Call de fechamento: como funcionam os últimos minutos de pregão na bolsa?

Além de dominar conhecimentos sobre economia, finanças e investimentos, quem quiser ter sucesso no mercado de ações também precisa entender como ocorre o próprio funcionamento da bolsa de valores. Alguns momentos durante o pregão podem ser cruciais para comprar ou vender determinado ativo – e, por isso, o investidor deve saber como proceder em cada situação. Esse é caso, por exemplo, do call de fechamento.

Por encerrar as negociações do dia, o call de fechamento concentra um alto volume de operações – sendo assim um dos momentos mais decisivos em um dia de pregão na bolsa de valores.

O que é call de fechamento?

O call de fechamento são minutos finais de um dia de negociação na bolsa de valores, a B3. Também conhecido como leilão de encerramento, ele acontece durante os últimos cinco minutos que antecedem o término do pregão. Logo, o horário do call de fechamento vai das 17h55 até às 18h00 durante a maior parte do ano.

Durante esse período, a negociação no pregão entra em um modo especial, ocorrendo sobre a forma de leilão. Porém, diferente do leilão de pré-abertura, o call de fechamento possui tempo de duração limitado e só permite a participação de determinados papéis.

Qual o objetivo do call de fechamento?

O call de fechamento acontece para determinar o preço de ajuste dos contratos no término do pregão, de acordo com mesmas regras utilizadas para o fixing no Sistema Eletrônico de Negociação. Dessa forma, o fechamento de preços do dia é processado com mais transparência.

Logo, com o call de fechamento, as últimas negociações de determinados ativos naquele dia aconteçam de forma mais justa, permitindo que todos os investidores acompanhem e participem do fechamento do papel.

PLANILHA DE CNPJS FIIS

Quais papéis fazem parte do call de fechamento?

As regras para participar do call de fechamento são semelhantes com o que acontece durante a negociação no after market. Ou seja, só fazem parte do call de fechamento ativos que façam parte das carteiras teóricas dos índices da B3 – como o Ibovespa, por exemplo.

Além disso, também entram no call de fechamento algumas séries de opções apresentam maior liquidez de negociação, conforme for divulgado pela própria Bolsa.

Porém, em alguns casos a própria bolsa pode determinar a entrada de uma ação em particular para participar do call de fechamento do dia. Mas para que essa exceção aconteça, a bolsa deve informar ao mercado inclusão desse ativo no call de fechamento pelo menos 30 minutos antes dele começar.

Como funciona a negociação durante o call de fechamento?

As operações no call de fechamento funcionam da mesma forma que as negociações normais durante o pregão. Ou seja, o processo de fechamento de negócios ocorre de acordo com o cruzamento das ofertas de compra e venda que são registradas. São respeitados a prioridade de preço (maior preço na compra, e menor preço na venda têm prioridade) e ordem cronológica de registro.

Segundo a própria B3, estima-se que a bolsa chega a negociar de 5% a 10% do seu volume diário apenas nos cinco minutos do call de fechamento. Uma das explicações para isso diz respeito a um tipo de ordem de compra e venda muito comum no mercado, onde o investidor opta por negociar determinados ativos no preço de fechamento (oferta MOCMarket on Close), ou a um percentual do volume total negociado no dia do ativo.

Como o preço de fechamento e o volume total do dia ainda só são definidos quando o pregão termina, esse tipo de transação só é realizada no final do dia, durante o call de fechamento.

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
15 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Gabriel Lima 16 de agosto de 2019
    A suno está me ajudando demais no aprendizadoResponder
    • Suno Research 19 de agosto de 2019
      Sempre bom ler isso. Forte abraço!Responder
  • Vítor Tavares 30 de agosto de 2019
    Olá Thiago, sou assinante da Suno, invisto em ações há alguns meses, porém hoje foi a primeira vez que acompanhei o fechamento do mercado. Possuo duas ações em uma determinada corretora, com preços (aprox.) de R$19,00 e R$8,00, que hoje, por volta das 17h (Acho que alguns minutos depois), tiveram uma valorização, respectivamente, de 80% e 20%. Estava acompanhando as cotações pelo app de outra corretora, logo após essa valorização, os preços normalizaram, e em nenhum momento, no site da corretora onde possuo os ativos, constou no preço dos ativos essa valorização. Minha dúvida é: por que ocorreu uma variação tão grande no preço dos ativos e como posso aproveitar essas oportunidades no futuro, se houver a possibilidade de fazê-lo. Agradeço desde já! Parabéns pelo excelente trabalho.Responder
    • Diim Santos 13 de maio de 2020
      Também percebi isso ... tenho a mesma duvida... vejo grandes oportunidades, mas quero entender o quanto se pode administrar o risco nesses momentos.Responder
      • Francisco 16 de setembro de 2020
        Entrei no site para tirar essa dúvida e não foi explicada exatamente a parte que interessa. Por que o preço de compra sobe e o de venda desce. E como podemos participar. Já testei dando um lance de compra bem alto as 16h55m01s e ele só foi executado após lances de compra abaixo do meu preço.Responder
  • marcos 6 de fevereiro de 2020
    ohhhhhhh parabens voce explicou tudo, todo mundo entendeu.....Responder
  • EDSON 26 de março de 2020
    Ola Thiago! Bom dia. Pode me explicar porque uma ação no final do pregão o seu último valor negociado é bem maior que o valor de fechamento???Responder
  • Ivan 9 de abril de 2020
    Muito bem escrito e explicado, ParabénsResponder
  • José Soares 15 de abril de 2020
    Excelente. Algumas dúvidas foram sanadas com esses esclarecimentos. Parabéns SunoResponder
  • Diim Santos 13 de maio de 2020
    Que conteúdo bom, de boa compreensão e estimula a curiosidade. Me ajudando a tomar um norte!Responder
  • Rose 27 de agosto de 2020
    Ótima explicação. Obrigado pessoal.Responder
  • Marlon 2 de dezembro de 2020
    Tem que corrigir o horário do fechamento, não é mais esseResponder
    • Suno Research 3 de dezembro de 2020
      Olá, Marlon! Tudo bem? Obrigado por nos avisar. Acabamos de corrigir para 18h. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • Andre 19 de janeiro de 2021
    A SUNO Analítica é a ferramenta gratuita mais prática e completa que existe na internet para compra de ações, e toda vez que busco informações acabo num artigo da SUNO. Se um dia eu fizer uma assinatura, com certeza vai ser aqui!Responder
    • Suno Research 26 de janeiro de 2021
      Olá, André! Tudo bem? Que incrível! Obrigado pela mensagem e pelo feedback. Ficamos felizes em ajudar! Atenciosamente, Equipe Suno.Responder