S&P 500 futuro opera no vermelho, com mercado aguardando Fed

As bolsas mundiais operam em queda na manhã desta quinta-feira (4), indicando para mais um dia de perdas nos mercados acionários. O S&P 500 cai enquanto os investidores aguardam o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), acerca da pressão inflacionária observada nas últimas semanas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Por volta das 8h, o S&P 500 caía 0,52%, para 3.797,00 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 0,66%, para 12.597,50 pontos. O mercado global observa a guinada das Treasuries, títulos do Tesouro norte-americano, que tiveram seus rendimentos elevados nas últimas semanas.

O aumento das notas de 10 anos indicam que os investidores estão avessos ao risco, perdendo o apetite por ativos com maior incerteza, sobretudo empresas de alto crescimento e de tecnologia. No caso de um aumento nas taxas de juros referenciais pelo Fed, o custo de capital dessas empresas se tornaria maior.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Nesse sentido, segundo o jornal The Wall Street Journal, gestores de recursos norte-americanos acreditam que os juros podem ser elevados pela autoridade monetária antes do previsto inicialmente. Para eles, o novo pacote de estímulos na ordem de US$ 1,9 trilhão que está em vias de ser aprovado pelo Senado deve impulsionar a pressão inflacionária.

Para o Fed, mesmo que haja um aumento nos preços no curto prazo, as expectativas de longo prazo ainda estão sob controle. O representante do BC norte-americano irá se pronunciar hoje.

Outro destaque desta quinta é a reunião da OPEP+. O cartel deve chegar a um acordo para aumentar a produção com o objetivo de acalmar os ânimos dos investidores, que fizeram com que a cotação da commodity disparasse neste ano.

Segundo a Reuters, existe um cenário consensual de que o grupo pode absorver barris adicionais, embora alguns integrantes do cartel estejam prontos para aumentar a produção. Em 2020, o grupo enfrentou um ano difícil, dominado pelos maiores cortes de produção da história.

No Japão, o SoftBank caiu mais de 5%, pressionando a Bolsa do país para baixo em mais de 2%. Em Hong Kong, a gigante de tecnologia chinesa Tencent tombou 4%, enquanto o índice Hang Seng, do setor de tecnologia do país, recuou mais de 5%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Recuo do S&P 500 e bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h20:

As bolsas mundiais tomam certa cautela no início de março, da mesma forma em que encerraram fevereiro — de olho nas taxa de juros e inflação. O S&P 500 e os mercados norte-americanos observam o desdobramento da nova bomba de estímulos proposta pelo presidente Joe Biden.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião