Acesso Rápido

    Abertura do mercado: saiba quando começa o pregão de negociação da B3

    Abertura do mercado: saiba quando começa o pregão de negociação da B3

    Todo investidor que deseja fazer negociações na bolsa de valores precisa ficar atento aos horários de funcionamento da B3. Assim, existe um período específico para realizar cada operação.

    Desse modo, saber como funciona a abertura do mercado é importante não apenas para quem trabalha neste meio, mas também quem investe. Ou até mesmo quem deseja acompanhar a cotação das suas aplicações em tempo real.

    O que significa abertura do mercado?

    O termo abertura do mercado é usado para determinar o início das negociações na bolsa de valores. Nesse período, investidores podem fazer operações financeiras de compra e venda de ativos de acordo com cada estratégia.

    Assim, o horário de abertura da b3 é o mesmo em todo o Brasil. Entretanto, a abertura do mercado pode ser alterada por conta dos feriados na cidade de São Paulo (sede da bolsa de valores brasileira, B3) e o horário de verão dos EUA.

    Há quem considere o horário de abertura do mercado de ações como um momento para aplicar alguma estratégia de investimento – principalmente por quem pratica day trade ou swing trade.

    Como é dividida a abertura de mercado da B3?

    Além disso, o horário de funcionamento da B3 é dividida em cinco partes:

    • Cancelamento das ofertas;
    • Pré-abertura;
    • Negociação;
    • Call de fechamento;
    • After-market.

    Ou seja, para cada operação na bolsa de valores existe um horário específico. Assim, todo investidor que deseja investir no mercado financeiro precisa conhecer os períodos de funcionamento da bolsa e abertura do mercado.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como funciona a abertura do mercado?

    Certamente, todo investidor que deseja aprender como começar a investir na bolsa precisa conhecer os horários de funcionamento da B3 e as operações permitidas em cada período.

    Cancelamento de oferta

    O cancelamento de oferta é um período reservado para o investidor que deseja cancelar as ofertas registradas no home broker. Desse modo, esse momento dura 15 minutos, entre 9:30 às 9:45.

    Pré-abertura

    A pré-abertura acontece 15 minutos antes do pregão regular, entre 9:45 e 10h. Ele é reservado para o ”leilão” de ações, isto é, para formação do preço de abertura do ativo, o que gera transparência e equilíbrio no mercado.

    Negociação (Pregão)

    Esse é o período do pregão regular, ou seja, quando ocorrem as negociações na bolsa de valores. Assim, o horário de abertura do mercado se inicia às 10h e encerra às 17:55.

    Call de fechamento

    O call de fechamento ocorre após o pregão regular entre 17h55 e 18h00 ou entre 17h55 e 18h15. Assim, nesse período acontece o leilão de fechamento para determinar o preço de ajuste dos ativos. Além disso, só podem participar do call de fechamento os ativos que compõe a carteira teórica do índice Ibovespa.

    After market

    O after market é um período ”extra” de negociação de ativos na bolsa de valores logo após o call de fechamento. Por certo, foi um horário criado para dar acesso aos pequenos investidores.

    Novo horário de abertura do mercado de ações

    No mês de novembro de 2020, a B3 alterou os horários de funcionamento da bolsa de valores brasileira e abertura do mercado. A alteração foi feita por conta do fim do horário de verão nos Estados Unidos, assim será possível acompanhar a bolsa de Wall Street.

    Certamente, é preciso considerar que existem muitas movimentações financeiras na B3 vindas de investidores estrangeiros, por isso essa alteração é importante. A principal mudança é a extinção do after-market, desse modo o pregão da bolsa de valores (B3) se inicia as 10h e encerra as 17:55.

    O after-market, como são conhecidas as negociações realizadas após o fechamento da bolsa, isto é, de 17h25 até as 18h. Contudo, por conta do novo horário de abertura do mercado, não haverá negociações no after-market.

    Horário de funcionamento da B3

    Assim, o novo horário da abertura do mercado de ações vai funcionar da seguinte maneira a partir de novembro:

    InicioFim
    Cancelamento de oferta9:309:45
    Pré-abertura9:4510:00
    Negociação (Pregão) 10:0017:55
    Call de fechamento17:5518:00

    Esses horários se referem ao mercado a vista, fracionário, BOVESPA Mais e mercado de balcão organizado.

    Contudo, o mercado a termo funciona apenas no período de negociação, de 10h às 18:25. Além disso, o mercado de opções e ETFs apresentam o mesmo horário do mercado á vista, entretanto, o call de fechamento se encerra às 18:15. Já as opções sobre índice de ações as negociações finalizam as 17:50 e logo em seguida começa o call de fechamento, que encerra as 18:15.

    Desse modo, ficou claro que o investidor precisa estar atento aos horários de funcionamento da B3 caso deseje investir na bolsa de valores.

    Restou alguma dúvida sobre a abertura do mercado e o horário de funcionamento da B3? Deixe nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Valdinea Lessa Camacho 26 de maio de 2021

      Invisto em acoes na Easynvest. Tinha em 25/5/21 17300 acoes VIVR3.
      Em 26/5/21 apareceram na minha carteira 5510 da VIVR1 , sem eu ter comprado!
      O que pode ter acontecido? Erro da corretora ou bonificacao?
      Como posso saber?
      Grato pela resposta

      Responder