Grana na conta

Carrefour (CRFB3) é retirado de índice de sustentabilidade da S&P Dow Jones

A S&P Dow Jones Indices retirou nesta terça-feira (8) o Carrefour Brasil (CRFB3) de um índice que reúne ações de empresas comprometidas com padrões de consciência ambiental, boa governança e postura social. As informações foram divulgadas pela agência Reuters.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

A decisão da joint venture entre as companhias que realizam o S&P 500 e o Dow Jones Industrial acontece depois de um escândalo envolvendo João Alberto Silveira Freitas, um homem negro espancado até morte em uma loja do Carrefour em Porto Alegre (RS).

A Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre abriu dois inquéritos civis para buscar reparação e investigar a política de direitos humanos no supermercado. Há ainda duas frentes de investigação criminais relacionadas ao episódio em curso no Ministério Público Federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

Na Justiça, o grupo foi acionado pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, que entrou com uma ação civil pública cobrando da rede de supermercados uma indenização de R$ 200 milhões por danos morais coletivos e sociais.

Carrefour após a morte de João Alberto Freitas

Após a repercussão do caso, o Carrefour anunciou o fim da terceirização dos serviços de segurança nas unidades do conglomerado.

“Após ouvir as proposições do Comitê Externo e Independente originadas de demandas históricas de organizações negras, o Carrefour, a partir do dia 14 de dezembro, inicia a internalização dos serviços de segurança. O processo de internalização começará pelos quatro hipermercados no Rio Grande do Sul, em um projeto piloto, incluindo a loja Passo D’Areia, em Porto Alegre”, informou a empresa em comunicado.

Os profissionais contratados serão preparados por empreendedores negros e receberão um treinamento sobre práticas antirracistas e voltado ao desenvolvimento de uma cultura de respeito aos direitos humanos.

Última cotação

As ações do Carrefour fecharam o pregão desta terça-feira em alta de 0,94%, cotadas a R$ 19,25. O Ibovespa também subiu, 0,18%, para 113.793,06 pontos.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião