Acesso Rápido

    Como trabalhar no mercado financeiro? Veja como atuar nessa área

    Como trabalhar no mercado financeiro? Veja como atuar nessa área

    Muitos profissionais têm dúvidas sobre como trabalhar no mercado financeiro, afinal esta é uma área que tem atraído não só investidores mas também muitas pessoas que desejam atuar no setor.

    Entretanto, um dos primeiros passos para descobrir como trabalhar no mercado financeiro é conhecer as áreas de atuação, as certificações exigidas e obter o conhecimento básico sobre o mercado de capitais.

    Como trabalhar no mercado financeiro?

    Embora muita gente tenha dúvidas sobre como trabalhar no mercado financeiro, a verdade é que não há muito segredo, e nem é preciso em alguns casos possuir curso superior.

    Claro que ter feito curso de graduação como Administração, Ciências Contábeis e Economia ajuda a dar o primeiro passo nessa área, até porque muitas certificações exigem curso superior.

    No entanto, nem todas as certificações têm essa exigência, mas é preciso comprovar ao menos um mínimo de conhecimento sobre o mercado financeiro para trabalhar nessa área.

    Quais são os requisitos para trabalhar no mercado financeiro?

    No ano de 2003 o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou através do Banco Central, uma resolução onde os profissionais que queiram trabalhar no mercado financeiro precisam apresentar ao menos um mínimo conhecimento sobre o assunto.

    Dessa forma, surgiram algumas instituições oferecendo certificações para quem quer atuar nesse mercado, e uma delas e talvez a principal é a Anbima.

    CPA-10

    O CPA-10 é uma certificação da Anbima para os profissionais que queiram atuar na área comercial do mercado financeiro, em agências bancárias ou plataforma de atendimento.

    Essa é uma certificação exigida também para quem deseja ser gerente de banco, sendo ela feita por meio de um exame para testar alguns conhecimentos da área.

    CPA-20

    O CPA-20 é uma certificação da Anbima voltado para quem deseja trabalhar atendendo investidores qualificados.

    Em resumo, é uma certificação para quem quer atender investidores com mais de R$ 300 mil aplicados no mercado de valores.

    Os profissionais que trabalham nessa área têm por tarefa a prospecção de clientes, vendas de produtos de investimentos, manutenção de carteiras de ativos etc.

    CNPI

    Já o CNPI é uma certificação voltada para os profissionais que desejam trabalhar como analista de investimento no Brasil. Porém, diferente do CPA-10 e CPA-20, o CNPI é regulamentado pela APIMEC.

    Além das certificações é indispensável que o profissional tenha um bom conhecimento sobre matemática financeira assim como Excel.

    CFA Institute

    O CFA é uma certificação internacional voltada aos profissionais que desejam atuar como analista de investimentos em qualquer lugar do mundo.

    Essa certificação tem por finalidade comprovar um alto conhecimento em finanças e é voltado para quem quer analisar investimentos. Um dos pontos positivos é que o CFA é reconhecido mundialmente.

    Como é a rotina de quem trabalha no mercado financeiro?

    Além dos requisitos para trabalhar no mercado financeiro, é importante saber como funciona a rotina desse profissional.

    Esta é uma área em que diversos profissionais possuem muitas horas de trabalho e de estudo, alguns inclusive costumam virar a noite analisando empresas e fazendo relatórios. Além disso, quem atua na parte comercial precisa bater metas e prospectar clientes.

    Ou seja, ele precisa estar preparado também para enfrentar um grande esforço físico, emocional e intelectual, já que essa é uma profissão pode exigir um esforço maior do funcionário.

    Porém, apesar de parecer uma área difícil, o mercado financeiro é um dos setores que mais cresce no Brasil. Por isso, dependendo do desempenho do profissional, existem grandes possibilidades de crescimento e também de salário.

    Vale a pena trabalhar no mercado financeiro?

    Para quem gosta da área de finanças, de cálculos, planilhas em Excel, essa pode ser uma área bastante promissora para crescer profissionalmente.

    No entanto, por ter uma grande gama de atuação, dá para escolher qual área é a mais indicada. Quem é mais analítico pode atuar na área de análises e recomendação de investimento, sendo o CNPI ou CFA uma das certificações mais indicadas.

    Já quem é mais comunicativo e persuasivo, pode atuar na área comercial atendendo diretamente os clientes e investidores de todos os portes. Nesse caso, os profissionais podem tirar o CPA-10, CPA-20 ou CEA, além de atuar com private banking, por exemplo.

    Foi possível entender como trabalhar no mercado financeiro? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Wellington 26 de julho de 2021

      Boa matéria! Sou apaixonado pelo mercado financeiro e o leque de opção de carreira me levou a me dedicar ao formação CNPI.!

      Responder
      • Suno Research 28 de julho de 2021

        Olá, Wellington! Tudo certo?
        É muito bom saber que você ficou satisfeito com o nosso conteúdo. Ficamos felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder