Anatel deve definir venda da unidade de fibra ótica da Oi (OIBR3) amanhã

A reunião do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para decidir sobre a anuência prévia à venda do braço de fibra ótica da Oi (OIBR3) à GloboNet e aos fundos geridos pelo BTG Pactual (BPAC11) acontecerá nesta quinta (5).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A definição, que deveria ter acontecido no dia 14 de abril, foi adiada após o pedido de vista do conselheiro Emmanoel Campelo, que alegou falta de tempo para analisar o processo de venda dos negócios de fibra ótica da Oi, porque a convocação do encontro aconteceu só um dia antes. Campelo prometeu agir com senso de urgência e levar o assunto de volta para a pauta.

Antes disso, o relator do processo, Vicente Aquino, apresentou um parecer favorável à concessão da anuência prévia à transação, sem impor exigências relevantes. Na sequência, o conselheiro Moisés Queiroz antecipou que seu voto será em linha com o do relator.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, não manifestou seu voto, mas a tendência é de que também acompanhe o relator, seu aliado no colegiado. Já o conselheiro Artur Coimbra não revelou sua posição.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Há, portanto, pelo menos três dos cinco membros favoráveis à transação, o que indica que a chancela é apenas questão de tempo.

A venda do braço de fibra ótica da Oi – batizado de V.tal – para o fundo de investimento do BTG Pactual (BPAC11) em conjunto com a Globenet Cabos Submarinos foi acertado no começo do segundo semestre do ano passado, por R$ 12,9 bilhões. A Oi ficou com 42,1% da subsidiária, enquanto os novos acionistas, com 57,9%.

Considerada peça-chave do plano estratégico da Oi, a venda do controle da subsidiária de fibra ótica servirá para desafogar parte das dívidas, além de alimentar investimentos nas operações das redes de banda larga após a venda das redes móveis.

Cotação da Oi

Por volta das 13h10, a ação da Oi apresentava queda de 2,63%, negociada a R$ 0,74.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião