Acesso Rápido

    Como obter informações de uma empresa?

    Muitos investidores acreditam que investir em ações é uma tarefa muito complexa, que exige muito empenho e que as informações não estão disponíveis para todos com equidade.

    Assim, muitos acabam por criar obstáculos e barreiras ilusórias para não investir em ações ou ativos negociados em bolsa.

    Com estes subterfúgios mentais criados, acabam preferindo manter seus recursos apenas na Renda fixa e acabam perdendo grandes oportunidades, pois creem que a única forma de se obter sucesso investindo na bolsa de valores é sendo um “insider”, ou seja, tendo informações privilegiadas e sendo alguém “de dentro” do negócio.

    Essas crenças e ideias são difundidas frequentemente no mercado, e junto delas, vem sempre a ideia de que a bolsa de valores é um cassino, uma verdadeira “jogatina” onde só se ganha com sorte ou sendo alguém mal-intencionado.

    De fato, um investidor iniciante pode sentir-se confuso e não entender as melhores formas de se encontrar informações sobre as empresas, também não conseguem encontrar canais de contato com investidores, e assim, terminam achando que realmente o mercado é para poucos, ou para quem tem muita experiência e inteligência.

    Isso felizmente não é verdade, e as informações são de fácil acesso e públicas, as quais qualquer pessoa poderá acessar.

    AS INFORMAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA TODOS

    A verdade é que por mais que muitos se sintam confusos e ”perdidos” na hora de estudar e analisar uma empresa, devido a suposta falta de dados e informações disponíveis, as informações estão todas abertas e disponibilizadas para quem tiver interesse.

    Normalmente a grande maioria das empresas possuem um website de RI (Relações com Investidores), e nessas páginas o investidor consegue normalmente encontrar tudo o que precisa, desde telefone para contato com Diretores de Relações com Investidores, até números operacionais, planos de expansão, apresentações, dados de lucratividade, ativos, etc.

    Como forma de facilitar a vida do investidor e ensiná-lo a pesquisar e se informar de forma facilitada, preparamos neste artigo um pequeno tutorial que irá demonstrar ao investidor que procurar informações, dados operacionais e gerais de uma empresa é uma tarefa simples e fácil.

    Confira abaixo o passo a passo exclusivo que elaboramos para ajudar os investidores

    OBTENDO INFORMAÇÕES E DADOS DE UMA EMPRESA

    Para iniciarmos, é importante entender que a maior parte das informações de uma empresa estão concentradas na sua página de RI. Por vezes, encontrar o site de RI pode não ser tão simples assim para quem não está habituado, e algumas empresas não deixam explícitos os links para acesso à página de RI, mas em geral, o processo para entrar na página é simples.

    Veja como acessar o site de RI de uma empresa. No exemplo que utilizaremos, vamos estar acessando a página de RI da empresa EZTec, uma das empresas de incorporação mais rentáveis e bem administradas do país. Uma empresa que estamos de olho, e por isso usaremos como exemplo.

    Vamos ao que interessa:

    Primeiramente, para acessar a página de RI, acesse o website da EZTec, conforme na ilustração: www.eztec.com.br

    RI Eztec

    Após acessar o site, clique na opção ‘’R.I’’, na parte superior do site, conforme imagem abaixo:

    Clicar na opção RI

    Após clicar na opção R.I (Relações com investidores) seremos redirecionados à página de R.I da EZTec.

    Dentro dessa página, passe o mouse sobre “Informações Financeiras” na parte superior da página e clique em “Resultados Trimestrais”. Esse link vai levar o investidor aos relatórios trimestrais, demonstrações financeiras e releases, é ali que o investidor conseguirá acessar os balanços e DF’s da empresa

    Informações Financeiras

    Após entrar na área dos resultados trimestrais, o investidor terá a opção de acessar as apresentações trimestrais, as demonstrações financeiras e os releases de resultados. Normalmente as informações mais bem detalhadas e facilitadas ao investidor estão presentes no release, portanto acesse essa opção clicando em “Resultados 4T16 e 2016”

    Resultados operacionais

    No exemplo acima, o investidor irá acessar o release de resultados referente ao 4T16 e do fechamento do ano de 2016. Caso o investidor queira verificar outros relatórios disponíveis referentes à exercícios anteriores, basta ir até “Arquivo” e escolher o ano desejado.

    Após o investidor acessar o link Resultados 4T16 e 2016 será feito o download do arquivo em .pdf automaticamente. Assim, basta abrir o release e o investidor terá acesso a todos os comentários dos administradores, dados operacionais, lucros e prejuízos, número de ações, valor de mercado, expectativas, e outras informações.

    Dentre todas as informações disponíveis nos releases, destacamos a importância dos destaques resumidos do trimestre ou ano, normalmente informados logo no inicio dos relatórios. No caso da EZTec, na página 2.

    Pagina 2

    ENTENDENDO AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

    Ainda dentro do relatório, também na página 2, há um pequeno quadro com as demonstrações financeiras resumidas e simplificadas. Nela o investidor poderá verificar a receita líquida obtida no trimestre ou no ano, o Ebitda, o lucro líquido, as margens, etc.

    Demonstrativo financeiro

    De acordo com as demonstrações financeiras acima, podemos verificar que o EBITDA da EZ Tec sofreu uma queda de 37% ante o período do 4T15, tendo seu EBITDA reduzido de R$ 91,6M para R$ 57,5M. A margem EBITDA também sofreu queda, passando de 40,9% para 38,0%.

    Por fim, o Lucro líquido teve uma queda de 48% no ano de 2016 perante o ano de 2015. A EZTec é uma companhia muito bem administrada, mas encontra-se num setor bastante afetado pela crise, o que explica essas quedas de lucratividade.

    Acompanhar as demonstrações financeiras da empresa é essencial para o investidor que deseja ter sucesso no longo prazo investindo. É fundamental. Recomendamos o investidor iniciar dando maior prioridade à estas informações financeiras mais resumidas, pois são de mais fácil compreensão.

    ACOMPANHE AS MÉTRICAS E DADOS OPERACIONAIS NOS RELATÓRIOS

    Ainda no mesmo release, pode-se verificar nas páginas seguintes uma ilustração com os dados das vendas realizadas no trimestre e no ano, comparando estes dados com os do ano anterior

    Acompanhar os dados operacionais, tais como vendas, lançamentos, e etc são de extrema importância para avaliar a saúde estrutural de uma empresa

    Indicadores de desempenho

    VERIFICANDO O ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA

    Normalmente os releases também disponibilizam gráficos com o endividamento da empresa, com dados atuais e antigos. É sempre bom acompanhar o endividamento de uma empresa, pois empresas muito endividadas e com crescimento em suas dívidas podem comprometer seus resultados futuros e saúde financeira.

    endividamento

    No caso da EZTec, podemos ver que sua dívida é menor do que sua posição de caixa (Aplicações financeiras e Caixa), e, portanto, ela possui caixa líquido. Empresas sem endividamento possuem maior margem de segurança nos momentos de crise.

    FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL E CONSOLIDADO

    Por fim, normalmente nas últimas páginas dos relatórios, pode-se verificar o Fluxo de Caixa consolidado da empresa, com dados mais detalhados sobre as operações e movimentações de caixa e mutações do Patrimônio líquido

    Fluxo de caixa consolidado

    Nas primeiras análises e acessos aos relatórios o investidor pode ficar um tanto quanto ‘’perdido’’ com a quantidade de dados e informações disponíveis, porém conforme vai adquirindo o hábito de analisar e estudar os releases, a prática torna-se cada vez mais fácil e simples.

    O investidor deve sempre lembrar-se de pesquisar e procurar sobre termos e palavras que não sejam familiares, e assim, adquirindo cada vez mais conhecimento.

    ADQUIRA O HÁBITO DE FALAR COM O R.I (RELAÇÕES COM INVESTIDORES)

    Um hábito fundamental de grandes investidores e que é recomendável à todos os investidores, é o hábito de falar com o RI das empresas.

    Muitos podem pensar que possuem posições acionárias pequenas demais para ter direito a conversas com o RI, e outros podem achar que estão sendo inconvenientes, mas acredite, o R.I está lá justamente para isso, esclarecer dúvidas e debater sobre a empresa com investidores.

    Nesse caso, não importa se o investidor possui 100 ações ou 10000 ações de uma empresa, o R.I irá atender ambos os investidores da mesma forma.

    Veja abaixo como encontrar o e-mail ou telefone do RI das empresas para contato, é bastante simples e fácil.

    Ainda na página de RI, o investidor deve procurar por ‘’Fale com o R.I’’ na parte superior direita do Menu. Após passar o mouse sobre estas opções, aparecerá uma nova opção de ‘’Fale com o RI’’, basta clicar nela, conforme ilustração abaixo:

    falar com o RI

    Após acessar a página seguinte, o investidor terá acesso aos telefones para contato com o departamento de RI, e-mail, fax, etc. Aí basta fazer a ligação ou entrar em contato e tirar todas suas dúvidas.

    Veja um exemplo de como é fácil e simples entrar em contato com o RI e esclarecer suas dúvidas. Nossa equipe entrou em contato com o R.I da EZTec para tirar algumas dúvidas, e fomos muito bem atendidos. Você também poderá ligar para o R.I das empresas sempre que quiser tirar alguma dúvida:

    Devemos lembrar que no investimento em ações o conhecimento é uma das partes mais importantes do processo de formação de um bom investidor, por isso não tenha medo em ligar para a equipe de RI da empresa para tirar todas suas dúvidas, por mais simples e ‘’bobas’’ que elas pareçam.

    Quanto mais informação adquirida, mais conhecimento das estratégias e dos gestores da empresa, melhores tendem a ser os resultados do investidor.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    7 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Adriano 11 de dezembro de 2019

      Como sempre fantástico

      Responder
      • Suno Research 12 de dezembro de 2019

        Vamos que vamos!

        Responder
    • Edgard 9 de abril de 2020

      Thiago o conteudo da Suno e impar. Muito bom, muito claro e permite esclarecer todas as duvidas.

      Tenho escrito para o RI da Valid mas nao obtenho resposta do email.

      Nao responderem e normal? Ou minha pergunta que foi tao boa que nao sabem responder?

      Obrigado por tudo, sei que posso confiar em voces.

      Responder
    • Gustavo 24 de junho de 2020

      Muito bom material. Gostaria de saber como olhar uma informação em específico, a movimentação de compra ou venda de ações da empresa pelos diretores e conselho de administração.

      Responder
      • Suno Research 25 de junho de 2020

        Todas as informações possíveis de se encontrar de uma empresa devem estar disponíveis na relação com o investidor (R.I).

        Responder
    • Rafael 29 de julho de 2021

      Muito bom! Só achei que faltou uma informação… Se é obrigatório as empresas fornecerem o RI.

      Responder
      • Suno Research 29 de julho de 2021

        Olá, Rafael! Tudo certo?
        É uma obrigatoriedade das empresas de capital aberto fornecer informação financeira da empresa para os investidores.
        Muito obrigado por nos avisar. Iremos deixar a explicação mais evidente.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder