Acesso Rápido

    Certificação CEA: o que é e como tirar essa certificação?

    Certificação CEA: o que é e como tirar essa certificação?

    Diante da democratização do acesso aos investimentos, diversos profissionais tem buscado ferramentas para se profissionalizar e elevar o nível de conhecimento. Para isso, a Anbima oferece programas de certificações para quem deseja se qualificar no mercado financeiro. Dentre essas certificações, uma das principais é a CEA.

    Assim, a certificação CEA tem se destacado, sendo uma das mais procuradas por profissionais que desejam atuar com assessoria e investimento. Mas para isso, é preciso conhecer a certificação e entender como ela funciona.

    O que é CEA?

    A sigla CEA significa Certificação de Especialista em Investimentos Anbima. É uma certificação emitida por uma instituição chamada Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que também oferece outras certificações como CPA 10 e CPA 20.

    Assim, por meio das certificações financeiras o profissional se destacar no mercado de trabalho além de atuar em segmentos permitidos apenas por pessoas certificadas.

    Atividades do profissional CEA

    Desse modo, os profissionais interessados em atuar no mercado financeiro através da certificação CEA podem exercer as atividades:

    • Assessorar gerentes de conta de investidores pessoa física;
    • Indicar produtos do mercado financeiro e de capitais;
    • Indicar produtos de previdência complementar aberta.

    Além disso, o profissional certificado pode atuar em instituições financeiras, agências bancárias, segmentos de alta renda, private, corporate. Isto é, a certificação CEA pode ser feita por:

    • Profissionais que atuam em instituições que segue o código da Anbima;
    • Profissionais que atuam em instituições financeiras, até mesmo as que não seguem o código da Anbima;
    • Estudantes e profissionais de órgãos públicos e autarquias.

    Guia de Investimento em Renda Fixa

    Invista com segurança e rentabilidade: baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça as principais opções de investimento em Renda Fixa!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como tirar a certificação CEA?

    Para obter a certificação CEA é preciso fazer a prova da Anbima e atingir no mínimo 70% de acertos. No total a prova contem 70 questões, sendo necessário acertar 49 para obter a aprovação.

    Deste modo, a prova do CEA tem duração de 3h30 e pode ser agendada no site da Anbima. Assim, a data e hora da realização da prova pode ser escolhida pelo próprio candidato. Por isso, é fundamental agendar com antecedência. Além disso, caso seja necessário é possível utilizar a calculadora HP.

    A validade do certificado CEA dura um período de cinco anos. Logo, passado esse tempo é preciso fazer um curso oferecido pela Anbima com duração de 60 horas para manter o certificado.

    Qual o conteúdo da exame da CEA?

    As certificações financeiras são fundamentais para os profissionais que desejam atuar no mercado financeiro, isto é, em áreas que exigem certificado. Contudo, existem diferentes ramos de atividade para cada certificação disponível e o conteúdo das provas também costumam ser diferentes.

    Ademais, o conteúdo que cai na prova da certificação CEA é a seguinte:

    • Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado;
    • Princípios básicos de economia e finanças;
    • Instrumentos de renda variável e renda fixa;
    • Derivativos;
    • Fundos de Investimento;
    • Produtos de Previdência Complementar;
    • Gestão de Carteiras e Riscos;
    • Planejamento de Investimento.

    Inclusive, para a realização da prova da certificação CEA é permitido o uso da HP.

    E-book: Investir em Fundos de Investimento

    Baixe gratuitamente nosso ebook aprenda como escolher e investir nos melhores Fundos de Investimento do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Qual a diferença entre CEA e outras certificações?

    A CPA 20 significa Certificação Profissional Anbima – Série 20 e é indicada para profissionais que desejam atuar em instituições financeiras com a distribuição de produtos de investimento. Além disso, a certificação CPA 20 possui 60 questões e a sua duração é de 2h30.

    Por outro lado, a CEA é uma certificação acima da CPA 10 e CPA 20. Isto é, através dela o profissional pode automaticamente atuar em todas as atividades que abrangem a CPA 10 e CPA 20. Além disso, o número de questões e duração da prova da CEA é maior, assim como a quantidade de conteúdos que são cobrados e o nível de exigência para a aprovação.

    Geralmente, os profissionais optam por tirar primeiramente a CPA-20. Entretanto, isso não é uma regra. Para as pessoas ou até mesmo estudantes que desejam alavancar sua carreira podem começar direto com o CEA e buscar seu lugar no mercado de trabalho.

    Foi possível entender o que é CEA? Deixe o seu comentário, sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    4 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • João P 30 de novembro de 2020

      Conteúdo bem claro, simples e muito informativo, o pessoal da Suno novamente fazendo um ótimo trabalho !

      Responder
    • @van 1 de janeiro de 2021

      Excelente matéria Tiago! A CEA (e CGA) também qualificam o profissional para obtenção de registro concedido pela CVM como consultor de valores mobiliários. Vale ressaltar que a FGV é extremamente justa na aplicação de seus exames, e os conteúdos abordados avaliam a performance do candidato em elementos fundamentais de finanças que vão além dos investimentos. Conforme dados estatísticos da Anbima o índice de aprovação é de aproximadamente 40%. Obtive a minha há um bom tempo atrás, quando me preparava na verdade, para CFA (Chartered Financial Analyst). : )
      É fundamental que investidores e gestores de IFs tenham noção da relevância destas certificações no mercado ; )

      Responder
      • Suno Research 6 de janeiro de 2021

        Olá, Van! Tudo bem?
        É isso mesmo! Desejamos sucesso em sua carreira!
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • João Paulo 5 de abril de 2021

      Eu preciso de graduação completa para ter esse certificado?

      Responder