Acesso Rápido

    Como ficar rico com investimentos? 3 passos para conseguir

    Como ficar rico com investimentos? 3 passos para conseguir

    Uma das formas de alcançar o sucesso na vida financeira é por meio do universo de investimentos. Sendo que para ficar rico com investimentos o indivíduo precisa ter disciplina e planejamento financeiro para reservar parte da sua renda e destiná-la aos seus aportes.

    Assim, a dica básica é basicamente reservar e investir mensalmente, de modo que no longo prazo o indivíduo poderá usufruir dos benefícios de seus anos de investimentos. No entanto, muitos investidores ainda ficam na dúvida sobre, na prática, como ficar rico com investimentos.

    Como ficar rico com investimentos?

    Como foi colocado, a resposta para como ficar rico com investimentos pode ser respondida de maneira simples. Isso porque para alcançar esse sucesso financeiro o investidor deverá reservar parte de sua renda e, obviamente, investir com constância em produtos de investimento, como em:

    Quanto maior a reserva de renda do indivíduo, maiores também os aportes nesses produtos, e assim será possível ficar rico com investimentos mais rapidamente. Já para aqueles que não conseguem economizar tanto assim para fazer os aportes, a riqueza com os investimentos levará mais tempo.

    Contudo, é preciso deixar claro que, independente dessa lógica, a maior parte dos indivíduos poderá conseguir ficar rico com investimentos. Para isso, será preciso de constância e, principalmente, de tempo.

    Isso porque, quanto maior o tempo que o capital fica aplicado, mais ele sofre os efeitos dos juros compostos — responsáveis pela multiplicação do recurso investido. Com isso, mesmo aqueles que possuem pouco recurso têm a possibilidade de, no longo prazo, ficar rico com investimentos.

    Já no caso daqueles que possuem mais recursos para investir no presente, a riqueza chegará mais rapidamente. Todavia, é preciso ressaltar que ao contrário do que se observa constantemente no mercado financeiro, não existem fórmulas secretas ou alternativas de enriquecimento rápido e fácil.

    Por isso, o ideal é se afastar ao verificar propagandas apelativas com promessas de dinheiro fácil. Afinal, elas normalmente são armadilhas para dar golpes e enganar investidores, deixando mais longe a possibilidade de ficar rico com investimentos.

    Exemplo de como ficar rico com investimentos

    Ao saber que não é preciso investir muito recurso para ter sucesso nos investimentos, muitos indivíduos procuram por provas e um exemplo de como ficar rico com investimentos. Afinal, será que vale realmente a pena investir pequenas quantias de dinheiro?

    Para se ter ideia do poder do tempo nos investimentos, veja abaixo o patrimônio acumulado de um indivíduo que investiu 200 reais por mês com rentabilidade de 1% ao mês ao longo das décadas:

    como ficar rico com investimentos

    Mesmo com um investimento mensal de R$200,00 o investidor que possui paciência e constância é capaz de ficar milionário com investimentos. Obviamente, para isso é preciso disciplina, mas vale lembrar que a maior parte dos brasileiros já espera o mesmo período acima de 40 ou 50 anos para conseguir uma aposentadoria pública, pelo INSS.

    Além disso, é preciso lembrar que o investidor pode sempre começar com pequenas quantias, como 50, 100 ou 200 reais por mês, e depois ir aumentando seus aportes. Afinal, deve-se também investir em conhecimento para o indivíduo poder se profissionalizar e ter ganhos maiores no futuro.

    Passo a passo para ficar rico com investimentos

    como ficar rico com investimentos

    Depois de entender o poder dos juros compostos e de perceber que realmente qualquer um pode ter sucesso com os investimentos, surge uma importante questão. Isto é, qual seria o passo a passo para ficar rico com investimentos?

    Infelizmente, não há uma resposta pronta tão simples para essa pergunta. No entanto, existem etapas comuns que todo investidor deve passar para conseguir ter sucesso ao longo de sua jornada como investidor.

    Abaixo, portanto, um passo a passo básico de como iniciar o caminho para ficar rico com investimentos:

    Analisar as alternativas de investimentos

    A primeira etapa que todo investidor que deseja ficar rico com investimentos deve passar é da análise das alternativas de investimentos. Isso porque existem centenas, e até mesmo milhares, de possibilidades no mercado.

    São fundos de investimentos, papéis de companhias com capital aberto na bolsa, cotas de FIIs, títulos de renda fixa de crédito público, de crédito privado, entre tantos outros produtos. Por isso, é preciso que o investidor analise as suas possibilidades para encontrar as melhores opções.

    Para isso, é preciso, em primeiro lugar, definir alguns pontos, como:

    • O objetivo do investimentos;
    • O prazo esperado para o investimento;
    • A aversão ao risco do investidor;
    • O conhecimento do investidor sobre o investimento.

    Dependendo do objetivo, do prazo, do conhecimento e do risco tolerado pelo investidor, as melhores alternativas de investimentos vão se alterar. Contudo, de modo geral, para aqueles que desejam ficar ricos com investimentos, os produtos de longo prazo e com maior risco relativo costumam ser mais indicados, como as ações da bolsa de valores.

    Isso porque, como o indivíduo investirá por muito tempo, sem precisar do recurso no curto prazo, é possível tolerar um pouco mais de risco para obter um retorno maior. Assim, com uma rentabilidade financeira mais elevada, será possível atingir o sucesso nos investimentos mais rapidamente.

    Definir uma carteira de investimentos

    Depois de avaliar os diversos produtos do mercado e entender quais são aqueles que mais fazem sentido para o perfil do investidor, o próximo passo é definir uma carteira de investimentos.

    Com um portfólio definido, o investidor poderá se organizar mais facilmente para realizar seus aportes mensais. Assim, todos os meses ele deverá escolher algum investimento de sua carteira para aumentar a sua participação, seja comprando mais cotas de fundos, papéis de empresas ou títulos no mercado.

    Investir com constância

    Por fim, mas não menos importante, o último passo que deve ser seguido é investir com constância. Pode parecer óbvio, mas a maior parte dos investidores não levam a sério essa questão, já que no curto prazo os efeitos dos investimentos podem parecer pequenos.

    Em outras palavras, o investidor deve permanecer confiante com o efeito dos juros compostos no longo prazo e não desistir no meio do caminho. Afinal de contas, os grandes resultados virão com a inexorável passagem do tempo.

    E então, conseguiu entender melhor sobre como ficar rico com investimentos? Deixe abaixo suas dúvidas ou comentários sobre esse assunto.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Moisés 20 de agosto de 2021

      Começando agora nos investimentos!!Em busca da sonhada liberdade financeira.

      Responder