Resumo da Semana: Carrefour compra BIG, CEOs do Google e Facebook vão à Câmara dos Deputados, Itaú e XP voltam a se desentender e Rodrigo Limp é indicado para assumir a presidência da Eletrobras

O índice Ibovespa encerrou a última semana registrando 114.780,62 pontos, o que representou, na última sexta-feira (26), uma variação positiva de +0,91%. Na semana, o principal índice de ações negociadas na bolsa de valores brasileira teve uma desvalorização de aproximadamente -1,23%. Em 2021, o índice segue negativo, com uma baixa de -3,55% até o momento.

Já o Ifix – o índice de referência dos Fundos de Investimentos Imobiliários – encerrou a última sexta-feira (26) aos 2.817,70 pontos, o que representou uma alta de +0,14% no dia. Na mesma semana e no acumulado de 2021, o índice performou: -0,05% e -1,8%, respectivamente.

Carrefour compra BIG

O Carrefour anunciou a compra do Grupo Big – antigo Walmart Brasil – por R$ 7,5 bilhões. O pagamento será realizado 70% em dinheiro e 30% em ações, juntando dois dos três maiores players do varejo alimentar do Brasil.

  • O negócio, que está “sujeito a eventuais ajustes nos termos dos documentos da transação” pode criar um gigante do varejo com potencial faturamento de R$ 100 bilhões anuais.
  • A aquisição será analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). As partes esperam que o veredito seja dado até 2022.
  • De acordo com o Carrefour, o negócio expandirá sua presença em regiões onde tem pouca penetração, como o Nordeste e Sul do País.
  • “A complementaridade dos dois grupos enriquecerá o ecossistema de produtos e serviços do Carrefour Brasil, que atualmente atende mais de 45 milhões de clientes, e ampliará a sua base de clientes com a adição de mais de 15 milhões de clientes do Grupo Big”, afirma o fato relevante.

CEOs do Google e Facebook vão à Câmara dos Deputados

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e Sundar Pichai, CEO do Google participaram de audiência na Câmara dos Deputados norte-americana para discutir sobre as políticas para eliminar a desinformação nas plataformas.

  • A reunião com os executivos do Facebook, Twitter e Google foi liderada pelo Subcomitê de Comunicações e Tecnologia da Câmara.
  • De acordo com o memorando, as empresas “operam algumas das mais influentes plataformas de mídia social, alcançando bilhões de usuários em todo o mundo. Como resultado, estão entre as maiores plataformas para a disseminação de desinformação e conteúdo extremista”.
  • A audiência ocorre após um pedido de deputados do partido Republicado a Frank Pallone Jr., presidente do Comitê de Comércio e Energia.

5 AMOSTRAS SUNO RESEARCH

Itaú e XP voltam a se desentender

O cabo de guerra entre Itaú e XP Investimentos continua – agora nas redes sociais. Em publicação, o fundador da corretora, Guilherme Benchimol, apresentou um extenso cálculo que questiona os sistemas de fidelidade dos bancos tradicionais.

  • Segundo Benchimol, por meio de sua conta pessoal no LinkedIn, as desvantagens escondidas, como altas taxas e pagamentos somente em milhas, fazem com que seja necessário “cortar a relação com o banco”, fazendo alusão ao cartão lançado pela XP Investimentos, onde propagandas mostram usuários literalmente cortando cartões de bancões com tesoura.
  • O Itaú não quis deixar barato. Em resposta ao fundador da XP, o diretor executivo do Itaú, Carlos Formigari, afirmou em outra publicação que também é necessário corrigir equívocos de um de “nossos concorrentes”.
  • “Com o aumento da concorrência, é natural que cada marca queira defender seu produto. Porém, há de se prezar pelas informações corretas para que o consumidor – sem ser induzido a erros – decida quem vai ter sua preferência”.
  • O Executivo do Itaú rebate as premissas utilizadas nos cálculos de Benchimol, como o uso do dólar para a conversão de pontos ou as amarras para troca das milhagens, salientando as facilidades proporcionadas pelos planos de fidelidade do Itaú, como acesso a áreas VIP nos aeroportos, seguros e desconto na locação de carros.

Rodrigo Limp é indicado para assumir a presidência da Eletrobras

O Conselho de Administração da Eletrobras decidiu por recomendar Rodrigo Limp Nascimento para uma vaga no colegiado. A intenção é que ele assuma uma cadeira no conselho para que, posteriormente, possa ocupar o cargo de presidente da estatal – uma vez que fazer parte da mesa é um precedente para chegar ao posto.

  • Limp foi indicado à presidência pelo Governo Federal, controlador da Eletrobras. Ele é, atualmente, secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia e foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre março de 2018 e maio de 2020.
  • O candidato ao posto de presidente da Eletrobras é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e possui MBA em administração de empresa de energia elétrica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, é mestre em economia do setor público e pós-graduado em direito regulatório, estes dois títulos concedidos pela Universidade de Brasília (UnB).

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO