Acesso Rápido

    ICB: entenda como funciona o Índice de Commodities Brasil

    ICB: entenda como funciona o Índice de Commodities Brasil

    Assim como vários outros importantes índices do mercado financeiro, o ICB pode ser de grande relevância para o investidor brasileiro.

    Desta forma, é interessante entender o que é o ICB e qual a sua utilidade para os investidores do mercado de capitais nacional.

    O que é o ICB?

    O ICB é o Índice de Commodities Brasil, portanto, reflete o desempenho deste determinado mercado.

    Como os demais índices do mercado financeiro, pretende-se que índice ICB sirva como referência para que os agentes do mercado possam analisar a situação dos negócios que lidam com commodities em suas atividades.

    E-book: Investir em Fundos de Investimento

    Baixe gratuitamente nosso ebook aprenda como escolher e investir nos melhores Fundos de Investimento do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    As commodities são de extrema relevância dentro da bolsa de valores brasileira . Afinal, várias empresas de alto valor de mercado operam no mercado de commodities, como é o exemplo da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3).

    Como é a composição do Índice de Commodities Brasil?

    No ínicio dos anos 2000, a até então BM&F Bovespa, atualmente B3, lançou o índice de commodities IBC.

    Evidentemente, para a composição deste indicador, são utilizadas as principais commodities do mercado nacional.

    A composição do ICB pode ser feita por diversas commodities, como:

    • Boi gordo;
    • Café;
    • Soja;
    • Milho;
    • Açúcar;
    • Petróleo;
    • Ouro;
    • Álcool anidro;
    • Entre outros.

    O critério para o peso de cada commodity na composição do índice é o nível de produção nacional e a liquidez, sendo o último critério o mais relevante.

    Além disso, para poder integrar ao índice, é necessário que a commodity tenha sido negociada em, pelo menos, 80% dos pregões da bolsa.

    Conhecer os índices do mercado financeiro brasileiro é essencial para investir bem. Quer começar a investir bem na bolsa? Então baixe o Ebook manual do investidor.

    Histórico do ICB

    No ano de 2004, o índice ICB estava próximo do valor de 10 mil pontos. Apenas um ano depois, em 2005, chegou a um valor próximo a 18 mil pontos, representando uma grande alta no setor em um curto período de tempo.

    No entanto, as commodities formam mercados que são extremamente sazonais e que passam por ciclos de alta e baixas.

    Assim, ao analisar o histórico do ICB, é possível observar alta volatilidade do índice, sobretudo no curto e médio prazo.

    Nos primeiros meses de 2020, o índice registrou um valor próximo a 29 mil pontos, que constata uma das maiores altas deste índice.

    É possível investir no índice ICB?

    Alguns índices do mercado financeiro, como é o caso do Ibovespa, por exemplo, possuem investimentos que tentam replicar o rendimento do indicador.

    Contudo, isto não ocorre com o índice de commodities do Brasil, logo não é possível investir diretamente no rendimento deste índice.

    Mesmo assim, é importante lembrar que o índice tem grande implicação para os investimentos, já que traduz informações relevantes sobre o mercado das commodities, mercado este que tem uma participação altamente significativa na composição do PIB do Brasil.

    Entendendo o comportamento das commodities, o investidor terá uma capacidade muito maior de analisar as empresas do setor e, assim, tomar melhores decisões de investimento.

    Este artigo te ajudou a entender sobre ICB, o índice de commodities Brasil? Deixe possíveis dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *