Luciano Fantin

Últimas de Luciano Fantin

Fintechs: uma grande revolução 

Estamos vivendo uma revolução, uma mudança de paradigmas. É um privilégio podermos fazer parte de um momento que futuramente será provavelmente estudado como uma grand…

As potenciais consequências da não conformidade regulatória em fintechs 

Sua fintech deve trabalhar sempre com o intuito da plena conformidade legal e regulatória, e alinhada às melhores práticas de mercado. Não obstante isso, podem haver p…

Reorganização regulatória das CTVM, DTVM e CC

Os escopos normativos relativos a diferentes assuntos, que abrangem as sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (CTVM), as sociedades distribuidoras de t…

Banco Central passa a exigir maior transparência nos gastos com cartão de crédito

Recentemente, temos acompanhado um extenso e complexo debate sobre gastos com cartão de crédito, ao redor de uma discussão entre bancos e credenciadoras. É o debate do…

O complexo problema do “parcelado sem juros” 

Recentemente, temos acompanhado uma miríade de artigos, propagandas, lives, reportagens, etc. sobre o quentíssimo tema do “parcelado sem juros” (PSJ), tema que acaba g…

A importância de ESG em fintechs no Brasil 

O termo fintech pode ser aplicado, de maneira ampla, a toda instituição que, no mercado financeiro, ofereça soluções inovadoras, proporcionando uma boa experiência aos…

A autorização para o câmbio nas instituições de pagamento

Tivemos, na última semana, uma importante novidade com a edição, pelo Bacen, da Instrução Normativa (IN) 397, que altera a IN 103/21. A norma divulga procedimentos, do…

Entre mudanças e resoluções: o conceito de fintechs no Brasil

A consolidação de sistemas de tecnologia financeira ocupa um espaço de destaque no Brasil e ao redor do mundo. Para se ter uma dimensão, de acordo com um estudo realiz…

ANTERIOR