Acesso Rápido

    Rateio em IPO: descubra como funciona e os diferentes tipos

    Rateio em IPO: descubra como funciona e os diferentes tipos

    Um dos cuidados que o investidor precisa ter em mente ao reservar cotas ou ações de empresas que estejam programando seu IPO é a demanda. Isso porque se houver rateio, é provável que o número de reservado não seja adquirido integralmente.

    Nem todas as ofertas passam por rateio, mas as grandes costumam enfrentar este cenário. Afinal, muitos investidores veem ali uma possibilidade de ganho.

    O que é rateio?

    Rateio, no mundo dos investimentos, é a divisão da reserva das empresas que abriram IPO ou follow on. Ele é gerado pelo aumento da demanda pelos papeis de uma companhia, sejam eles ações ou cotas. Quando maior a procura por eles, melhor para a empresa.

    Mas, antes de entender o que é este rateio, é preciso entender como é feito o processo de oferta destes papeis na bolsa de valores.

    Como funciona o IPO?

    O IPO é a sigla para Oferta Pública Inicial, ou seja, quando a empresa abre capital para investimentos na bolsa de valores. Em geral, ela passa a oferecer partes do negócio em forma de ações.

    Mas este processo é complexo e demorado. Isso porque o negócio precisa passar por vários processos de auditoria interna e externa, bem como adequações às exigências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

    Tanto para demonstrar a licitude do negócio e de suas práticas de mercado, quanto para estabelecer o valor médio das suas ações (bookbuilding) e quantas serão distribuídas no mercado.

    E isto precisa ser feito antes de a oferta na bolsa ocorrer de fato. Afinal, as ações precisam chegar com uma quantidade e preço definido para os investidores em potencial.

    Entretanto, pode ser que a demanda do mercado seja maior do que a quantidade de papéis oferecidos pela companhia. Assim, nasce a necessidade de fazer o rateio em IPO.

    Porém, a prática também pode ser feita em follow on, quando uma empresa que já passou por IPO decide voltar a ofertar novos papeis na bolsa.

    Como funciona um rateio?

    Quando este excesso de demanda acontece, a reserva de cotas definida pela empresa para oferta na bolsa precisa ser dividida. Assim, quando o investidor for comprar o papel, comprará um número menor do que o desejado inicialmente.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Digamos que o objetivo era a aquisição de 300 cotas. Porém, se a demanda for muito grande, esse número, reservado anteriormente, será dividido com outros investidores, com o rateio da oferta.

    Para a empresa esse movimento é benéfico porque representa um aumento no valor dos papéis. Afinal, a relação de preço e demanda também existe no mercado de investimentos.

    Mas é preciso cuidado. Há casos em que os investidores, acreditando que haverá rateio, fazem um pedido alto demais para o que ele realmente pode bancar. Uma estratégia que pode dar muito errado.

    Tipos de rateio

    O rateio dos papéis pode ser feito de três formas diferentes:

    • Rateio linear;
    • Rateio por ordem de chegada;
    • Rateio no Método tradicional.

    O rateio linear, também conhecido como método igualitário e sucessivo, distribui as ações de acordo com a demanda e independente da quantia solicitada na reserva. A ideia é que todos os interessados recebam cotas.

    Neste método, os pequenos investidores conseguem adquirir papeis, mesmo em disputa com grandes players do mercado.

    No rateio por ordem de chegada, como o nome sugere, os primeiros a emitires as ordens de compra levam mais cotas (de acordo com o que foi solicitado). Desta forma, quem chegar por último levará um número menor de papeis.

    Já no rateio no método tradicional, o rateio é feito de forma proporcional. Assim, quanto maior a reserva, menos papeis esse investidor perderá.

    Esta prática é mais simples, mas prejudica o pequeno investidor, fazendo com que o principal volume de ações fique com os grandes negociadores.

    Para te ajudar entender melhor estas nuances, a Suno Research criou um ebook gratuito sobre como começar a investir na bolsa.

    Foi possível saber mais sobre rateio? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *