a agenda de 2021 com a 7ª elevação consecutiva da taxa Selic, anunciando o novo patamar de 9,25% a.a. para o juro básico no país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A combinação de inflação elevada e juros altos tende a impactar negativamente o mercado de Fundos de Investimento Imobiliário (FII). Entretanto, as classes de FIIs conhecidas como fundos de papel têm se apresentado como uma boa alternativa aos investidores do setor.

A principal justificativa para esse comportamento atípico, se comparado com outras classes de FII, está ancorada na estratégia de investimento desse produto. O objeto principal de aquisição dos fundos de papel são, majoritariamente, títulos indexados por CDI ou algum índice inflacionário, geralmente IPCA, mais um spread.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Considerando os dados obtidos até o encerramento de novembro/21, a indústria de FIIs captou mais de R$ 39 bi em novas ofertas, sendo os fundos de papel responsáveis por 47% desse volume, equivalente a um montante total de R$ 18,4 Bi. Ainda, em linha com o aumento da relevância desse produto diante do cenário atual, os fundos de papel passaram a representar aproximadamente 38% do IFIX, uma alta de quase 10 pontos percentuais em relação à sua participação em 2020 e mais de 15 pontos percentuais quando comparado com 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/62893415-minicurso-fundos-imobiliários.png

Tanto pela correlação positiva entre CDI e a taxa básica de juros, quanto pelo cenário de alta inflacionária, tendo o IPCA dos últimos 12 meses acumulado 10,74% a.a. em novembro de 2021, os fundos de papel apresentaram um aumento significativo em seus dividendos, sendo atualmente uma das categorias mais rentáveis do setor. Dessa forma, essa classe tende a manter seu protagonismo ao longo de 2022 como uma boa alternativa para quem quer continuar com investimentos em FIIs e estar em um produto com a estratégia mais alinhada ao cenário macroeconômico de médio prazo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Gustavo Asdourian
Mais dos Colunistas
Fabio Louzada Fundos imobiliários: por que investir neles agora?

Recentemente, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juros, a Selic, para 10,75%. Esse é o menor patamar da taxa básica de ju...

Fabio Louzada
Luciano Fantin As potenciais consequências da não conformidade regulatória em fintechs 

Sua fintech deve trabalhar sempre com o intuito da plena conformidade legal e regulatória, e alinhada às melhores práticas de mercado. Não obstante isso, podem haver p...

Luciano Fantin

Compartilhe sua opinião