Margem de Lucro: como calcular e analisar esse indicador?

A margem de lucro é um indicador fundamental para entender como determinada empresa está atuando no mercado.

De fato, ao entender a margem de lucro, é possível entender o lucro líquido que uma empresa terá no final de suas operações.

O que é margem de lucro?

Margem de lucro, por definição, é a porcentagem adicionada aos custos totais de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda.

Portanto, se existe uma métrica financeira essencial que é preciso entender muito bem, para que seja possível definir os preços de vendas dos produtos ou serviços de uma empresa, essa métrica é a margem de lucro.

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Sendo assim, a margem de lucro é o indicador norteador para analisar uma empresa. Ele que vai informar quais produtos dentro de uma cadeia são os mais lucrativos para uma empresa.

Dessa forma, essa métrica está muito ligada à formação de preços, lucratividade e vantagens competitivas que uma empresa tem na venda de seus produtos.

Para que serve a Margem de Lucro?

Primeiramente, nota-se que a principal função da margem de lucro está na otimização das vendas de seus produtos ou serviços.

Uma vez que, através do seu cálculo, é feito a inclusão dos custos envolvidos e o acréscimo sobre os custos na formação do preço final de venda, vê-se sua importância.

Portanto, a margem de lucro é de vital importância para o sucesso das empresas, sendo necessário saber avaliá-la para ver sua rentabilidade.

De fato: um empresário que não sabe suas margens não tem como estipular o preço de venda dos seus produtos.

Dessa forma, esse empreendedor não terá um guia que consiga levá-lo até o lucro operacional, o que faz boas empresas prosperarem.

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Quais os tipos de Margem de Lucro?

Existem quatro tipos de margem de lucro:

  • Margem de Lucro Bruta;
  • Margem de Lucro Líquida;
  • Margem de Lucro Operacional;
  • Margem de Contribuição.

1. Margem Bruta

Primeiramente, a margem de lucro bruta é a rentabilidade da empresa frente a seus investimentos.

2. Margem Líquida

Por outro lado, a margem de lucro líquida é o indicativo de quanto a empresa lucrou frente ao que entrou como receita em seu caixa.

3. Margem Operacional

Além disso, a margem de lucro operacional mostra o quanto da receita de uma empresa foi alcançada exclusivamente através de suas operações.

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4. Margem de Contribuição

Por fim, a margem de contribuição consiste no quanto do lucro será destinado para que a empresa cubra com suas despesas fixas.

Como calcular margem de lucro?

Primeiramente, para calcular a margem de lucro é bastante simples, é preciso calcular a diferença entre o faturamento obtido com as vendas do produto ou serviços e os custos de execução de toda a cadeia de produção.

Portanto, a formula é dada da seguinte maneira: lucro bruto = receitas totais – custos dos produtos vendidos).

Além disso, é preciso calcular a margem de lucro bruto que será um valor percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total.

Sendo assim, sua formula é: margem de lucro = lucro bruto / receitas totais

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Por exemplo: um empresário decidiu abrir um negócio de serviços de táxis e ele descobriu que uma viagem média da sua sede a um determinado ponto da cidade custa cerca de R$ 50,00, incluindo todos os custos com gasolina e funcionários.

Portanto, com esse número em mãos, esse empresário decidiu estipular um valor de cobrança de R$ 80,00 para realizar esse trajeto, o que resultaria em uma margem bruta de 37,5%.

Por fim, para chegar a essa porcentagem, é preciso fazer o seguinte: dividir o lucro pela receita total e multiplicar o resultado por 100.

Para ajudar no aprendizado, é possível discriminar as operações: R$ 80 de receita total, R$ 50 de custos, R$ 30 de lucro.

Por fim, a margem de lucro é calculada: R$ 30,00 / R$ 80,00 = 0,375 x 100 = 37,5%

Portanto, a margem bruta dessa empresa será de 37,5%.

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Como encontrar a margem de lucro ideal?

Uma vez que margens altas podem significar uma maior segurança financeira para a empresa, investidores buscam por empresas com essa característica, se perguntando qual seria a margem de lucro ideal de uma companhia.

No entanto, é preciso estar atento para o fato de que, dependendo do setor, as margens podem variar de forma significativa.

Por exemplo: no setor do varejo, onde há pouca diferenciação entre os concorrentes, os competidores desse mercado acabam se diferenciando pelo preço. Portanto, as margens nesse setor tendem a ser mais baixas.

Entretanto, no setor tecnológico, onde diversas empresas oferecem soluções únicas, é comum ver margens muito mais elevadas.

Sendo assim, é preciso avaliar cada caso separadamente, uma vez que margens mais elevadas costumam refletir em preços mais caros em suas ações.

Por fim, fica claro que não há regra para qual a margem que uma empresa deve ter, sendo necessário analisar margem de lucro em cada caso.

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Como a Margem de Lucro pode ser uma vantagem competitiva?

Por fim, é preciso entender que a margem de lucro é o valor que o empresário deverá fornecer a um investidor ou banco, quando for indagado sobre a sua lucratividade.

Portanto, para esses financiadores, o tamanho do lucro propriamente dito não importa, pois eles estão interessados no grau de eficiência da empresa na hora de gerir os seus custos e na otimização dos preços de vendas.

Dessa forma, ao se olhar os demonstrativos financeiros de uma empresa, não se deve procurar dar muita ênfase para o crescimento propriamente dito dos lucros da mesma.

De fato: ao invés disso, é preciso perceber se a margem de lucro da organização se expandiu ou retraiu.

Sendo assim, esses números irão dar um guia bastante importante sobre o grau de eficiência de uma empresa em comparação às outras concorrentes do seu setor, mostrando a existência ou não de uma vantagem competitiva.

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    Tiago Reis
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    2 comentários

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    • EMILIA BALMER 2 de junho de 2020
      MUITO ESCLARECEDOR PARA MINHA PROVA DO DO ENADEResponder
    • EMILIA BALMER 2 de junho de 2020
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