Acesso Rápido

    Fórum Econômico Mundial: como funciona esta reunião de negócios?

    Fórum Econômico Mundial: como funciona esta reunião de negócios?

    Discutir os caminhos da economia no mundo é um passo importante para entendermos o que está acontecendo em cada parte do globo e as propostas de cada país. Por isso, o Fórum Econômico Mundial se mantém até hoje.

    Anualmente, integrantes de todos os bloco econômicos se reúnem em Davos, na Suíça para participarem do Fórum Econômico Mundial.

    O que é o Fórum Econômico Mundial (FEM)?

    O Fórum Econômico Mundial (FEM) ou World Economic Forum (WEF) é uma organização internacional sem fins lucrativo que tem como objetivo é promover encontros entre empresários, líderes políticos e representantes culturais com o potencial para moldar as agendas industriais, regionais e globais.

    Nele, líderes de nações apresentam projetos que podem tornar seu país mais interessante para investimentos estrangeiros. Além disso, há conversas iniciais com pessoas com potencial para gerar novas parcerias econômicas.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Quando surgiu o Fórum Econômico Mundial de Davos?

    O Fórum Econômico Mundial foi criado em 1971, por Klaus Schwab, que preside a organização, com o nome de Fórum Europeu de Gerenciamento. Mas apenas em 1974 passou a receber chefes de Estado e de governo.

    Em comemoração ao seu 50º aniversário, o Fórum Econômico Mundial lançou, em 2020, um novo Manifesto de Davos. Trata-se do conjunto de princípios éticos voltados às empresas neste novo momento econômico.

    Qual o objetivo do Fórum Econômico Mundial?

    O Fórum Econômico Mundial é uma das principais oportunidades para empresários conversarem com líderes políticos. Isso porque reúne grandes atores da economia global em um único local e evento.

    Na prática, ele funciona como uma grande mesa de negociações. De um lado estão os que desejam receber investimento. Do outro, os propensos a investir em bons projetos.

    Principais realizações do Fórum Econômico Mundial?

    O Fórum Mundial de Davos possui ainda uma característica pacifista. Isso porque nele já foram fechados acordos entre nações que evitaram conflitos bélicos.

    Em 1988, por exemplo, o Fórum Mundial intermediou a Declaração de Davos entre Turquia e Grécia, o que evitou uma guerra entre os dois países.

    Em 1989, o evento sediou as primeiras reuniões ministeriais entre Coreia do Norte e Coreia do Sul.

    É sabido que há um desejo de reunificação da Coreia em um único país por ambas as partes, mas, após a guerra da Coreia, ocorrida entre 1950 e 1953, a relação entre as duas metades da península está longe de ser amistosa.

    Logo, tais reuniões ministeriais são um grande feito. Ainda em 1989, o Fórum de Davos articulou o encontro entre Alemanha oriental e Alemanha ocidental para discutir a reunificação do país, ocorrida em 1961, durante a Guerra Fria, com a construção do Muro de Berlim.

    Fórum Econômico Mundial em Cingapura

    Por causa da pandemia de Covid-19, em 2021 o fórum decidiu mudar de endereço saindo de Davos para Cingapura, um dos “Tigres Asiáticos” que, em 2019 foi considerado o quarto país mais rico do mundo.

    A ideia é evitar um aumento significativo de pessoas na pequena e gelada Davos, para não propagar ainda mais a doença.

    Para saber mais sobre este e outros temas econômicos, confira o e-book gratuito da Suno Research sobre os 10 livros que todo investidor deveria ler.

    Se você tem alguma observação ou dúvida sobre o Fórum Econômico Mundial deixe nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Ismael 24 de junho de 2021

      Queria saber como faço parte para participar deste grupo de elite econômico para mudanças equilibradas sobre posição financeiras é mais interessante de tudo isso que nós que está ocorrendo conosco na face da terra o que podemos Expor essas soluções financeiras a qual escassez tem abatido muitas empresas menores e poucos crescimento para as maiores empresas queria saber como nós fazemos para restaurar esse momento perdido para que possamos regressar e dar continuidade no crescimento empresarial

      Responder